NegóciosEconomia & Negócios

1a Conferência da Ethereum é realizada no Brasil e reúne especialistas mundiais para estimular ecossistema da América Latina

1a Conferência da Ethereum é realizada no Brasil e reúne especialistas mundiais para estimular ecossistema da América Latina

A Ethereum.Rio 2022 será realizada no Rio de Janeiro e discutirá temas como o metaverso, moedas digitais e os desafios da web3

A Ethereum é a segunda maior criptomoeda do mundo em importância e capitalização de mercado. Membros independentes desta comunidade organizarão no Museu do Amanhã, no Rio, entre 11 e 20 de março, a Ethereum.Rio, uma conferência internacional para desenvolvedores, estudantes, pensadores e startups dedicadas ao avanço do ecossistema da rede. Durante o evento, projetos de todo o mundo serão apresentados, e haverá uma hackathon dedicada à resolução de problemas da cidade do Rio de Janeiro.

O evento será utilizado como plataforma de atração de talentos, formação de desenvolvedores e debate para os membros da comunidade Ethereum tratarem sobre avanços da rede. Os temas do evento estão ligados ao desenvolvimento, a inovação e o futuro da Web3, DeFi, governança de DAOs, blockchain e ESG, metaverso, arte digital - NFTs, o ecossistema brasileiro e da América Latina e a escalabilidade da rede Ethereum. 

Um evento regional com visão global

O objetivo do Ethereum.Rio é fomentar um hub regional – um ambiente para reunir membros das comunidades que trabalham com blockchain na América Latina. O encontro pretende  gerar conexão, colaboração e o desenvolvimento do ecossistema no Rio de Janeiro e no Brasil. O Ethereum.Rio será a porta de entrada para projetos que buscam construir comunidades na América Latina, proporcionando um ambiente amigável, onde empreendedores estrangeiros possam conhecer e se conectar com seus usuários para traçar estratégias efetivas de construção de comunidades.

O Ethereum.Rio pretende ser o primeiro de uma série de eventos anuais, visando posicionar o Rio de Janeiro como um hub de blockchain na América Latina - criando conexões e debates que possam gerar negócios e formular propostas para atrair talentos e recursos financeiros da web3 para o Rio. 

O impacto positivo do evento será desenvolvido com um dia dedicado a conteúdo educativo, em português, voltado para iniciantes. Todos os bootcamps e a hackathon terão 50% das vagas destinadas a estudantes e bolsistas, que não podem arcar com os custos de inscrição, e o tema da hackathon será sobre como usar blockchain para resolver problemas na cidade do Rio de Janeiro.

Ethereum.Rio 2022 

O evento será realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e tem programação de dez dias, trazendo, entre os destaques, a primeira exposição de “Arte Digital NFTs”. Durante um bootcamp, desenvolvedores aprenderão fundamentos de Web 3.0 e aplicarão suas habilidades à tecnologia blockchain e ao desenvolvimento de contratos inteligentes. Oitenta alunos selecionados terão acesso a mentores de classe mundial – metade dos alunos serão de grupos de baixa renda.

Os painéis e workshops acontecem entre 14 a 16 de março, com dois dias de programação internacional, em inglês, e um dia focado em levar conteúdo sobre blockchain de maneira acessível à comunidade local, em português. No Launchpad, dias 12 e 13 de março, acontece o inverso de um tradicional “startup pitching day”, em que startups apresentam suas ideias – desta vez, são os investidores e representantes de redes com recursos para colaborar com projetos que terão a oportunidade de apresentar suas propostas de como agregar valor aos empreendedores selecionados. 

Para o Hackathon (de 18 a 20 de março), a Ethereum Rio está procurando por interessados nas áreas de computação, UX/UI, economia e marketing que queiram participar com projetos Web3/blockchain e causar impacto social positivo. O Hackathon conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e vai combinar hackers/construtores da Web3 com projetos da comunidade carioca local para construir infra-estruturas descentralizadas e transparentes relacionadas a “soluções NFT para apoio a obras públicas”, “tokens sociais/municipais em cadeia” e “DAOs comunitários/municipais”. As inscrições são gratuitas, e os interessados podem se inscrever individualmente ou com um grupo de até quatro pessoas. 

Para mais informações sobre ingressos, como participar e inscrições, acesse: https://www.ethereum.rio/ 

Palestrantes Confirmados no Main Event

Alex Van de Sande (ENS Domains)

Camila Russo (The Defiant)

Julien Bouteloup (Stake.Capital e Rekt.News)

Solange Gueiros (Chainlink Labs)
Taynah Reis (Moeda Seeds)

Luiz Hadad (Cambiatus)

Victor Caribé (Play 4 Change)

Cristobal Pereira (LatamTech Finance/Blockchain Academy Chile)

Rodolfo Andragnes (LaBitconf)

Robson Silva (Pods)

Emilia Malgueiro (Crypto Lawyer)

Thiago Padovan (Movements)

Jeff Prestes (PUC-SP)

David Tarditi (Certik)

Gladstone Arantes (BNDES)

Luis Lozada (MakerDAO)

Marco Muñoz (Blockdemy)

André Salem (Blockforce)

Martin Volpe (CELO)

Nate Hindman (Bancor)

Carlos Acevedo (Brave)

Kathleen Evers (Sandbox)

Antonela Debiasi (Metamask)

Palestrantes confirmados no Open Day 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!