NegóciosEconomia & Negócios

Conheça as 100 marcas mais lembradas na opinião dos brasileiros durante a pandemia

Conheça as 100 marcas mais lembradas na opinião dos brasileiros durante a pandemia

Grupo Croma divulga com exclusividade o ranking das marcas e como o posicionamento positivo influencia o desejo de compra de produtos e serviços.

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, realizou 9080 entrevistas divididas em oito ondas no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. Analisando o comportamento de compra dos brasileiros, uma das perguntas refere-se ao posicionamento positivo das marcas frente à pandemia. Com exclusividade, o Instituto Croma Insights em parceria com pesquisa on line Toluna lança o ranking das 100 marcas mais lembradas. Após esta colocação, todas as marcas tiveram a mesma menção e foram posicionadas em ordem alfabética. 

Itaú (1º) foi a mais lembrada na pesquisa, com um desempenho social e empreendedor a instituição vem divulgando facilidades e alternativas para os pequenos e médios empresários. Ambev (2º) continua no ranking entre as três mais posicionadas, por conta da grande fabricação e doação de álcool em gel para hospitais da rede pública e Magalu (3º) pelas iniciativas de emprego para autônomos com a expansão dos revendedores Magalu, além das doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos. Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia completam a lista das 10 mais lembradas. 

Analisadas e separadas por segmentos a pesquisa ainda revela: Na alimentação  Nestlé, Burger King e Cacau Show são as três marcas com mais impacto positivo, já no setor de bebidas Ambev, Brahma (por conta da grande divulgação nas lives e exposição com celebridades) e Coca-Cola foram as mais citadas na ordem. As três instituições financeiras mais posicionadas de acordo com a pesquisa foram Itaú, Santander e Bradesco. Na moda (fashion) Havaianas, Nike e Adidas foras às instituições mais lembradas pelos brasileiros. O setor de higiene e limpeza foi liderado por marcas que lideram o mercado de venda a porta a porta e que criaram incentivos e distribuição de produtos de higiene e limpeza para população e rede pública hospitalar, são elas: Natura, O Boticário e Avon. 

As indústrias mais citadas nas pesquisas foram: Vale Gerdau e Suzano. Ypê, Unilever e Omo foram as mais lembradas no segmento de limpeza, destaque para as marcas que em tempo recorde conseguiram produzir grandes quantidades de álcool gel para distribuição gratuita em áreas de vulnerabilidade e hospitais. Comunicação destaque para Globo, SBT e Bandeirantes pela cobertura e informação sobre o novo Coronavírus Covid-19. Os aplicativos de serviços foram os que mais cresceram nesta quarentena e os mais lembrados positivamente na pesquisa foram: Ifood, Uber e 99 Taxi. E por fim, as marcas de varejo mais lembradas foram Magalu, Americanas e Casas Bahia

Gustavo Lima (60º)  foi a celebridade mais bem colocada da lista e foi lembrado positivamente, vale ressaltar que o cantor foi o primeiro a encabeçar as doações  através das "lives" se transformar esta ação em um grande viral. O que deu destaque para marcas como o streaming YouTube (30º) e  Pic Pay (35º) por patrocinar e ajudar a arrecadação das doações com os QRCodes. A apresentadora Xuxa (70º) foi lembrada pela grande doação em dinheiro para compra de respiradores artificiais para o Rio de Janeiro. 

Confira a lista completa das marcas. 

1* Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights. Onda 1: 19/02/2020 (n = 1.013), Onda 2: 04/03/2020 (n = 995), Onda 3: 18/03/2020 (n = 965), Onda 4: 23/04/2020 (1005), Onda 5: 30/03/2020 (1014), Onda 6: 05/04/2020 (1082), Onda 7: 12/04/2020 (1002), Onda 8: 19/04/2020 (1003), Onda 9: 1001 29/04/2020. 

Sobre o Grupo Croma
O Grupo Croma se dedica ao design de inovações em três unidades de negócios: CONSULTING & TECH: soluções ágeis em projetos de consultoria e inovação tecnológica. RESEARCH & DATA ANALYTICS: instituto de pesquisa e análises avançadas. EXPERIENCE & GROWTH: jornadas de capacitação e eventos. Com a missão de oferecer soluções para qualquer desafio de negócios, o Grupo Croma atua em diversos países e atende diferentes segmentos, sendo responsável por transformações significativas e resultados comprovados.

Sobre Edmar Bulla
Edmar Bulla é fundador do Grupo Croma, que oferece design de inovação. Graduado pela ESPM possui especializações em Neurociência e Comportamento pela PUCRS e em Marketing Digital por Harvard, além de formações em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando posições regionais e globais. Coautor do livro Líderes de Marketing, é professor e palestrante convidado em eventos no Brasil e exterior. Bulla é apaixonado por conduzir processos de transformação em grandes empresas.

Conheça mais em www.cromasolutions.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!