NegóciosCases de Sucesso

Farmácias Gemballa: 80 anos cuidando de gerações

Farmácias Gemballa: 80 anos cuidando de gerações

Os 80 anos da Farmácia Gemballa foram marcados com a reinauguração da matriz, localizada no Calçadão Osny José Gonçalves, em Rio do Sul. O evento, realizado em agosto, também marcou a apresentação do Acervo Dr. Guilherme Gemballa, o Espaço da Beleza – com ambiente específico de dermocosméticos e um camarim -, além de celebrar os 55 anos da Farmácia Gemballa Dia e Noite.

O ambiente da matriz foi reformulado, ganhando novos espaços e muito mais conforto para os clientes. Os diferenciais continuam sendo a qualidade, segurança, tradição e o atendimento de excelência, personalizado e com foco no cliente.

O empresário Lotar Dieter Maas iniciou a trajetória nas farmácias como ajudante em 1955, a convite do fundador, o Dr Guilherme Gemballa. Com o falecimento repentino do Dr. Gemballa em 1970, sua esposa, Wera von Buettner Gemballa, contou na época com a ajuda do seu então gerente Lotar, que mais tarde tornou-se sócio.

“Comemoramos com muito entusiasmo e orgulho esta história. Apresentar aos amigos, clientes, colaboradores e ex-colaboradores uma nova farmácia modelo em manipulação é a melhor forma de agradecer a todos. Investimos na modernização, qualificação profissional e na assistência farmacêutica especializada, porque acompanhamos as mudanças constantes do mercado”, destaca Lotar Dieter Maas, que fundou, junto com dona Wera Gemballa, a Riomed, distribuidora de produtos de saúde e beleza. Lotar dirige as farmácias juntamente com as filhas de Guilherme e Wera: Vera Mary Gemballa Gomez, que é sócia e diretora comercial, e Virginia von Buettner Gemballa Macho, que é sócia e diretora técnica.

A família apresentou o Acervo Dr. Guilherme Gemballa, com antigos objetos de trabalho e manuscritos do farmacêutico e uma pintura com a imagem do casal fundador das farmácias. Para a filha Vera, esta é uma forma de homenagear o empreendedorismo dos pais e uma inovação da empresa. “Temos clientes de muitos anos e nos modernizamos para atender novas demandas, o público mais jovem, sempre com assistência farmacêutica especializada, atendimento personalizado – inclusive via WhatsApp -, e entrega à domicílio”, destaca.

Todos os itens do acervo já foram utilizados pelo Dr. Guilherme Gemballa e colaboradores. Um item muito importante é o livro de receitas com manuscrito fundador. Estes itens fazem parte da história de Rio do Sul, que se desenvolveu com a colaboração deste grande homem. Algumas reportagens foram expostas, que contam a trajetória, bem como o livro de defesa da tese que lhe rendeu o título de primeiro doutor do Brasil na sua área.

A Dra. Virginia Gemballa Macho, ressalta que a Farmácia de Manipulação possui equipamentos modernos, princípios ativos inovadores utilizados no dia a dia e eficaz controle de qualidade pela equipe, que também está sob coordenação da farmacêutica e bioquímica, Dra. Mariana Vera Parries. “Na época que meu pai montou a farmácia, os produtos eram manipulados com uma tecnologia muito diferente do que temos hoje. Por isso, sempre precisou estudar muito. Achamos por bem resgatar e mostrar aqui essa história”, complementa a Dra. Virginia.

O evento de reinauguração contou com a presença de amigos, familiares, clientes, colaboradores e autoridades, bem como da neta do fundador, Gabrielle Gemballa Gomez, analista de marketing, que é a terceira geração a fazer parte de uma empresa que é tradicionalmente familiar.

Filiais

Além da farmácia Gemballa matriz, que conta com medicamentos, linha específica de cuidados para pele e cabelos e manipulação, o grupo conta com outras duas filiais. A Gemballa Dia e Noite, é a única do Alto Vale aberta 24 horas ininterruptas há 55 anos.

A Farmácia Gemballa Filial da Alameda Aristiliano Ramos, localizada na antiga rodoviária de Rio do Sul, é destaque na linha de diabetes e hipertensão, com linha específica para pacientes com tais patologias.

Todas as farmácias possuem salas específicas para cuidados, que dão mais privacidade e segurança aos pacientes, são as salas de Assistência Farmacêutica Gemballa. Nelas são realizados verificação da pressão arterial, da temperatura e de glicemia capilar, além de administração de injetáveis e colocação de brincos.

Entrega Gemballa

Já pensou precisar de um medicamento e não conseguir buscar? Com a Gemballa não tem este problema. Com o intuito de ajudar na preservação do meio ambiente, o grupo conta com o serviço de entrega gratuito no centro de Rio do Sul, realizado com bicicletas, de forma eficiente, ecológica e segura. Os clientes podem solicitar pelo WhatsApp ou através do telefone e redes sociais. As entregas são realizadas entre 8h e 17h30 de segunda a sexta-feira. Para as demais áreas e fins de semana contam com serviço de motoboy, com taxa de entrega, em horários a serem consultados. Além disso, a Gemballa possui convênio com empresas, o que facilita para os colaboradores, que adquirem os produtos e pagam por mês.

Trajetória de sucesso

Guilherme Gemballa nasceu em 1914, na Alemanha. Aos oito anos de idade, veio para o Brasil. Chegou à localidade de Nova Esperança, onde o pai de Guilherme comprou terras para estabelecer seu novo lar. Guilherme no entanto, foi enviado à Hamônia (hoje Ibirama) a fim de continuar seus estudos iniciados ainda na Alemanha, onde permaneceu sob os cuidados do escritor e professor Arthur Muller, que ocupou o papel de segundo pai ao garoto, que aos 13 anos já havia lido todos os livros da biblioteca do Sr. Muller.

Aos 14 anos Guilherme parte para Rio do Sul, onde tornou-se um jovem aprendiz farmacêutico, o que bastou para despertar o amor pela área e o cuidado com pessoas.

Em 1933 formou-se farmacêutico com honras pela Universidade de Florianópolis, recebendo o canudo na solenidade pelas próprias mãos de Aristiliano Ramos.

Com veia empreendedora e espírito aventureiro, acreditou em seus instintos e abriu as portas de sua primeira farmácia em 1938, em Pouso Redondo. A partir de então, iniciou o trabalho através do que viria a ser tradicionalmente conhecida como farmácias Gemballa.

Em 1956, Guilherme Gemballa defendeu sua tese de doutorado, o que fez com que se tornasse o primeiro farmacêutico brasileiro a conquistar o título de Doutor. Em 1964, foi um dos fundadores da FURB de Blumenau. Um ano depois abriu as portas da farmácia Dia e Noite, operando por 24 horas ininterruptas, desde então.

Em 1966 foi o idealizador e um dos fundadores da FEDAVI, primeira universidade da região, conhecida atualmente como Unidavi. Em 1970, uma fatalidade acontece: Dr. Guilherme Gemballa falece precocemente aos 56 anos de idade, por conta de um infarto, deixando a esposa Wera e suas duas filhas: Vera Mary e Virgínia.

Logo após, a esposa, Wera von Buettner Gemballa assumiu a direção da empresa, ao lado de seu funcionário e gerente Lotar Maas, que viria a se tornar sócio das farmácias Gemballa.

A presença e o profissionalismo de Lotar trouxe a estabilidade necessária para que os negócios permanecessem ativos, servindo ao povo rio-sulense, e juntos, fundaram em 1972 a Riomed, distribuidora de produtos para saúde e beleza.

Anos mais tarde, as filhas Vera e Virgínia vieram a ser a segunda geração a assumir os negócios da família, e atualmente integram a diretoria das Farmácias Gemballa ao lado de Lotar. Dona Wera Gemballa esteve à frente dos negócios até 2005, com a idade de 80 anos.

“Tudo o que somos hoje, devemos àquele garoto corajoso e ousado, que trouxe na bagagem aventuras, conhecimento, experiência e nos consolidou em serviços e atendimento singulares”, finalizam as filhas, orgulhosas do legado deixado pelo pai.

Facebook: Drogaria e Farmácia Gemballa

Instagram: @farmaciasgemballa

Site: www.gemballa.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!