InovaçãoInovação

Existe uma Rocketseat disponível para cada desenvolvedor

Existe uma Rocketseat disponível para cada desenvolvedor

Solucionar problemas de transporte, saúde, agricultura, relacionamento, educação ou qualquer outra área através de software. Esse é o papel de um desenvolvedor, uma profissão que vem ganhando destaque devido ao processo de transformação digital das empresas e consequente necessidade do mercado.

Para ajudar a suprir essa demanda, duas gigantes nacionais especializadas na formação de desenvolvedores se uniram. Em 2020, as startups rio-sulense Rocketseat e paulistana Shawee somaram forças para construir uma ponte entre empresas e desenvolvedores através da educação, e reunir em uma única plataforma todo o ecossistema de programação.

Criadas em 2017, ambas edtechs nasceram para oferecer diferentes modalidades de treinamentos, seja para quem está começando na área ou para quem já atua e precisa continuar se desenvolvendo, já que em programação o aprendizado é contínuo.

As empresas já impactaram mais de 500 mil desenvolvedores e desenvolvedoras com seus treinamentos pagos e gratuitos e juntas pretendem formar 100 mil profissionais até 2023, o que representa ¼ da necessidade do mercado. O propósito da Rocketseat é ajudar todo o ecossistema de programação a acompanhar a evolução da tecnologia de forma sustentável.

Os modelos de treinamento

Assim como a tecnologia está em constante evolução, os profissionais dessa área precisam estar em uma jornada de aprendizado contínuo. A proposta da edtech é oferecer todas as etapas de ensino, desde o básico de programação até a imersão em assuntos específicos, passando pelos treinamentos intensivos onde o foco está na formação profissional.

São três metodologias diferentes para momentos diferentes da carreira do desenvolvedor. Na primeira etapa é importante absorver os fundamentos da programação e dominar as plataformas de desenvolvimento, como front-end ou back-end. A partir daí o aluno está pronto para participar dos treinamentos intensivos, onde precisa dominar as ferramentas e conceitos para a construção de software de acordo com as necessidades do mercado. Além das habilidades não técnicas conhecidas como soft skills.

Na última etapa, o profissional deve acompanhar a evolução da tecnologia e aprender conceitos específicos relacionados ao contexto do projeto que está trabalhando, para desenvolver as melhores soluções no dia a dia da empresa.

A Rocketseat entende que as empresas estão olhando cada vez menos para o diploma e cada vez mais para as habilidades do profissional e o valor que ele pode gerar para os negócios. “Programação é um universo infinito e em constante expansão. Por isso, as oportunidades são enormes mas os desafios também. E o maior deles é, sem dúvida, o aprendizado contínuo. É aí que entra a Rocketseat”, explica Diego Fernandes, CTO e um dos fundadores da startup.

Desenvolvendo o futuro

Programador desde os seus 15 anos, quando começou a estagiar na área em uma agência digital de Rio do Sul, Diego Fernandes se descreve como um apaixonado por resolver problemas. Ele é responsável por guiar o time de devs com decisões técnicas e avaliar ferramentas e cenários para criação de produtos internos e desenvolvimento da plataforma da startup.

O profissional também é educador e na sua jornada já formou mais de 12 mil devs diretamente. Responsável pela metodologia dos conteúdos destinados aos alunos da Rocketseat, busca trazer as dificuldades do próprio time e das empresas parceiras para ensinar através das melhores práticas aquilo que o mercado realmente precisa.

Diego está sempre em contato com o público, seja ministrando aulas, conversando com os alunos ou sendo responsável pela comunicação com a comunidade através do canal da Rocketseat no YouTube, que atualmente possui mais de 180 mil inscritos.

Exercendo todas essas tarefas simultaneamente, Diego está indo em busca do seu objetivo profissional, que é causar impacto na vida de muitas pessoas com a educação. Ele acredita que está no caminho certo, já que os feedbacks recebidos dos alunos fazem com que continue convicto da profissão que escolheu ainda tão jovem.

Insta: rocketseat_oficial

youtube.com/c/rocketseat/live

www.rocketseat.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!