InovaçãoInovação

Frahm: uma história escrita pela música

Frahm: uma história escrita pela música

A história da Frahm começou com o jovem Norberto Frahm. Em sua pequena oficina consertava rádios e uniu todo o seu conhecimento a uma série de incansáveis tentativas, e desenvolveu um aparelho feito com tecnologia pioneira que não demoraria a revolucionar o mercado de rádios do Sul do país.

Aquele aparelho se tornaria o impulso para a inauguração da mais nova fábrica de rádios transistorizados do Brasil. Em 09 de junho de 1961 nascia a Frahm Indústria e Comércio de Rádios Ltda, a empresa que, nos 50 anos seguintes, provou diversas vezes que esse foi apenas o começo da sua história.

Atualmente com 180 colaboradores, a empresa que tem no DNA a inovação, não cansa de surpreender. Ao longo dos anos se destacou como a primeira indústria brasileira a produzir caixas amplificadas; a primeira com rádio FM; pioneira na produção de caixas com entrada USB e Bluetooth; e a primeira com bateria interna no país. “Temos no DNA a busca constante por diferenciação e inovação”, afirma André Frahm, Gestor de P&D e Marketing da empresa.

Fatos marcantes

Em quase 60 anos de história, a Frahm passou por muitas fases. Começou com o rádio, passou pela era dos 3 em 1, produziu televisores, até em 1994 enfrentou uma forte crise. “Tivemos que nos reinventar, sem recursos e sem crédito, mas com a ajuda de fornecedores e colaboradores conseguimos”, destaca. Foi aí que a Frahm remodelou seu modelo de negócio, deixando de produzir rádios e passando a investir na produção de caixas de som multiuso.

Com a produção alta, o senhor Norberto Frahm precisou aumentar os pedidos de alto-falantes. Mas, a empresa que os fornecia não conseguia alcançar a demanda necessária. Foi então que nasceu a HINOR, inicialmente para suprir a necessidade da Frahm, e posteriormente conquistar o mercado do som automotivo.

Hoje a Frahm e a Hinor atuam em três setores: caixas de som multiuso/portáteis, sonorização de ambientes e sonorização automotiva. Na linha de caixas estão produtos que o usuário compra e já começa a usar, basta conectá-lo a uma fonte de energia, conhecidos como plug-in-play.

Na linha de sonorização de ambientes a Frahm tem ganhado muito destaque. Atua em três segmentos: comercial, profissional e residencial – e hoje conta com portfólio de produtos amplo, possuindo em média 120 produtos, desde amplificadores, caixas de som de sobrepor e caixas de som de embutir. E na sonorização automotiva atua com a marca Hinor.

Inovação

Através de um comitê de produtos – composto por profissionais da área de engenharia, marketing, comercial, projetos e processos – a Frahm está em busca constante por inovação, seja em produtos, processos ou até mesmo de gestão.

Além disso, possui um comitê de inovação, ligado diretamente ao conselho de administração da empresa. Ali são criados novos produtos. “Historicamente nossos melhores produtos nasceram aqui na Frahm, através das nossas ideias”.

Mas, inovar não é apenas lançar novos produtos ou novas formas de produzir. É saber inovar na gestão, na maneira de fazer. “Temos em nossa fábrica inovação em vários setores, sendo um deles a marcenaria onde produzimos nossas caixas de som usando matéria prima MDF, no corte das peças sobra o farelo que é sugado para um cilo através de um sistema de exaustão e após é enviado automaticamente para um sistema de queimador, que gera calor para a estufa do setor de pintura eletrostática, fazendo com que tenhamos redução no consumo de gás GLP”, ressalta André.

Nas linhas finais, ou seja, no setor de montagem dos produtos, o setor de processos desenvolveu ao longo dos anos aplicadores de cola automáticos, retirando das mãos dos colaboradores as bisnagas de cola. “Isso fez com que melhorasse a qualidade/produtividade dos nossos produtos, depositando cola na quantidade correta e uniforme em toda a extensão do produto”.

No setor de serigrafia a empresa trabalha com tinta vinílica com apenas uma cor, secagem lenta e processo manual. “Desenvolvemos internamente uma máquina de serigrafia automática que será instalada em 2021, com ela usaremos tinta UV com duas cores, secagem de forma rápida através de sistemas ultravioleta, melhorando a qualidade e a produtividade”, complementa.

Com uma visão social, a Frahm doa para a Apae as sobras das bordas de espuma dos alto-falantes. Esse material é utilizado para fazer almofadas. É, a inovação, sem dúvidas, é o que mantém a Frahm em constante processo de evolução.

Informações:

Instagram: @frahmoficial

Facebook: Frahm Caixas acústicas e amplificadores - @FrahmOficial

Youtube: https://www.youtube.com/user/FrahmOficial

Site: www.frahm.com.br

Fone: (47) 3531 8800

Endereço:  Rodovia Br 470, Nº 5.640, Km 140, Valada Itoupava, Rio do Sul/SC

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!