Área Central: empresa do Alto Vale lança Aceleradora de Negócios Colaborativos

Área Central: empresa do Alto Vale lança Aceleradora de Negócios Colaborativos

Área Central: empresa do Alto Vale lança Aceleradora de Negócios Colaborativos

Fundada em 2012, a Área Central é uma empresa de tecnologia especializada em Redes Associativas e Centrais de Negócios. A plataforma de gestão - que leva o mesmo nome da empresa - foi a solução pioneira no mercado, desenvolvida para auxiliar grupos empresariais de um mesmo setor a gerenciarem as compras em conjunto, acordos comerciais, financeiro e comunicação, performance e desenvolvimento dos associados, e definir estratégias através da inteligência de informações, e tudo proporcionado por uma única ferramenta.

Após 8 anos de evolução, a empresa se tornou uma scale-up - organizações de alto crescimento, que crescem no mínimo 20% por ano e por 3 vezes consecutivas, com escalabilidade no modelo de negócio e neste ano conquistou o selo das melhores empresas para se trabalhar de Tecnologia da Informação do Brasil, no ranking realizado pela GPTW. Prova disso, foram os aumentos nos números de colaboradores (38 atualmente), grandes players entrando na carteira de clientes e a oferta de novos serviços ao mercado. Além da plataforma de gestão, a empresa conta no catálogo com a Acrescentar, a Plataforma de Conhecimento e a recém lançada Aceleradora de Negócios Colaborativos, a Acelerar. Essa última solução aliás surgiu após anos de expertise da Área Central, pois já atuaram com mais de 200 centrais de negócios, em 20 segmentos diferentes, descomplicando a gestão do Brasil inteiro e inserindo os clientes na transformação digital.

E por que apostar em uma aceleradora? De acordo com a Agência Brasil, em 2019 foram mapeados 363 incubadoras e 57 aceleradoras, sendo a maioria delas localizadas no Sul e Sudeste do país. O mapeamento estimou que quase 4 mil empresas que participaram dos programas geraram em torno de 14 mil novos postos de trabalho e faturaram um total de R$ 551 milhões de reais. Diante desse cenário e visando que nenhuma delas atende ou foca no público-alvo das centrais de negócios, redes associativas ou grupos empresariais, foi identificado o potencial e promissor negócio, e diferente das aceleradoras que existem no Brasil, a ACELERAR não tem o foco de investir financeiramente no modelo de negócio, e sim de estruturar as compras em conjunto dos empreendimentos, que é o processo carro-chefe, gerador de receita e um dos principais motivos de os empresários se unirem.

O modelo de atuação das centrais de negócios é uma realidade internacional, com grupos que arrecadam milhões por ano, porém há uma escassez de programas, softwares, pessoas e inovações voltadas para esse público e por vivenciar essa realidade durante muito tempo, reconhecer o potencial e querer fomentar ainda mais esse formato, foi desenvolvido a aceleradora, que visa estruturar as centrais de compras dos grupos empresariais, e colocá-los num processo intenso de trabalho e desenvolvimento, através da expertise, metodologia (elaborada especialmente para o programa), mentoria especializada, monitoramento de dados e inserção e direcionamento nas negociações.

E um dos motivos de ser considerado um projeto inovador e com grande potencial, é que a ACELERAR foi idealizada por uma colaboradora da Área Central. Saindo totalmente da curva padrão, onde novos produtos e serviços são iniciados pelos donos, CEOS e Executivos, a proposta foi iniciada pela Gerente Comercial, Aline Reif Michelin, que pelo seu contato direto com potenciais clientes, expertise do mercado, conseguiu identificar uma oportunidade de negócio. Essa política de incentivo a inovações é algo que nasceu com a empresa, que em sua gestão fomenta e investe para que os colaboradores tenham essas iniciativas e contribuem para o crescimento da organização, inclusive uma das culturas da Área Central é que “com colaboração e comunicação as coisas acontecem”, pois após o surgimento do projeto, foi envolvido outros colaboradores para que a aceleradora ganhasse forma e fosse validada para ser inserida ao mercado. Batemos um papo com a Aline para entender melhor esse processo e conhecer a ACELERAR.

Como surgiu a ideia de idealizar uma aceleradora?

Aline: No início do ano a empresa já tinha no planejamento a criação de novos serviços, para aumentar a oferta de novas soluções, e minha ideia sempre foi aplicar o know how e modelo de negócio das centrais, redes associativas em outros grupos que têm o mesmo fit. O objetivo inicial era inserir a aceleradora nas Cooperativas de Crédito, porém o formato não foi tão compatível como imaginamos, sendo muito moroso e difícil na virada de chave. Tivemos que partir para um novo perfil de público, e na época o comercial estava contatando os Sindicatos Patronais, para oferecer a plataforma de gestão Área Central, entretanto nas apresentações, diagnósticos dos prospects, identificamos que estavam muito iniciantes no modelo de centrais de negócios, que a aceleradora faria muito mais sentido e para qual ela foi idealizada, que é de aplicar uma metodologia de estruturação em compras conjuntas.

A partir disso, me aprofundei ainda mais no projeto, estudamos o mercado, fizemos validações, até que chegamos no pitch perfeito para apresentar internamente e validar o projeto com o nosso CEO e equipe.

Qual o principal propósito da Aceleradora? E qual seu diferencial, que se destaca de outras?

Aline:  O propósito é levar o negócio do grupo no estágio que está, a um bem mais avançado, num curto espaço de tempo, isso através de uma metodologia de centrais de negócios, com anos de expertise e mentores dedicados full-time na aceleração do grupo, inclusive por ser um movimento relativamente novo no Brasil e bem difundido em outros países, como a Alemanha.

E o maior diferencial é a tecnologia abordada na Aceleradora, pois usamos nossa plataforma de gestão como aliada para esse público, devido sua inteligência de dados. Utilizamos de arrancada inicial da aceleração para trazer um nivel altissimo de dados ao grupo, que com a sua aplicação na metodologia e guiada por nossos mentores damos uma velocidade nos negócios, realizando em 5 meses processos e resultados que os empreendedores iriam obter em 2 anos.

Nos fale como será a jornada de aceleração e como ocorrerá a aplicação da metodologia.

Aline:  Desenhamos uma jornada com vários set points, qual iremos navegar com aplicações da metodologia, como: conversa de sensibilização, alinhamentos de expectativas, preparação do gestor, definição de um modelo de compras, negociação com os fornecedores.

Além de um treinamento completo de uma visão sistêmica do cenário onde ele está inserido, como volume de compras, curva abc de fornecedores e comparativos de preços, para melhor tomada decisão ao grupo. E a cada fechamento/conclusão de uma ação, haverá uma apresentação de resultados, justamente para demonstrar ao grupo os benefícios de estar no formato colaborativo, como a aceleração está avançando o modelo de negócio e os alinhamentos para próxima etapa.

Quais são as expectativas para essa nova solução?

Aline: Inserir um serviço novo no mercado, gera várias sensações, então as expectativas estão altas, porém temos uma equipe muito alinhada, é um trabalho de várias mãos e que tem tudo para inovar, fomentar e evoluir não só o nosso público dos negócios colaborativos, mas todo o ecossistema envolvido nesse mercado gigante. Então empresários e grupo que já pensou, está pensando e ainda vai conhecer esse modelo de atuação, sabem que a Aceleradora vem para abrir novos horizontes, preparar seus empreendimentos para continuarem ativos e promissores, pois de acordo com o slogan da empresa, temos soluções para crescer juntos.

Informações:

Instagram: @areacentralsistemas

Fone (47) 3521-0820

www.areacentral.com.br

Rua Duque de Caxias, 78 - Centro
Sala 01 e 06 (1º e 2º andar)
89.160-123 - Rio do Sul/SC

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!