Economia & Negócios

De Santa Catarina para o mundo: Ecossistema 300 Franchising revoluciona o mercado com mais de 11 mil franquias vendidas

De Santa Catarina para o mundo: Ecossistema 300 Franchising revoluciona o mercado com mais de 11 mil franquias vendidas

Com gerenciamento de 5% das franquias do país, a companhia conta com mais de 90 marcas sócias

Com 11 mil franquias vendidas, o Ecossistema 300 Franchising tem se destacado por impulsionar negócios de maneira estratégica, consolidando redes como líderes em seus respectivos segmentos. Reconhecida pela sua expertise na profissionalização do franchising, a empresa apresenta resultados sólidos em seus cinco anos de atuação, gerenciando 5% das franquias do país, com mais de 90 marcas em seu portfólio e uma base de mais de 1.300 franqueados.

Sob a liderança de Leonardo Castelo, CEO da empresa, a companhia tem apostado em trazer novas marcas ao Brasil. Um exemplo é a parceria com a rede panamenha Buco Pollo, comandada pelo Chef Felipe Milanês, jurado do MasterChef Panamá e conhecido por ter cozinhado para as famílias dos ex-presidentes dos EUA, Bill Clinton e Barack Obama. A unidade piloto da marca será inaugurada em 2025, na cidade de Itapema, Santa Catarina. “A chegada de uma marca a um novo país traz desafios, incluindo adaptações culturais e operacionais. Nosso objetivo principal é solidificar a presença da Buco Pollo no Brasil, garantindo uma expansão sustentável e culturalmente ajustada. A meta é alcançar 100 unidades até 2027”, explica Castelo.

O Ecossistema também tem investido e acelerado seu processo de internacionalização por meio de Master Franqueados e modelos de Joint Venture, com expansões recentes para a Colômbia e Argentina. “Esses mercados possuem grande potencial e apresentam lacunas estratégicas, ideais para aplicar nossa expertise em impulsionar o crescimento de empresas por meio do franchising. A entrada nesses países é uma oportunidade significativa, especialmente diante da crescente demanda por serviços de consultoria no setor de franquias”, destaca. O projeto também inclui a expansão do ecossistema para se tornar o maior do mundo, com projeções de entrada em mercados estratégicos como China, Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Japão, Panamá, Portugal, República Dominicana e Turquia.

Além disso, a empresa tem se consolidado como um verdadeiro fenômeno no franchising, operando em 18 nichos e dez setores, com foco estratégico em uma abordagem vertical. Mais de 500 empresas já foram capacitadas em 20 edições do exclusivo Método 300, que consiste em uma imersão no Franchising 4.0, que combina práticas tradicionais com inovações digitais e estratégicas, visando escalar negócios de forma mais eficiente e sustentável. O processo inicia com dois dias intensivos de treinamento, seguidos por uma rodada de avaliação no estilo Shark Tank, onde as marcas apresentam seus negócios e detalham seus modelos operacionais. Após essas etapas, um conselho realiza uma análise criteriosa baseada em três pilares essenciais: o perfil do empreendedor, a solidez do modelo de negócio e o momento estratégico para expansão.

Nos planos para 2025, a companhia busca parceiros com negócios escaláveis, submetendo cada marca interessada a uma análise rigorosa de sua estrutura. Para integrar o ecossistema, os empreendedores devem demonstrar alta competência técnica, profundo domínio de seu modelo de negócio, visão estratégica e determinação para alcançar resultados. As empresas, por sua vez, precisam apresentar diferenciais competitivos, oferecer produtos ou serviços já validados no mercado e com potencial de escalabilidade nacional, além de atuar em mais de uma região do Brasil. É igualmente indispensável que tenham contabilidade e tributos em conformidade, além de ferramentas básicas de gestão devidamente implementadas.

Atendendo a todos esses critérios e sendo aprovadas, as redes passam a contar com o suporte especializado do Ecossistema, que fornece direcionamentos estratégicos para impulsionar seu crescimento. “Fazer parte do nosso ecossistema significa contar com um suporte estratégico incomparável, que vai muito além do convencional. Nosso diferencial está na combinação de uma metodologia exclusiva, redes de apoio altamente qualificadas e um ecossistema integrado, preparado para transformar marcas em líderes de mercado e garantir um crescimento sustentável e exponencial", finaliza.

Sobre o Ecossistema 300 Franchising

A companhia atua com o objetivo de alavancar negócios de forma inteligente, tornando as redes líderes de mercado em seu segmento. São mais de 90 marcas sócias, 11 mil franquias vendidas e mais de 45 mil empregos gerados. São responsáveis em gerir mais de 1.300 franqueados e já formataram mais de mil franquias. O Ecossistema 300 Franchising implanta mensalmente mais de 200 unidades em todo Brasil.


 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!