NegóciosGestão

Atleta fala sobre coragem para enfrentar desafios

Fernando Fernandes esteve em Rio do Sul, na noite de quarta-feira, 30, onde apresentou a palestra Motivação e Foco para Superar Limites.

Ele não gosta de ser considerado exemplo de superação por ter se reabilitado após um acidente que lesionou a coluna, pois tem consciência de que outras pessoas passam por dificuldades maiores. Esportista desde jovem, Fernando se agarrou ao que ama fazer e usou isso como motivação, conquistando vários títulos. “Não é porque estou numa cadeira de rodas que sou inválido. O esporte me fez recuperar a sensação de capacidade. Eu uso ele como uma forma de comunicação para quebrar paradigmas da sociedade e incentivar as pessoas a encontrarem sua própria motivação”, disse ele.

Ele viu na canoagem o primeiro caminho para se reinventar. “Resolvi valorizar o que tenho de melhor. Não é esta cadeira que me define. Eu faço o que ninguém espera, minha limitação física não limita meus sonhos. É no dia a dia que definimos as vitórias, colocando a alma no que que fazemos e vendo menos problemas nos problemas”, acrescentou.

Esquiar, pular de paraquedas, descer cachoeiras. Tudo isso ele já fez sem poder andar, sendo protagonista do quadro Desafio Sem Limites do Esporte Espetacular. Também apresenta o quadro “Sobre Rodas” no Esporte Espetacular (Rede Globo) e “Além dos Limites” (Canal OFF).  “Tenho muito mais força mental e autoconfiança agora, nunca imaginei que uma mudança tão brusca poderia fazer isso comigo”, concluiu.

O evento foi promovido pelo SESI/SENAI e reuniu cerca de 750 pessoas no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF). “O SESI tem como missão melhorar a vida das pessoas e o esporte faz isso, traz saúde e motivação. Nosso objetivo foi trazer alguém que venceu obstáculos e estimular as pessoas a terem coragem para encarar os desafios da vida”, comentou Giovane Honorato de Carvalho, diretor executivo SESI/SENAI Alto Vale.

Rodrigo Souza era uma das pessoas da plateia. Ele ficou cadeirante após um acidente de moto, mas hoje trabalha como DJ e tem uma estamparia. “A visão que ele tem é bacana. É o que eu também penso, que as pessoas precisam parar de se ater a coisas fúteis e vestir a camisa, dar as mãos e lutar. Somos diferentes, mas podemos lutar por um bem maior”, ressaltou.

O evento contou com patrocínio da Rádio Amanda, Unidavi, Pamplona, Bovenau, Boxtop, Marcante Eventos, Labra, Hotel Colibris, Rede Doc, Rodar e Viajar, Agile Impress. Apoio da JCI Rio do Sul. Parte do valor arrecadado com os ingressos será entregue para Bruno Becker da Silva, paratleta brasileiro da FMD de Rio do Sul, que já conquistou vários troféus, inclusive quebrando o recorde brasileiro no Campeonato Mundial de Natação, em Londres, no mês de setembro.   

FIESC Alto Vale divulga Portal Inclusão

Durante a palestra também foi feito o lançamento do Portal Inclusão (inclusao.sesisc.org.br),do SESI/SC, entidade da FIESC. O espaço é gratuito e visa criar oportunidades para pessoas com deficiência e/ou reabilitadas. O site reúne vagas de emprego, informações, eventos, serviços, além de facilitar o cumprimento da lei 13.145/15 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). “O objetivo é valorizar as diferenças, tornando os ambientes mais criativos e inovadores para alcançar os avanços do mundo moderno”, explicou Giovane Honorato de Carvalho, diretor executivo do SESI/SENAI Alto Vale.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!