NegóciosIndústria

Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais: empresa catarinense anuncia expansão que vai triplicar capacidade de fábrica

Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais: empresa catarinense anuncia expansão que vai triplicar capacidade de fábrica

A medida vai atender a crescente demanda da indústria, que comercializa válvulas e outros equipamentos para toda a América Latina

A Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais, empresa do grupo alemão Ari-Armaturen em Santa Catarina, anunciou uma expansão do parque fabril que vai triplicar a capacidade de produção da empresa. O projeto está em andamento e a previsão é de que a nova planta comece a operar em 2026. 

De acordo com o Diretor de Manufatura, Antônio Fedato, a ampliação da fábrica é um sonho que está saindo do papel e é imprescindível para a expansão da Bermo, que passou a ser responsável pela comercialização dos produtos do grupo Ari-Armaturen nos países da América Latina em 2023. Conforme Fedato, a estrutura terá 10.500 metros quadrados e será construída no bairro Fidélis, em Blumenau, na região do Parque das Itoupavas - a cerca de nove quilômetros da sede atual. A nova estrutura vai triplicar a capacidade da fábrica. 

“Será possível produzir todos os nossos produtos internamente, pois essa fábrica não será focada em apenas uma linha, mas poderá ser redimensionada à medida que houver necessidade. Ela vem para somar não somente no aumento da produtividade, mas também na organização e na agilidade. Vamos ter um acréscimo de qualidade em todas as etapas do processo de fabricação”, avalia.  

Desenvolvimento

A nova fábrica deve impulsionar a economia da região, gerando pelo menos 100 postos de trabalho com o início da operação. Fedato explica que toda a empresa será instalada no novo endereço e todos os setores terão um novo espaço. 

“Apesar de termos grande parte da nossa produção automatizada, também somos dependentes de trabalhos manuais, como pintura, caldeiraria, entre outros, que são mais complexos para automatizar. Isso resultará em uma significativa demanda por mão de obra, não apenas fabril, mas de logística, infraestrutura, abrangendo todos os departamentos”, aponta Fedato. Segundo ele, a estrutura deve ser dividida em 2.500 metros quadrados para o setor administrativo, mais 2.500 metros quadrados para a logística e os outros 5.000 metros quadrados para a fábrica e serviços. 

Toda a documentação para a obra já está concluída e, atualmente, a empresa está na fase de estudos de maquinário e de finalização da definição dos processos e de toda a edificação, além do estudo arquitetônico e de engenharia de manufatura. 

“Estamos deixando tudo alinhado porque o projeto de fato é muito desafiador. Uma vez concluído, ele ampliará nossa capacidade em até três vezes, abrangendo desde a capacidade de ordenar a fábrica até a ampliação dos espaços e a implantação de novas linhas. A proximidade com a BR-470 também proporcionará melhorias significativas de mobilidade e logística. Portanto, temos muitos motivos para celebrar essa ampliação”, conclui o diretor. 

Sobre a Bermo/ARI-Armaturen

A trajetória da Bermo teve início em 1973, e ao longo de cinco décadas, conquistou uma posição de destaque no cenário nacional, especialmente nas áreas de condução e controle de fluidos. Em 2016, a empresa passou a integrar o Grupo ARI-Armaturen, ampliando sua capacidade de atendimento e a expansão dos negócios na América Latina.

A ARI-Armaturen é uma empresa alemã com 18 filiais pelo mundo, e parceiros de vendas em mais de 60 países. Possui em seu portfólio mais de 20 mil produtos e 200 mil variantes, atendendo os mais diversos segmentos da indústria. O grupo conta com uma tradição de mais de 70 anos atuando como importante parceiro para controle, isolamento, segurança e retenção de vapor de meios líquidos e gasosos, contribuindo ativamente com o meio ambiente e economia energética.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!