Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
ABF Franchising Week 2022 trará insights, apontará tendências e analisará o futuro das franquias
ABF Franchising Week 2022 trará insights, apontará tendências e analisará o futuro das franquias
- Em formato híbrido (presencial e também digital), Semana de imersão no mundo das franquias contará com 9 eventos de conteúdo em 1, de 20 a 24 de junho, além da ABF Franchising Expo (de 22 a 25/6), em São Paulo
- Pesquisas inéditas serão divulgadas nos segmentos de Alimentação (Foodservice), Serviços Educacionais e Moda, além de Microfranquias
A ABF Franchising Week chega a sua 7ª edição, mais do que nunca, como um verdadeiro “termômetro” do setor. Após duas edições totalmente digitais em razão da pandemia de Covid-19, a semana de imersão no mundo das franquias será no formato híbrido – presencial e também digital. Maior encontro do setor na América Latina, o megaevento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Franchising, reunirá nove eventos de conteúdo – além da ABF Expo – em um só e será realizado entre 20 e 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Informação, tendências e negócios” é o lema da Franchising Week 2022, em torno do qual serão reunidos os principais líderes e profissionais do setor e de áreas correlatas. Serão mais de 100 palestrantes, que ministrarão 40 horas de conteúdo, e a expectativa é reunir cerca de 4.000 pessoas presencialmente e outras milhares virtualmente.
De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “se já vivíamos um período de inflexão em 2019, quando realizamos a última ABF Franchising Week presencial, após dois anos intensamente marcados pela pandemia, o momento agora é de retomada, com um sistema de franquias ainda mais digital, multicanal, fortalecido por seu DNA colaborativo. Vivemos também um período de novos desafios, com marcas se reinventando, mais maduras, colocando em prática as lições aprendidas nestes dois anos e melhor preparadas para o futuro. Vale ressaltar, ainda, que, de acordo com pesquisa da ABF, no primeiro trimestre deste ano o faturamento das redes de franquias cresceu 8,8% frente ao mesmo período do ano passado, saltando de 39,8 bilhões de reais para 43,3 bilhões, e no acumulado dos últimos doze meses, o crescimento da receita foi ainda maior, de 13,9%, com um faturamento que avançou de 165,5 bilhões de reais para 188,5 bilhões, e que equivale a um patamar do período pré-pandemia. Com esses resultados, este é o quarto trimestre seguido de alta do setor”, completa.
O Seminário Setorial de Food Service abre a Franchising Week na segunda-feira, dia 20/6, com a inédita Pesquisa Setorial ABF Food Service 2022. Realizado pela Galunion Consultoria, o estudo traz um panorama do segmento em relação a aspectos operacionais, estratégicos e dos desafios e oportunidades do setor. O público do evento saberá também os insights trazidos pela delegação da Galunion – que contou com o apoio da ABF – da convenção da National Restaurant Association (NRA), o maior evento de Alimentação do mundo que voltou a ser realizado presencialmente em Chicago (EUA) este ano. Representantes de marcas como Rei do Mate e Spoleto participarão dos painéis e palestras.
No mesmo dia acontecerá o Seminário de Microfranquias. No encontro serão divulgados os resultados do mais novo estudo da ABF a respeito desses modelos de negócios. Os painéis envolverão temas como “Boas práticas de expansão aplicadas às microfranquias”, “Estruturando o suporte à rede” e “Estratégias de marketing digital para franqueados”. Farão parte dos trabalhos as redes Acquazero, Guia-se, Kumon, Portal Solar, Prudential do Brasil e TZ Viagens.
A agenda do primeiro dia da ABF Franchising Week inclui também o Seminário Setorial de Redes de Educação. O evento também será palco da divulgação de outro estudo inédito: a Pesquisa Setorial de Franquias de Educação 2022. Além disso, haverá palestras tratando de diversos assuntos, tais como: “A redefinição do papel das partes: a nova relação franqueador e franqueado”, “Gestão de leads no contexto atual” e “Entrega de valor dentro da jornada do aluno / multicanalidade / territorialidade”. Compartilharão seus conhecimentos a respeito desses temas representantes das redes: CNA, Grupo MoveEdu, Kumon, Supera, além das empresas Andrea Oricchio Advogados, Leão Business Upgrade e MATH Marketing.
No Congresso de Expansão de Redes (21/6), profissionais reconhecidos do setor detalharão suas experiências e estratégias para capilarizar as redes de franquias de forma competitiva e sustentável. Dentre os temas em discussão, destaque para as atualizações pós-Covid na área de Expansão; o marketing associado a dados para ampliar as redes e a estruturação das franqueadoras de diversos tamanhos; o ecossistema e os modelos de sucesso em expansão, e um case de sucesso para encerrar. Participarão do evento as empresas Alphagrafics, Anjos Colchões, Casa Bauducco, Cerveira Advogados Associados, Chilli Beans, China in Box/Gendai, Francap, Grupo Bittencourt, Grupo Boticário, Grupo SMZTO, Lupo, Oggi Sorvetes, e Piticas.
O segundo e último evento deste dia será o Congresso de Franqueados, que reunirá empreendedores e investidores para falar a respeito dos temas de maior relevância desse momento pandêmico, gestão, estratégias de marketing digital, entre outros. Serão apresentados, ainda, os principais insights da missão ABF à Multi-Unit Franchising Conference 2022, realizada entre o final de março e o início de abril em Las Vegas, e que contou com a participação das redes Açaí Concept, Casa Group, Clean New, Cheirin Bão, HNT Chicken, Espaçolaser e Maple Bear.
A quarta-feira (22/6) será dedicada a dois eventos. O Congresso Internacional de Franchising contará com a divulgação e premiação das marcas Destaque na Internacionalização 2022. O painel “Estratégias bem-sucedidas no processo de internacionalização” reunirá representantes das empresas Espaçolaser, Grupo Sobrancelhas Design e Baril Advogados Associados, e o evento inclui, ainda, um case de sucesso internacional.
O dia será marcado também pela abertura da 29ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em número de visitantes, que vai até o dia 25, com mais de 400 marcas expositoras. Evidenciando o momento de retomada dos eventos presenciais e do desejo, tanto das marcas quanto do público, de participar, a Informa Markets – organizadora e realizadora da feira da ABF – teve de ampliar de 31 para 32 mil m² a área de exposição neste ano. O evento trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 3 mil até mais de R$ 1 milhão, de todos os segmentos: Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Entretenimento e Lazer; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços Automotivos; Serviços Educacionais, e Serviços e Outros Negócios. A feira oferece também espaços temáticos, como a Arena do Conhecimento, com palestras gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, ministradas por alguns dos principais líderes e especialistas do setor, e o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil. A organização vem recebendo também muitas franquias estreantes na ABF Expo, tanto que estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 8% do número de redes no setor registrado em 2021.
No dia 23/6 (quinta), dois outros eventos dividirão a agenda. Pela manhã, o Seminário de Transformação Digital debaterá temas como “Meios de Pagamento” e “Segurança da Internet”, e contará, ainda, com um Talkshow com Startups. As empresas Stone, Clavis Segurança da Informação e Linx marcarão presença. À tarde é a vez do Seminário de Fornecedores do Franchising. Temas como Atendimento direto ao franqueado, Terceirização e Desenvolvimento de fornecedores serão debatidos. Amore Milho, Casa do Construtor, C6 Place, F360, Grupo CRM, Kick Off, Lupo, NCR e SMZTO são as marcas participantes.
Encerrando a programação de conteúdo da Franchising Week 2022, já na sexta-feira (24/6), o tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial fará a conexão entre negócios e aspectos jurídicos. Dentre os temas que serão analisados, destaque para a relação entre o e-CNPJ e redes de franquia, as formas de investimento em franquias (funding) e aspectos do Contrato de Franquia. Além disso, o público poderá participar de seis mesas-redondas que tratarão de importantes assuntos, de Internacionalização a Marketing e promoção em rede. A palestra magna será ministrada pelo desembargador da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJSP, Eduardo Azuma Nishi. Participam do evento os escritórios Alexandre David; Andrea Oricchio; Baril; Dannemann Siemsen; Denis Borges Barbosa; Di Blasi, Parente; Doeflaw; MMA; Morse; Lobo de Rizzo; Novoa Prado, e Pinheiro Neto; além das empresas Coolpliance Responsabilidade Corporativa de Impacto e Grupo Trigo.
As inscrições para a ABF Franchising Week 2022 já estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse o site, antecipe seu credenciamento para ter mais comodidade e garanta o seu lugar.
SERVIÇO:
ABF Franchising Week 2022
Data: de 20 a 24 de junho
Local: Expo Center Norte – Salas Cantareira 2º andar
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP)
Informações ao público: eventos@abf.com.br ou (11) 98159-1748
Abf.fw@informa.com ou (11) 98159-1748
Confira o website
29ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 22 a 25 de junho de 2022
Confira o website
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com cerca de 1.500 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.