Doula: Profissional que busca a força feminina e o resgate do parto natural

Doula: Profissional que busca a força feminina e o resgate do parto natural

Doula: Profissional que busca a força feminina e o resgate do parto natural

Com o parto humanizado conquistando espaço no Brasil, as doulas também começaram a ganhar popularidade. Mas, você sabe o que faz esta profissional? A melhor definição ainda é “a mulher que serve, ou aquela que serve”. É a mulher que dá suporte físico, psicológico e afetivo para a gestante durante a gravidez, parto e pós-parto.

Completando este ano dez anos de formação, Prunelli Amancio, que é enfermeira da Prefeitura Municipal de Imbuia e professora de nível médio e superior para enfermagem, vem trabalhando ativamente com gestantes no pré natal ao longo desses anos. Especializou-se em Obstetrícia e Ginecologia, onde se aproximou ainda mais pelo que envolve saúde da mulher, gestante e nascimento. Para acompanhar as gestantes no âmbito hospitalar,  realizou também o treinamento para doula e hoje é uma das mais requisitadas no Alto Vale. Com dez anos de experiência, Prunelli explica que o suporte geralmente vem na forma de informação, técnicas não-farmacológicas para alívio da dor e apoio emocional. “Trabalho para proporcionar uma experiência de parto positiva para a gestante, com respeito a autonomia da mulher e suporte na sua dor”, explica.

Por muito tempo a doula não era uma profissional de assistência ao parto. Os encontros ocorrem antes do parto, para que a gestante e os familiares recebam informações sobre a gravidez e também sobre o trabalho de parto. “Nessas reuniões explico sobre as dinâmicas dos tipos de parto, os procedimentos, as fases do trabalho de parto normal, as intervenções que podem acontecer, as dúvidas mais comuns e também auxilio nas questões de cunho emocional relativas ao parto, como medo, insegurança e traumas”, complementa.

A doula também auxilia a mulher a preparar o Plano de Parto, onde são detalhadas as preferências da grávida a respeito do grande momento. No pós-parto também pode auxiliar nos primeiros cuidados com o recém-nascido e em especial na amamentação.

De acordo com a enfermeira obstétrica e doula, ainda há muito tabu em relação aos partos humanizados. “As mulheres chegam frágeis e muitas vezes são direcionadas a uma cesárea, por exemplo. Nosso trabalho é mostrar que a mulher pode conceber o bebê de maneira natural, sem pressa, e aliviando da melhor maneira as dores do parto”.

Segundo Prunelli, embora nem sempre o parto seja como planejado, uma das melhores maneiras para tornar a experiência positiva é ter pessoas ao seu lado para atender suas necessidades físicas, emocionais e de informação. “Estas pessoas podem incluir seu parceiro, sua mãe ou sua melhor amiga. Mas, nem por isso o trabalho da doula é dispensável. Ter um profissional de fora da equipe hospitalar fortalece muito mais a mulher. As doulas são treinadas para ajudarem durante o trabalho de parto e a trajetória enquanto enfermeira obstétrica favorece muito mais a confiança da gestante”.

Lei da Doula

Em Santa Catarina foi aprovada a Lei que dispõe sobre a presença de doulas nos hospitais e maternidades. Pelo projeto, as maternidades, casas de parto e hospitais da rede pública e privada ficam obrigadas a permitir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente. A lei prevê ainda que não haja ônus nem vínculos empregatícios com esses estabelecimentos de saúde.

O que a doula faz?

Antes do parto a ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento.

Após o parto ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Contatos:

Fone: (47) 99607-6247

Instagram: @prunelli_amancio

Face: @partoqueeuquero

Site: partoqueeuquero.negocio.site

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!