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09/01/2015

Um Negócio Promissor

Presidente da Hering dá dicas para atingir o sucesso

Fabio Hering, 54 anos, recebeu uma árdua tarefa em 1986. Ele foi desafiado a tomar conta da empresa formada pela família em 1880. Representante da quinta geração, ele entrou na Cia . Hering como diretor e tornou-se presidente em 2009.
A companhia começou como fábrica de roupas em Blumenau/SC, abriu ações na Bolsa de Valores em 1966 e entrou em crise na década de 1990. Para superar as dificuldades, a indústria apostou na abertura de lojas de varejo, na criação de redes de franquia e de novas marcas.
A gigante da moda tem 763 lojas e faturou R$ 2 bilhões em 2013. Segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising, a Hering Store é a maior rede de franquia de vestuário do Brasil em número de unidades.

O segredo do sucesso

Com o intuito de auxiliar empresários a gerir uma empresa que já existe, Fábio Hering listou algumas dicas.
1 - Tenha curiosidade: Estar sempre de olho nas novidades do mercado e querer conhecer mais sobre o cliente e sobre suas necessidades são os primeiros passos para que pequenos empresários mantenham o sucesso do negócio ao longo de anos. O empresário tem de buscar informações, ver o que o mercado está fazendo e o que o consumidor quer.
2 - Esteja aberto a mudanças: O executivo deve estar aberto a mudanças no setor em que atua para que não fique atrás dos novos concorrentes. "Não sou o criador da companhia, mas com satisfação digo que fui um dos responsáveis por recriá-la", comenta o presidente da empresa de roupas.
3 - Inove sempre: Repensar o negócio e descobrir como ele pode mudar para crescer é essencial. Quem trabalha com a fabricação de um produto, por exemplo, pode considerar a entrada no mercado varejista. Abrir franquias é outra forma de aumentar a força da marca e sua capacidade de atuação sem ter de fazer todo o investimento.
4 - Valorize a equipe: É fundamental que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação. A valorização pode vir em forma de aumento salarial, de investimento na formação dos profissionais ou de oportunidades na empresa.
5 - Ouça outros profissionais: Quem está à frente de uma empresa é considerado o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do negócio. Apesar de a posição parecer solitária, as decisões não devem ser tomadas sozinho. Ouvir profissionais com expertise em suas áreas é algo primordial, aconselha Fábio Hering.
6 - Tenha paciência: Não tenha pressa para obtenção de resultados e lucro rápidos. "É preciso muita pesquisa, estudo de mercado, conhecimento de todo cenário e seus figurantes antes que cada passo seja dado. O segredo é esperar, pois prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo", afirma.
7 - Diferencie-se: Ter um diferencial competitivo é fundamental para vencer a concorrência, aponta Fábio Hering. "Na sua área, você poderá encontrar onde se destacar, pode ser na novidade ou no atendimento ao cliente, por exemplo".
8 - Aprenda com os erros e as dificuldades: O empreendedor precisa aprender com os erros, afinal nem todas as decisões são certeiras, muito menos definitivas. "Em mais de 100 anos, a companhia enfrentou vários desafios, passou por vários 'Brasis'. Nós quase quebramos, mas isso enriqueceu nosso currículo e aumentou nossa persistência no negócio".
9 - Preserve e tenha orgulho da sua história: Acreditar e gostar do trabalho é algo muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer colaborador. Por isso, é essencial que conheça a história da empresa e que perceba as contribuições para os resultados da marca são valorizadas. "O empreendedor precisa se orgulhar da sua atuação".
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Notícia relacionada à revista: Edição Moda jan/2015