NegóciosMunicípios

Área construída em Itapema cresce 20% ao ano desde 2010 e tem o melhor desempenho de SC

Área construída em Itapema cresce 20% ao ano desde 2010 e tem o melhor desempenho de SC

No mesmo período, também se destacaram Xaxim, Ibicaré, Major Gercino, Zortéa, Balneário Piçarras, Antônio Carlos, Petrolândia, Governador Celso Ramos e Guabiruba. Construção civil catarinense também registrou o maior saldo de empregos dos últimos oito anos, com 6,6 mil vagas criadas em 2019. 

De 2010 a 2019, a área construída em Itapema cresceu 20,3% ao ano, puxada pelos grandes empreendimentos e pela valorização imobiliária. Esse resultado foi o melhor de Santa Catarina para o setor da construção civil no período.  Xaxim, Ibicaré, Major Gercino, Zortéa, Balneário Piçarras, Antônio Carlos, Petrolândia, Governador Celso Ramos e Guabiruba também se destacaram, conforme ranking elaborado pela Caravela Soluções a partir de dados do CREA/SC (confira o gráfico no site). A rápida expansão do mercado imobiliário nesses municípios superou o crescimento das cidades tradicionalmente conhecidas no setor, que ficaram fora do ranking que considera a evolução dos últimos dez anos. Contudo, Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó e Itajaí ainda figuram entre os municípios com maior volume de área construída em 2019.

“Ainda que algumas das cidades sejam pequenas, a evolução da área construída  representa oportunidades de crescimento para diversas atividades do comércio e dos serviços, desde a venda de tintas, cimento, objetos cerâmicos e varejo de móveis, por exemplo. Assim, o volume de recursos envolvidos ganha forma e pode ser uma alavanca do crescimento regional”, explica a economista da Caravela Soluções, Edilene Cavalcanti.

Em função do tamanho das grandes cidades, os dados de 2019 mostram que elas ainda dominam o volume total de área construída, sendo a capital catarinense a maior do estado, com registro de 1,8 milhão m². Já Itapema teve o segundo maior volume, com 1,7 milhão de m² e segue em trajetória ascendente. Joinville e Balneário Camboriú aparecem na sequência, com cerca de 1,5 milhão m² cada. O ritmo acelerado da construção civil em Chapecó resultou em 919 mil m² de área construída no município ― uma significativa expansão de 40,1% frente a 2018. Já em Itajaí, foram mais de 850 mil m² construídos (Confira o gráfico no site)

A retomada do setor está se refletindo no desenvolvimento de novas obras e na ampliação construção no estado. Somente em dezembro de 2019, foram realizadas 2,7 mil obras, o melhor resultado para o mês desde 2015, o que indica que o setor está retomando seu crescimento, com potencial de investir ainda mais.

A região da Grande Florianópolis conta com três cidades de destaque: Major Gercino, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos. No caso de Major Gercino, a expansão no período foi de 15,2% ao ano. Já Antônio Carlos superou a área construída per capita do estado, alcançando a marca de 2,87 m² por habitante. A rápida expansão de Governador Celso Ramos resultou na ampliação de 11,6% ao ano na área construída do município, totalizando 100,03 mil m² de novos empreendimentos.

Somando pouco mais de 50 mil habitantes juntas, as cidades de Balneário Piçarras, Petrolândia e Guabiruba também se destacam no Vale do Itajaí por manter taxas de crescimento acima de 10% ao ano no período. Piçarras ainda ganha a posição de 2º maior crescimento da região, atrás apenas de Itapema.

Xaxim e Ibicaré formam o conjunto de municípios da região Oeste que também se favoreceram das melhores condições imobiliárias. Juntos, os municípios somaram cerca de 37,6 mil m² de área construída em 2019. De 2010 para cá, Xaxim foi a cidade que mais se expandiu na região (18,1% ao ano de área construída). Por fim, na Serra Catarinense, o destaque foi para Zortéa, que apresentou o melhor desempenho da região, com crescimento de 13% ao ano. Em 2019, o município teve 3,69 mil m² de área construída.

O crescimento do setor no estado se refletiu na ampliação do emprego. No ano passado, a atividade registrou o maior saldo de empregos dos últimos oito anos. Foram cerca de 6,6 mil postos de trabalho criados — resultado que culminou numa alta de 7,7% frente ao mesmo período de 2018. Esse foi o melhor desempenho da região Sul e o quarto melhor do Brasil.

Quem somos? A Caravela Soluções, com sede em Florianópolis, é uma plataforma on-line de inteligência de mercado, especializada na economia dos municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Acesse caravela.biz e saiba mais.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!