ArcelorMittal Vega utiliza tecnologia no combate à Covid-19

ArcelorMittal Vega utiliza tecnologia no combate à Covid-19

ArcelorMittal Vega utiliza tecnologia no combate à Covid-19

A inovação está no DNA da ArcelorMittal Vega. Além de produzir aços inteligentes para um mundo melhor, a empresa de São Francisco do Sul também trabalha com inovação em todas as áreas de apoio que vão dar suporte para a produção do aço. Muitas soluções são resultado de parcerias com startups e empresas de tecnologia. Redes como a Acate LinkLab, da qual a ArcelorMittal é uma das corporates participantes, e o programa interno de inovação FCLATAM iNO.VC são canais que trazem possibilidades para áreas de apoio, ajudando a aliar tecnologia no combate à Covid-19.

Foram nas interações com o ecossistema de inovação que Vega encontrou soluções tecnológicas para facilitar o monitoramento da saúde dos empregados durante a pandemia. A empresa aderiu ao uso de um equipamento para monitoramento da entrada de seu refeitório. O sistema de verificação automática, afere a temperatura e confere o uso da máscara de cada empregado, liberando o acesso somente a quem atende às condições para a permanência no ambiente. Caso apresente temperatura acima de 37ºC, o empregado é orientado a procurar a assistência de saúde.

“Esta solução traz um viés forte na sensibilização dos empregados quanto ao protocolo Covid-19, garantindo a saúde e a segurança de todos no ambiente de trabalho”, destaca Manoel Alves da Costa Junior, Gerente de Área de Tecnologia da Informação.

Outra alternativa tecnológica aplicada para a prevenção ao vírus é um colar que faz o monitoramento contínuo da temperatura corporal. O equipamento, desenvolvido em parceria com outra startup, conta com um sensor de temperatura capaz de indicar caso a pessoa que esteja usando o colar apresente febre. Atualmente, ele está sendo utilizado pelos empregados que atuam nas áreas de saúde e segurança do condomínio industrial. As informações geradas pelo acessório auxiliam na identificação dos possíveis infectados pela Covid-19, agilizando o tratamento, a assistência de saúde e reduzindo as possibilidades de transmissão.

“A conexão com o ecossistema de inovação e a sinergia entre outras unidades da ArcelorMittal aceleraram a avaliação e implementação destas soluções em Vega. Participar do ecossistema de inovação representa mais agilidade em encontrar o parceiro/solução certa do que métodos tradicionais”, completa Manoel.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!