FashionTêxtil

Ceará tem mais de 21 mil pessoas empregadas no setor têxtil, revela Sinditêxtil

Ceará tem mais de 21 mil pessoas empregadas no setor têxtil, revela Sinditêxtil

Um dos estados da Região Nordeste a ter mais participação no setor têxtil, o Ceará tem, atualmente, mais de 21,7 mil empregados que trabalham nesse segmento, segundo dados divulgados pelo Sinditêxtil. Além disso, os últimos registros mostram também que em 2018 as exportações desse setor no Ceará chegaram à marca de US$ 35.289.845. Para movimentar ainda mais esse mercado, acontece de 10 a 13 de setembro, em Fortaleza, a feira Maquintex, trazendo muitas novidades competitivas para o mercado confeccionista.

Com mais de 50 municípios, o Nordeste tem grande participação no crescimento do setor no Brasil. Trata-se da segunda maior região em importância, perdendo apenas para o Sudeste. Desses, 20 municípios estão situados no Ceará, que é destaque em algodão e artesanato. “Apesar de ter mais de 120 anos de história na indústria têxtil, o recente crescimento do poder de consumo da população nordestina e, mais especificamente, cearense sem dúvidas é determinante para esse cenário”, disse Hélvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group.

Além disso, Hélvio também cita a força da moda no Ceará. “Além da grande força produtiva, também é um estado de visibilidade por sua moda criativa, berço de grandes marcas, estilistas e com uma semana de moda conhecida no país todo, representada pelo DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina que existe há 20 anos”, acrescentou.

Sobre a Maquintex

A Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil e de Confecção – Maquintex, chega à 7ª edição em Fortaleza, ocorrendo de 10 a 13 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste). O evento é referência no setor têxtil e reúne grandes marcas nacionais e internacionais para compartilhar tecnologias, inovações e conhecimento para o segmento. Além de fomentar o crescimento da área, a feira tem o objetivo de apresentar ao mercado os destaques de excelência e modernidade para a transformação da cadeia produtiva da moda cearense.

www.maquintex.fcem.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!