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Cinco dicas de como a comunicação unificada pode impulsionar a produtividade e a inovação no local de trabalho

Cinco dicas de como a comunicação unificada pode impulsionar a produtividade e a inovação no local de trabalho

Nos últimos anos, muito tem se discutido a respeito da comunicação unificada (UC), a tecnologia que está redefinindo a maneira como os funcionários se comunicam, colaboram e trabalham. E o  melhor: é acessível tanto para grandes corporações, quanto para pequenas e médias empresas.

Apesar da popularidade, a maioria das empresas ainda não aproveita tudo o que a tecnologia tem a oferecer e, por conta disso, a Jive by LogMeIn separou algumas sugestões sobre como a comunicação unificada pode impulsionar a produtividade e a inovação no local de trabalho.

1. Garante eficiência, mesmo quando trabalhando remotamente

O desejo de trabalhar remotamente está crescendo rapidamente. De fato, de acordo com as pesquisas, o trabalho remoto continuará ganhando força à medida que a tradicional cultura “das 9h às 18h” do local de trabalho muda.

Felizmente, a comunicação unificada permite que as empresas garantam a produtividade, não importa onde os funcionários estejam trabalhando. Se optarem por trabalhar em casa ou fizerem parte de uma equipe global, a UC pode garantir que exista uma plataforma única e confiável que facilite a comunicação e a colaboração entre equipes.

2. Garante maior produtividade

Com a UC, os funcionários e gerentes têm acesso a várias ferramentas de comunicação e colaboração. Os recursos de comunicação unificada, como mensagens instantaneas, ajudam a simplificar a troca de informações do dia a dia, permitindo a conexão informal entre os colegas. Além disso, ter um inventário centralizado para todos os seus documentos elimina a necessidade de rastrear colegas de trabalho e outros recursos. 

Essas ferramentas mantém seus usuários no controle de seu tempo no local de trabalho e, além disso, tornam possível acessar colaboradores por meio de um único ramal, independente de onde estejam – no escritório, no trânsito, em casa, em viagem a trabalho –, garantindo que não percam mais nenhuma ligação importante.

Uma pesquisa recente da GoTo by LogMeIn, mostrou que 59% dos entrevistados disseram desperdiçar tempo alternando entre diferentes aplicativos de colaboração durante o trabalho e, por conta disso, a consolidação de ferramentas de UC e colaboração pode ser a solução para acabar com as distrações no ambiente de trabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores. Elas também facilitam o trabalho remoto, o que faz 93% dos entrevistados de outra pesquisa sobre o assunto se sentirem ainda mais produtivos.

3. Reduz as despesas gerais da empresa

Apenas no último mês, o serviço de telefonia fixa perdeu 506,3 mil assinantes no Brasil, de acordo com as últimas estatísticas divulgadas pela Anatel. Em 2019, até o momento, a retração já totaliza 1,630 milhão de desconexões, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses (até maio) mostra a perda de  2,981 milhões de assinaturas.

Ferramentas de colaboração e comunicação unificada utilizam a telefonia em nuvem, serviço que permite ir além e unificar todas as plataformas de comunicação empresariais, garantindo ligações ilimitadas por um valor único mensal. Também é possível migrar todo o PABX de uma empresa para a nuvem, livrando clientes de burocracias e custos extras com a compra e manutenção de PABX e equipamentos, já que o serviço é configurado diretamente na nuvem. 

Esses são só alguns dos vários exemplos nos quais a UC ajuda na redução de custos para empresas. A comunicação unificada segue um modelo de SaaS (software como serviço), portanto não há necessidade de se preocupar com o investimento em equipamentos caros para instalar o sistema ou uma equipe para mantê-lo.

A produtividade sempre recebe um grande impulso quando encontra maneiras melhores e mais eficientes de alocar recursos. Quando não é preciso se preocupar com os custos indiretos tradicionais, como contas telefônicas, transporte e impressão de documentos, os fundos podem ser redirecionados para treinamento e marketing, por exemplo.

4.Tempo de resposta do cliente mais rápido

Os clientes são o coração de qualquer empresa e, por isso, encontrar maneiras de lidar de forma eficiente com suas preocupações é essencial. Provedores confiáveis de comunicação unificada oferecem oportunidades de integração de CRM para simplificar o gerenciamento dos clientes. 

Com uma plataforma única e abrangente, que potencializa toda a comunicação e colaboração, não há mais alternância entre os aplicativos de mensagens. Não há como debater qual ferramenta de reunião usar para alcançar um cliente ou pesquisar o número de discagem correto de uma teleconferência anterior. Todos são alcançáveis da mesma maneira, do mesmo lugar e sem a sobrecarga cognitiva, garantindo que funcionários, simplesmente, produzam mais e melhor, em menos tempo.

Acabar com o excesso de distrações também torna possível estar sempre ciente das necessidades dos clientes e vice-versa, já que, por meio de uma única ferramenta, todos os dados podem ser acessados facilmente pelo cliente e pelos funcionários durante o monitoramento das atividades.

5. Facilita sintonia entre colegas

A produtividade no local de trabalho geralmente depende do bom relacionamento entre as equipes. Pode ser um desafio atingir esse nível de camaradagem dentro de organizações que empregam equipes dispersas geograficamente ou viajando. No entanto, com uma plataforma de UC instalada, todos os membros podem se comunicar facilmente usando uma única plataforma. Isso não apenas facilita a comunicação clara, mas também permite que os colegas se comuniquem mais naturalmente com ferramentas semelhantes àquelas que usam fora do trabalho, como as de mensagens instantâneas. Isso ajuda a desenvolver um relacionamento fácil entre os membros da equipe, o que cria um ambiente que incentiva o brainstorming, a troca de ideias e a coordenação de prazos.

A comunicação eficiente e colaborativa é necessária para o sucesso de qualquer empresa, mas requer as ferramentas certas. A Jive é parte do portfólio de comunicações unificadas e colaboração da LogMeIn, que possui soluções ideais para resolver esses problemas. Mais informações estão disponíveis em:https://jive.com/br/

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Sobre o portfólio de Comunicações Unificadas e Colaboração da LogMeIn

Líder de mercado reconhecida em Comunicações Unificadas e Colaboração (UCC), a LogMeIn possui o portfólio mais abrangente do setor de soluções de UCC, criando maneiras mais inteligentes de reunir, conectar, comercializar e treinar, aprofundar relacionamentos e gerar melhores resultados. O portfólio inclui produtos premiados como o GoToMeeting, GoToWebinar, Grasshopper e Jive, bem como as soluções GoToConnect e GoToRoom recentemente anunciadas. A linha de produtos UCC da LogMeIn auxiliam mais de 28 milhões de usuários por mês, com mais de 1,5 bilhão de minutos de conferência por mês, contribuindo para mais de 8 milhões de reuniões por mês e quase 20 bilhões de minutos em chamadas de voz por ano.

Sobre a LogMeIn, Inc.

LogMeIn, Inc. (NASDAQ:LOGM) simplifica como as pessoas se conectam umas com as outras e com o mundo ao redor delas para gerar interações significativas, aprofundar relacionamentos e criar melhores resultados para indivíduos e empresas. Líder de mercado em comunicações unificadas e colaboração, gerenciamento de identidade e acesso, e soluções de suporte e envolvimento do cliente, a LogMeIn tem milhões de clientes abrangendo praticamente todos os países do mundo. A LogMeIn está sediada em Boston, Massachusetts, com localizações adicionais na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália. Visite: https://www.logmein.com/pt.

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