NegóciosVeículos

BMW Group atinge 180 pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no Brasil

  • Neste ano, Grupo vendeu mais de 300 veículos eletrificados no País;
  • Objetivo é dobrar o número de vendas de veículos híbridos e elétricos em 2020.

São Paulo, 18 de dezembro de 2019 — O BMW Group Brasil segue firme na transformação da mobilidade premium e acaba de atingir 180 pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos no País, confirmando sua liderança na instalação da infraestrutura para carregamento desses veículos no território nacional. Esse número superou as estimativas da fabricante e revela o seu compromisso com a Strategy Number ONE>NEXT, a estratégia corporativa do BMW Group, em que a eletromobilidade é cada vez mais realidade em todos os mercados globais.

Os pontos de recarga do BMW Group estão instalados em locais estratégicos de todo o território nacional, como supermercados, shopping centers e postos de combustíveis, por meio de iniciativas próprias e parcerias com grandes empresas. Juntaram-se ao seleto grupo de parceiros de mobilidade da BMW do Brasil, que já conta com a rede Multiplan, Iguatemi, Postos Ipiranga, EDP e Fasano, os grupos Accor, St Marche, Cyrella, Santander, Shopping Barra Salvador e CERTI.

Além dos pontos de recarga urbanos, há o corredor elétrico Rio-São Paulo, inaugurado em junho de 2018 como o maior "corredor elétrico" da América Latina, com seis pontos de recarga entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde então, a iniciativa pioneira do BMW Group Brasil e EDP possibilita uma viagem zero emissões entre as duas maiores cidades do Brasil.

O BMW Group Brasil oferece os equipamentos ideais tanto para a cidade quanto para a estrada. Os carregadores de estrada oferecem recarga em 50kW, capaz de carregar 80% da bateria de um BMW i3 em 30 minutos, tempo suficiente para um café e um lanche antes de seguir viagem. A BMW Wallbox, instalada nos parceiros urbanos, opera em até 21kW, a maior potência entre os carregadores urbanos das montadoras premium, e fornece ao BMW i3 1,14 km de autonomia por minuto de recarga. 

"Investimos de forma duradoura e consistente na infraestrutura da eletromobilidade no País, e os resultados deste ano superaram a expectativa inicial de 150 pontos de recarga elétrica. Estamos preparados para os novos desafios da indústria nos próximos anos, ampliando a rede de assistência técnica a veículos desse tipo em todo o território nacional", afirma Gleide Souza, Diretora de Assuntos Governamentais do BMW Group Brasil.

Pioneirismo na eletrificação do Brasil

Além da liderança na infraestrutura para carregamento desses veículos no Brasil, o BMW Group iniciou, em 2011, a eletrificação no País com as vendas dos modelos híbridos BMW Série 3 e Série 7 Active Hybrid. Em 2014, a fabricante foi pioneira ao oferecer um veículo totalmente elétrico no Brasil, o BMW i3, além do superesportivo híbrido BMW i8.

Em termos de tecnologia, o BMW Group apresentou na última edição do Salão de São Paulo, em 2018, o novo MINI Cooper S E Countryman ALL4, que oferece o propulsor PHEV, conhecido como híbrido plug-in, que se trata da tecnologia mais sofisticada hoje no mercado.

Os PHEVs são mais sofisticados – e, tecnologicamente bem mais complexos que BEVs (veículos totalmente elétricos) ouICEs (automóveis com motorização gasolina, diesel ou flex) – e são perfeitos para regiões ainda sem uma larga infraestrutura de recarga como é o caso do Brasil, uma vez que elimina riscos eventuais de ficar parado por fim de carga na bateria, pois permite o abastecimento com gasolina.

Liderança em veículos eletrificados

O BMW Group comercializou mais de 142 mil veículos eletrificados (bateria elétrica e plug-in híbrido) no mundo em 2018, um aumento de 38,4% ante o ano anterior, ratificando o seu papel de liderança no campo da eletromobilidade. Em 2019, a fabricante deve atingir a meta de meio milhão de veículos eletrificados vendidos.

Até 2021, a empresa terá cinco modelos totalmente elétricos: o BMW i3, o MINI Electric, o BMW iX3, o BMW i4 e o BMW iNEXT. Em 2025, esse número deve crescer para, pelo menos, doze modelos. Incluindo os híbridos plug-in, o portfólio de produtos eletrificados da empresa incluirá, pelo menos, 25 modelos.

No Brasil, o BMW Group vendeu até o ano passado mais de 30 unidades de veículos híbridos e elétricos. Em 2019, foram mais 300 veículos desse tipo, número que deve dobrar no ano que vem com novos modelos como BMW iX3 e BMW i8 Roadster. Atualmente, o BMW Group oferece um total de seis veículos híbridos e elétricos no País: BMW i3, BMW 745Le M Sport, MINI Cooper S E Countryman ALL4, BMW 530e M Sport, BMW i8 Roadster e BMW i8 Coupé.  

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2018 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!