InovaçãoInovação

A indústria que virou aceleradora: holding do setor de usinagem fortalece braço de inovação social e sustentável

A indústria que virou aceleradora: holding do setor de usinagem fortalece braço de inovação social e sustentável

Grupo Alltech, com sede também em Joinville (SC), expande com unidades independentes de negócio para indústria e investe em startups que desenvolvem desde baterias elétricas a plataformas de mobilidade e de inclusão de PCD

Nascia há 20 anos, em Caxias do Sul (RS) uma importadora e distribuidora de ferramentas para usinagem, serviço estratégico para a indústria metal-mecânica, e que se tornou, após duas décadas, uma holding de empresas que expandiu o mercado de atuação e conta com um braço de inovação para desenvolver projetos de engenharia avançada, mobilidade e impacto social.  O Grupo Alltech completa em maio duas décadas de atuação apostando na diversificação de produtos e serviços e investimentos em novas tecnologias. Na área industrial, atua com na comercialização de produtos e serviços para Usinagem e Injeção Plástica, com aluguel de máquinas (AllService), venda de ferramentas e equipamentos para pré-usinagem, além de peças e periféricos, e consultoria para implantação de projetos (Ncam).

Hoje, a holding tem unidades em dois dos mais importantes polos da indústria metal-mecânica do país: Caxias do Sul e Joinville (SC), onde ocupa uma área de 4 mil m2 no Perini Business Park, maior parque multissetorial do país, sede de 250 empresas no norte de Santa Catarina.

Com uma equipe de mais de 120 colaboradores e crescimento médio de 30% no faturamento nos últimos anos, o Grupo Alltech chega aos 20 anos como uma das empresas selecionadas pelo Scale-up Endeavor, programa de aceleração para empresas de alto rendimento. "Nosso modelo de expansão se pautou pela identificação de oportunidades e a criação de unidades independentes, com foco em serviços especializados e desenvolvimento de novas soluções", explica Jean Cardoso, CEO do Grupo Alltech.

No início, a empresa focou no setor de usinagem, mas em poucos surgiram oportunidades na área de Injeção Plástica. Em 2009, abriu a primeira unidade em Santa Catarina, na cidade de Garuva (litoral norte), próxima ao Porto de Itapoá. E em 2017, com a expansão dos negócios, o Grupo AllTech se instalou definitivamente em Joinville.

A partir daí, passou também a buscar novos modelos de negócio, como resposta às inovações no setor industrial. Um dos passos foi oferecer o aluguel de máquinas como serviço recorrente, por meio da Rentall, em 2020. Neste ano, a Alltech criou também um departamento de robótica e realidade virtual para oferecer suporte necessário na montagem de células robotizadas, automação industrial e simulações em 3D de espaços completos e já equipados.

Junto com o movimento de inovação nos modelos de negócio e propostas voltadas para ESG (Environmental, social and corporate governance) o grupo criou a AllTech Lab, braço de inovação que investiu em empresas e tecnologias nas áreas de manufatura avançada, mobilidade urbana, energias sustentáveis e impacto social.

Uma destas startups é a NCam, que atua nos segmentos de estamparia e ferramentaria (confecção de ferramentas e equipamentos para cortes, dobras e moldagens). Com o uso de um software CAD-CAM alemão, da marca TEBIS, no qual a peça é desenhada digitalmente, fornece diagnóstico e identificação de gargalos nos processos de fabricação. "É um caminho para a indústria 4.0, uma necessidade para o setor no país", ressalta Daniel Fraga, CEO da Ncam, que hoje conta com 22 colaboradores e espera faturar R$ 10 milhões neste ano.

Outro exemplo é a AllMobility/GoMoov, pioneira no desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade como serviço (MaaS) e leva às cidades veículos elétricos (e-bikes, patinetes e mini scooters) como opção de deslocamento e conexão com o transporte urbano. "É um modelo de franquia, escalável, com foco nas demandas de operadores de sistemas de transporte, empresas e o próprio poder público", ressalta o CEO Jean Cardoso. O modelo já está em funcionamento em Joinville e deve chegar a outras cidades do Sul e Sudeste ainda neste ano - a expectativa é atender centenas de municípios (preferencialmente de médio porte) em até cinco anos.

As baterias de lítio que equipam os veículos são fornecidas pela EletroDC, mais uma startup do portfólio da aceleradora, dedicada a atender a crescente demanda por equipamentos elétricos que funcionem com "corrente contínua" (em inglês, "direct continuum", DC), fortalecendo o mercado de energia limpa.

Na área de impacto social e setor 2.5, a Semearhis é especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência. Por meio de pesquisas e estudos, a startup criou uma metodologia e uma plataforma (360 Graus Match) para conectar o mercado empregador e profissionais PCD.

"Todas essas frentes de desenvolvimento se conectam pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. A indústria do futuro não demanda apenas tecnologias e processos inovadores, mas uma visão ampla de oportunidades e incentivo a novos empreendedores e negócios sustentáveis", resume o CEO do Grupo Alltech.  (Por Fabrício Umpierres/ SC Inova)

(Agência SC Inova – Fabrício Umpierres)

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!