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Feira de calçados referência para os países latino-americanos consolidou negócios internacionais em segundo dia de evento; importadores de 24 diferentes países passam pela Zero Grau
A 13ª edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, maior evento do segmento na América Latina, favoreceu negociações entre expositores e compradores internacionais, através de importadores de cinco continentes. Representantes de 24 diferentes países, cerca de 200 importadores, buscaram na Zero Grau o melhor em materiais, acabamentos e tendências para levar a qualidade do calçado brasileiro para o mundo. A Zero Grau, promovida pela Merkator Feiras e Eventos, segue até dia 22 de novembro e reúne marcas de 230 expositores, com 1300 marcas, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado.
O maior importador da Bolívia, durante visita em estande da Calçados Beira Rio, explicou que há vinte anos encontra no Brasil os calçados favoritos do consumidor boliviano. “Na Bolívia há uma cultura que, se o sapato diz ‘feito no Brasil’, é sinônimo de que está na moda, é confortável e em conta. E estar com a Beira Rio significa isso tudo e muito mais, porque é a empresa que tem a melhor modelagem, o melhor preço e as melhores pessoas para nos atender. Eu venho aqui e me sinto muito agradecido e privilegiado por isso”, explica Jose Luis Balderrama, da Nova Moda, que tem 10 lojas físicas, loja on-line e também é distribuidor em todo país. A empresa tem mais de trinta anos na Bolívia e atende desde infantil, passando por masculino, feminino e público sênior. “Na Zero Grau podemos ver tudo de perto e até saber a opinião de outros países”, finaliza.
Entre uma visita e outra, importadores da Costa Rica contam que há 12 anos abastecem o mercado do país com sapatos brasileiros. “Para nós é muito importante estar nessa feira porque marca as tendências de início de temporada. Além disso, é fundamental o apoio de recebemos aqui, porque o contexto nos permite negociar e a equipe da feira está perto se precisamos de alguma ajuda”, explica Pedro Alpizar, da Calzado Exclusivo, que veio de San Ramon. Já a costarriquense Dalila Madrigal, de Alajuela, encontra os favoritos do público para a M&A Importaciones. “O sapato brasileiro tem a sua história e sabemos que vindo nesta feira vamos ter uma ideia do mercado todo. Os clientes da Costa Rica sabem disso e é o que desejam. Então é o momento fundamental para, de fato, fecharmos negócios e fazermos os pedidos”, resume.
Com relacionamento fortalecido pelo Grupo de Importadores, a iniciativa impulsiona o comércio internacional para os expositores trazendo cerca de 200 compradores internacionais, representando 60 empresas. São os latino-americanos que vêm em peso, além de importadores da América Central, Ásia, Europa, África e Oceania.
Uma das empresas que teve o estande povoado por diferentes idiomas ao longo do evento foi a Dora Lis, que recebeu visitantes da Europa, África, além da América Latina. “Hoje nós já importamos o couro usado em nosso vestuário da Itália, e agora na Zero Grau pudemos abrir possibilidade de também começar a exportar nosso produto acabado para outros países”, definiu Luzia Hoerlle, coordenadora comercial da empresa de bolsas e vestuário em couro legítimo, de Sapiranga. A marca é uma das presentes no maior estande coletivo da Zero Grau, o Estação Moda RS.
Além de ampliar as possibilidades de negócios internacionais, o evento promove exercícios de inteligência de mercado sobre o calçado brasileiro, com o eMerkatorTalks. A programação diária tem temas que convergem nas vendas, passando por qualidade de produtos, produção de conteúdos e outros. qualidades dos produtos a habilidades de vendas. Os bate-papos unem criatividade e empreendedorismo. O destaque desta terça-feira (21) foi a participação de Rick Chesther, com a palestra “Pega a Visão!”, falando sobre sua trajetória de vendedor de água na praia a um reconhecido influenciador digital que fala sobre empreendedorismo.
RELACIONAMENTO COM A ITÁLIA
Direto de Riva del Garda, na Itália, uma comitiva de sete profissionais, prestigiou a Zero Grau com o objetivo de fortalecer as relações e a parceria no segmento calçadista, como parte de um ciclo de visitas global proposto por uma das feiras mais importantes do mundo. “É flagrante o crescimento do design do calçado brasileiro nos últimos quinze anos, e isso está no nosso radar. Conseguimos identificar um traço único nos desenhos do Brasil”, resumiu Roberto Pellegrini, presidente do Riva del Garda Fierecongressi. Pellegrini, afirmou que, pela relação estabelecida com Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, sabe da excelência das feiras produzidas pela empresa.
PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO
A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.