FABÍOLA DE OLIVEIRA LEHMKUHL: A professora que encontrou no empreendedorismo uma nova paixão e o equilíbrio

FABÍOLA DE OLIVEIRA LEHMKUHL: A professora que encontrou no empreendedorismo uma nova paixão e o equilíbrio

FABÍOLA DE OLIVEIRA LEHMKUHL: A professora que encontrou no empreendedorismo uma nova paixão e o equilíbrio

Lecionar sempre foi uma paixão na vida de Fabíola de Oliveira Lehmkuhl, que aos 32 anos formou-se em Educação Física e começou a dar aulas na rede estadual. Natural de Rio do Sul/SC, é a sexta dos sete filhos. “Tive uma infância humilde, porém muito feliz. Nasci e cresci perto da rua  XV, na rua Gonçalves Dias, onde vivi dias incríveis”, relembra.

A paixão por lecionar veio da mãe, que foi a primeira professora do colégio Paulo Cordeiro, no qual Fabíola estudou até a quarta série. Algumas irmãs seguiram a mesma profissão, que trouxe muito orgulho a mãe e ao pai, que era marceneiro.

Fabíola sempre gostou muito de esportes, e identificou-se com o basquete. Já estudando no Colégio Paulo Zimmermann, se destacou e conseguiu uma bolsa de estudos no Dom Bosco. Após, formou-se em Educação Física e começou a lecionar.

Durante 13 anos atuou como professora, passando por muitas mudanças na vida neste período. Em 1987 conheceu o marido, Nilberto Lehmkuhl, no casamento de um casal de amigos. Em 1996 nasceu o filho Mateus e em 1998 nasceu a Sara. “No período que eu estava em licença maternidade, comecei a ajudar meu marido na empresa”, relembra Fabíola.

Por dois anos ela conciliava o trabalho de professora, com o de gerente financeiro da empresa NEMA Eletrotécnica. “Foi um grande desafio e uma confiança muito grande dele. Pois era uma área muito diferente da minha. Mas, sempre fui muito rigorosa em tudo e me cobrava muito”.

NOVA FASE

Em 1998 Fabíola decidiu dedicar-se com exclusividade à empresa, que foi criada em 1988 para atuar no comércio de material elétrico de alta e baixa tensão. As mais de três décadas no mercado comprovam a consolidação e competitividade conquistada pela NEMA, sendo uma das maiores revendedoras de produtos elétricos de Santa Catarina, destacando-se ainda pelos serviços de montagens de quadros elétricos, serviços de instalações elétricas e fabricação de Grupos Geradores a diesel, atendendo todo o mercado nacional.

“Se me perguntassem há 25 anos, eu diria que estava muito bem resolvida como professora. Foi uma fase que eu profissionalmente também gostava muito. Mas, depois que você vem para o seu negócio e vê crescer – pois quando comecei a NEMA era um quarto do tamanho que é – você se sente realizada. Hoje sou totalmente realizada e feliz e não me vejo em outro lugar. Amo muito que faço”, afirma.

A gerente administrativa e financeira da empresa, diz que gosta muito de trabalhar com pessoas. Por isso, em 1998 implantaram programas de qualidade na empresa. “Desde então sou muito envolvida nesse programa de qualidade, que são baseados na ISO 9001. Gosto de estar com pessoas, treinar, conversar”.

Atualmente Fabíola comanda o setor de Recursos Humanos da empresa, com cerca de 90 funcionários. “Assim como sou na minha casa, sou na empresa. Gosto de reunir os colaboradores e familiares, juntando esse lado social e humano da empresa”, afirma.

AÇÕES SOCIAIS

Desde que casou com Nilberto, Fabíola participa de entidades. Em meados de 1990 ingressaram na Câmara Júnior, no qual participava do comitê feminino. “Realizamos muitos projetos sociais, ajudando comunidades carentes, entidades”, relembra. Mas, com o tempo se afastaram e, em 2011 voltou a realizar estes projetos de maneira mais efetiva. “Nunca parei de ajudar, me sinto bem fazendo isso”, comenta.

Em 2011 o casal passou a integrar o Movimento de Irmãos, da igreja católica. “Começamos a participar como coordenadores diocesanos, ajudando a diocese e a Catedral. E descobri que isso é algo que gosto muito de fazer: estar mais próxima de Deus”. Atualmente o casal auxilia entidades e comunidade através de atividades filantrópicas, inclusive pela NEMA.

A MULHER

Fabíola diz ser meio camaleão e se adaptar fácil com mudanças. “Se estou em um baile eu danço, adoro música e sou muito eclética”.  Uma cena comum é a casa cheia de familiares e amigos, tendo em vista que Fabíola adora receber e reunir pessoas amadas.

“Amo estar em família, receber pessoas, ajudar. Sou muito grata à Deus pela minha família. Fomos agraciados com filhos maravilhosos, que nos ajudam muito”, comenta sobre o filho Mateus, de 26 anos, e a filha Sara, de 23, que trabalham na empresa. “São muito queridos, engajados, dois filhos que trouxemos para a empresa e desde muito cedo trabalham conosco. Ensinamos esses hábitos de serem família, honestos, trabalhadores”.

O casamento de 29 anos é outra grande conquista de Fabíola. “Temos uma convivência extremamente saudável, nos amamos muito, nos curtimos. Viajamos muito só nós dois, pois gostamos de estar juntos, conhecer culturas, lugares”, destaca. De acordo com a empresária, esses momentos são necessários, já que o casal trabalha junto e muitas vezes não conseguem separar o trabalho da vida pessoal. “É difícil trabalhar juntos, em família, e chegar em casa e aprender a separar as coisas.  Mas temos muito respeito e confiança pelo que o outro faz. Como são áreas diferentes, tem dias que nem nos encontramos na empresa”, comenta sobre o marido.

Para Fabíola o segredo é ter equilíbrio: “Gosto muito dessa palavra, pois é o que busco na minha vida. Procuro ter equilíbrio em tudo o que faço”, finaliza.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!