InovaçãoInovação

Bonin Soluções em Pneus: inovação, qualidade e garantia na recauchutagem de pneus

Bonin Soluções em Pneus: inovação, qualidade e garantia na recauchutagem de pneus

Há quase 30 anos no mercado, a Bonin Soluções em Pneus continua a incessante busca por inovação. Fundada em 1991 por Jacinto e Marci Bonin, a empresa começou como uma recauchutadora de pneus, em um pequeno espaço de 400m para atender as demandas de Ibirama/SC e região.

Nestes anos a empresa evoluiu, a partir de investimentos em equipamentos de alta geração e em mão de obra. Em 2004 a família inaugurou a Bonin Auto Center, em Presidente Getúlio. E desde 2005, a empresa conta com uma unidade em Cacoal/RO.

A recauchutadora que só trabalhava com pneus de caminhões, atualmente oferece serviço de recauchutagem e revenda de pneus novos para todas as categorias, sendo elas agrícolas, máquinas pesadas e industriais, destacando-se no Alto e Médio Vale do Itajaí oferecendo produtos e serviços com qualidade e tecnologia atualizada.

Desafios

Em 2010, com o falecimento precoce do fundador, Rodrigo Bonin assumiu junto com a mãe o negócio familiar. “Sempre acreditamos que investir em inovação era fundamental para aprimorarmos os nossos serviços e nos destacarmos no mercado. Por isso, estamos constantemente investindo em equipamentos”, frisa o empresário e diretor da empresa.

Recentemente a empresa adquiriu a Rasparobô, uma máquina que realiza a raspagem do pneu - uma das etapas da recapagem de pneus - por meio de comando informatizado, o que praticamente anula a possibilidade de erro e torna o procedimento mais ágil, padronizado e eficaz.

O diretor geral da empresa explica que anteriormente esse processo era comandado de forma manual e poderia ser prejudicado por algum movimento involuntário feito pelo operador. “Agora estabelecemos os comandos no computador e o robô realiza sozinho a retirada de todas as impurezas do pneu”.

Com isso, o tempo necessário para raspagem de cada unidade também diminuiu. Antes levava em torno de 5 minutos, e hoje pode ser concluído em 3 minutos. O equipamento é exclusivo na região, sendo a Bonin a segunda empresa do Brasil a ter esse modelo de equipamento, que foi desenvolvido no Rio Grande do Sul pela empresa Lukatec.

Outra novidade recente foi a utilização do Sistema Tipler de Vulcanização (STV), que informatizou o processo e otimizou o trabalho de recapagem de pneus. “O nosso objetivo é ser a primeira Indústria 4.0 em reforma de pneus do Sul do Brasil, onde as informações são digitalizadas, o que permite a rastreabilidade, coordenação e harmonia entre equipamentos e as pessoas. Precisamos de respostas e soluções rápidas. Por isso, um dos nossos princípios não é ser a maior empresa do setor de recauchutagem do Sul do Brasil, mas sim a melhor. Nosso foco principal não é a quantidade, mas quero produzir com qualidade. Todos esses investimentos foram feitos para atender bem e cada vez melhor os nossos clientes”, salienta o empresário.

Diferenciais e garantia de qualidade

Desde de 2013 a Bonin Pneus conta com certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a recapagem de pneus com validade até 2021. E anualmente a empresa passa por vistorias do Inmetro para garantir a qualidade no processo.

Durante as etapas da recauchutagem, a Bonin Pneus possui vários testes de segurança para certificar que o produto está apto para ser reutilizado. Caso o pneu não possa ser reaproveitado, o mesmo é enviado para empresas especializadas no descarte desses materiais.

Os fornecedores da empresa também são marcas renomadas que asseguram qualidade na recapagem dos pneus. A Bonin Pneus é concessionária da Tipler, empresa especialista em recauchutagem que oferece a matéria-prima. A Tipler, por exemplo, é a única empresa no mercado que disponibiliza as bandas pré-moldadas PPA (Pronta Para Aplicação), que minimizam os erros e defeitos no processo de recauchutagem, e seu produto tem o reconhecimento e aprovação da empresa alemã “TÜV SÜD Automotive”, o maior laboratório especializado da Europa deste setor.

“Temos processos e equipamentos inovadores para sermos os melhores, não os maiores. Prezamos muito pela qualidade e agilidade na entrega”, frisa o empresário. Outro diferencial é que a Bonin conta com vendedores e representantes em Rio do Sul, Blumenau e Timbó, com frota própria.

Novidades

Em 2021 a Bonin Soluções em Pneus inicia uma nova parceria. No próximo ano a empresa se torna distribuidor exclusivo pneus da marca Continental na região do Alto e Médio Vale do Itajaí. Isso agrega muito mais tecnologia inovação à empresa. “Nos sentimos orgulhosos com mais esse passo dado pela empresa. Contar com a expertise de uma multinacional como a Continental vai nos levar muito mais longe”, finaliza o empresário.

CONTATOS

Endereço: Rua Marques do Herval, 8433, bairro Dalbérgia, Ibirama/SC

Telefone: (47) 3357-0005

WhatsApp: (47) 98805-4255

www.boninpneus.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!