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Merkator tem as duas principais feiras de calçados para o mercado da América Latina. Importadores do Equador, Bolívia e Peru lideram negociações em Gramado (RS)
Em um mercado altamente competitivo e em constante evolução, a Merkator Feiras e Eventos solidifica sua posição como uma potência na promoção de feiras de calçados na América Latina. Com uma trajetória marcada por uma excelência de serviços, a empresa tem se destacado por oferecer eventos de alta qualidade que reúnem os principais players da indústria, impulsionando o crescimento e a visibilidade do setor de calçados desta região. Somente nos últimos cinco anos, mesmo com os dois da pandemia do Coronavírus, a Merkator recebeu 958 empresas importadoras de 267 países, em suas duas feiras realizadas em Gramado (RS), o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que lança as coleções primavera/verão, e a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que lança as coleções outono/inverno. Deste total, 586 razões sociais são da América Latina, vindos de nove países. “Hoje somos a única promotora brasileira que oportuniza uma compra/venda direta do industrial ao importador latino americano de calçados cuja a moda é semelhante sem a necessidade de adaptações, pois o consumidor destes países vizinhos admira o design brasileiro como se fosse um nativo”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.
A convergência de interesses das empresas latino americanas é aferida pela expressiva presença de importadores de países como o Equador, que ocupa o primeiro lugar no ranking destes compradores, seguido pela Bolívia, Peru, Uruguai e Colômbia. Desde 2018, também estiveram nos corredores das feiras calçadistas importadores do Chile, Argentina, Paraguai e Panamá. Mas também pelos corredores do Serra Park passam compradores internacionais de todos os continentes que participam de rodadas de negócios organizadas pelo Grupo de Importadores, criado pela promotora. Essas negociações engrossam o montante que o Brasil exporta anualmente. Somente em 2022, o país exportou 141,9 milhões de pares, gerando uma quantia de US$ 1,3 bilhão em divisas para o país.
REFERÊNCIA INTERNACIONAL
Com mais de duas décadas de experiência, a Merkator construiu uma imagem de referência no calendário de feiras comerciais de calçados em todo o continente latino americano. A empresa é sustentada pelo tripé: turismo, negócios e informação tanto para a indústria como para o varejo, abordando temas como tendências de mercado, inovações tecnológicas e assuntos comportamentais que servem também de suporte para o varejo se comunicar com o consumidor final. “Conseguimos adequar uma fórmula que beneficia a indústria e o varejo. Investimos maciçamente em passagens aéreas e hospedagens para colocar o lojista nacional e o importador na porta do estande do nosso expositor. E já fizemos isto desde o início dos anos 2000, acreditando que este fator tenha sido um dos motivos de sucesso de nossas feiras, recebendo em média, em cada edição, 12 mil visitantes especializados”, sublinha Pletsch. E o cenário escolhido para estes eventos é o município de Gramado, localizado na serra gaúcha, que tem o apelo internacional em ser conhecido como a Flórida brasileira, pela quantidade de atrações de entretenimento, sua impecável rede hoteleira, sua gastronomia saborosa, onde o chocolate tem um papel preponderante.
Todo este movimento setorial faz parte da expertise da promotora, principalmente pela capacidade em formar parcerias, especialmente com o industrial de calçado, através de seus sindicatos empresariais que oferecem todo o suporte nas decisões técnicas desde a escolha da data, escolha do local e seleção dos convidados do varejo nacional e dos compradores estrangeiros. “Esta é a nossa essência. Temos ao nosso lado entidades representativas do setor que validam as nossas feiras”, diz Pletsch. A força comercial das duas feiras realizadas pela Merkator está praticamente no volume de negócios realizados nos três dias de cada evento, “Além dos negócios concretizados, o ambiente favorece a criação de relacionamentos profissionais duradouros”, assinala Pletsch.
PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO - A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.