Catarinense surpreende com molho de mandioca fermentada e segue na disputa do MasterChef Brasil

Durante a primeira prova, com temática brasileira e a presença de 20 influenciadores estrangeiros, Naiara Bogo integrou a equipe amarela, que acabou conquistando apenas 7 votos contra 13 do time azul. Apesar da derrota inicial, a designer náutica se destacou na eliminação com ossobuco, a mandioca grelhada na manteiga e também para fazer o molho, que garantiu sua permanência no MasterChef.
O oitavo episódio do MasterChef Brasil 2025, exibido na terça-feira (15), foi marcado por uma celebração à diversidade da gastronomia brasileira. Em uma prova especial de boas-vindas para 20 influenciadores estrangeiros, os participantes foram desafiados a preparar um prato principal e uma sobremesa que representassem o melhor do Brasil. Naiara Bogo integrou a equipe amarela, liderada por Teresa, ao lado de Daniela, Glória, Rodrigo, Leonela e Vitória. O prato principal do grupo foi uma moqueca de prejereba, peixe típico de água salgada, servida com farofa de castanhas e vinagrete de maxixe.
Apesar dos elogios ao sabor e ao aroma do prato, o ponto do peixe foi alvo de críticas. “O meu peixe estava cru. Parece que saiu da geladeira e entrou no meu prato. Mas o gosto está bom, bem brasileiro, o cheiro estava incrível”, comentou o chef Erick Jacquin. A sobremesa, um bolo de mandioca com cocada, sorvete de coco e pralinê de castanhas, no entanto, teve destaque absoluto. “Foi a melhor sobremesa que eu já comi no Masterchef amadores”, afirmou a chef Helena Rizzo. Ainda assim, a equipe amarela conquistou apenas 7 votos contra 13 do time azul, comandada por Guilherme, que apresentou rabada com purê de mandioquinha, farofa de agrião e uma sobremesa à base de cupuaçu, crumble de coco e caipirinha de manga.
Na prova de eliminação, o desafio foi trabalhar com ingredientes fermentados, sob avaliação do convidado Leonardo Andrade, especialista da Companhia dos Fermentados. Diante de uma bancada repleta de conservas e insumos pouco familiares, Naiara recebeu do colega Guilherme a missão de trabalhar com mandioca fermentada como ingrediente principal. “Eu tô ferrada, Jesus. Não sei exatamente ainda o que vou fazer”, desabafou enquanto fazia o mercado. Mesmo sem ter experimentado previamente o ingrediente-chave, a designer náutica conseguiu entregar um prato coerente, com ossobuco, mandioca grelhada e um molho de sabor equilibrado.
A execução, no entanto, foi considerada contida pelos jurados. “O molho com mandioca ficou bom, mas foi tímido. Foi com o pé no freio nessa prova”, avaliou Helena Rizzo. Leonardo Andrade também apontou possibilidades de aprimoramento. “Poderia ter encarado a mandioca de outra forma. Cortar em pedaços menores, colocar mais sal, temperar mais”. Apesar das ressalvas, Naiara se salvou da eliminação ao lado de Leonela e Vitória, graças ao equilíbrio do molho que apresentou.
Com participações marcantes nas últimas semanas, Naiara segue como um dos nomes mais consistentes da temporada. Já foi apelidada de “rainha do pastel” após o sucesso com uma massa crocante e voltou ao mezanino em diferentes provas técnicas e criativas. Sua trajetória evidencia equilíbrio entre criatividade, liderança e senso estético, características também presentes em sua carreira como designer de interiores náuticos.
O próximo episódio do MasterChef Brasil 2025 vai ao ar na terça-feira, dia 22 de julho, às 22h30, na tela da Band. O programa contará com a participação do chef Rodrigo Oliveira e desafiará os cozinheiros amadores a lidarem com miúdos, um dos testes mais temidos da temporada.
Sobre Naiara Bogo
Natural de Indaial (SC), Naiara Bogo começou a trabalhar aos 14 anos. Formada em Design de Interiores pela Univali, ingressou na maior fabricante de iates de luxo do mundo em 2017, ainda na faculdade, e hoje atua no desenvolvimento de interiores dos iates da marca. Seu trabalho alia sofisticação, funcionalidade e o estilo italiano característico da empresa. Em 2021, foi destaque na lista Forbes Under 30 Brasil.