Tirolez é a melhor indústria de laticínios para trabalhar segundo o GPTW
Documentário mostra a determinação da comunidade antes de se tornar referência turística
Gramado comemorou 70 anos de emancipação política neste domingo (15). Uma extensa programação iniciada no dia 7 prevê apresentações de corais, shows, feiras da agroindústria familiar e homenagens àqueles que contribuíram para transformar Gramado em case turístico nacional. “Formatamos uma programação pensando nos gramadenses e também nos turistas que estarão em nossa cidade neste período, sem esquecer de prestar homenagens para aqueles que contribuíram com a história e o desenvolvimento de Gramado”, resume o vice-prefeito e coordenador da comissão de emancipação junto ao Poder Executivo, Luia Barbacovi.
Quem olha para a Gramado de hoje não imagina o quanto foi difícil a emancipação de Taquara. Houve uma tentativa frustrada em 1951 e a segunda, em 1954, só aconteceu por um detalhe: faltava área para o município, e Gramado teve que recorrer à vizinha Nova Petrópolis para receber duas linhas – como são chamadas as localidades do interior no Rio Grande do Sul.
Tudo isso vai estar no documentário “7 Décadas em 7 Atos”, que vai celebrar os 70 anos. Produzido pela Gramado TV, o filme reúne depoimento de historiadores como Sebastião Fonseca de Oliveira, Romeo Riegel, Iracy Casagrande Koppe, Vanderley Cavalcante e Carlos Gilberto Dreksler. Mais de 2 mil fotos de época foram analisadas e selecionadas para mostrar o povoamento de Gramado a partir de 1845, com um descendente de português chamado José Manoel Corrêa. Mais tarde, em 1880, Corrêa e João Petry – outro possuidor de extensa área em Gramado, começaram a vender frações para imigrantes alemães e italianos.
A emancipação, em 15 de dezembro de 1954, inicia o círculo virtuoso do município da Serra Gaúcha, até chegar a um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O documentário contou com o apoio decisivo da Gramado Parks. “É um momento histórico, e não poderíamos nos ausentar nesta reverência à trajetória do município e de todos que o construíram”, destaca o CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa Beber. “Gramado tem uma história riquíssima, que precisa ser mais conhecida pelos visitantes. Até porque turismo, história e cultura caminham sempre de braços dados”, complementa o CEO da Gramado Parks.
“7 décadas em 7 Atos” – que tem pesquisa histórica do jornalista Ilton Müller, será lançado na próxima terça-feira (17), às 19 horas, durante coquetel que será realizado no restaurante Don Milo, do Hotel Buona Vitta, em Gramado.
Sobre a Gramado Parks
Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks é um dos maiores grupos de hospitalidade e entretenimento do país. É responsável por empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país, o Acquamotion, primeiro parque aquático termal da América Latina, ambos em Gramado, o Farol Porto de Galinhas, em Pernambuco, e a Yup Star, rodas-gigantes localizadas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.
Com mais de 1.700 colaboradores, a empresa também tem três hotéis em Gramado (Bella, Exclusive e Buona Vitta), cinco restaurantes (Donalira, Donalira Lago Negro, Opiano, Don Milo Cucina e Signature), administra o Museu do Festival de Cinema de Gramado, conhecido por Palácio do Kikito, e possui salas comerciais do conceito de multipropriedade na Serra Gaúcha, Pernambuco, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.
Mais informações: www.gramadoparks.com.br