NegóciosIndústria

Camex zera imposto de importação de máquinas e equipamentos industriais

Camex zera imposto de importação de máquinas e equipamentos industriais

Mais de 250 itens tiveram tiveram alíquotas zeradas sob o regime ex-tarifário

O Comitê Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou na última sexta-feira (03) duas resoluções que zeraram o imposto de importação de máquinas e equipamentos industriais no regime de ex-tarifário. Ao todo mais de 250 máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes industriais que são destinados a diversos segmentos do mercado terão suas alíquotas zeradas.

O regime ex-tarifário publicado no Diário Oficial da União (DOU) consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital, informática e telecomunicação quando não há produção nacional equivalente, visando a desoneração dos investimentos. 

Para Paulo Castelo Branco, economista e presidente-executivo da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), a medida irá beneficiar a indústria de importação brasileira com a importação de equipamentos que trazem alta tecnologia. “Estamos em um período da nossa economia em que ações como essa ajudam na redução de custos nas fábricas e na retomada da produção industrial”, comenta.

Atualmente a média de incidência percentual de imposto de importação dos produtos é de 14% para bens de capital, como máquinas e equipamentos industriais e 16% nos itens de informática e telecomunicação. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!