NegóciosVeículos

Grupo BMW seleciona NVIDIA para redefinir a logística da fábrica

Grupo BMW seleciona NVIDIA para redefinir a logística da fábrica

Fábricas automotivas incorporarão robôs de IA desenvolvidos com a nova plataforma Isaac da NVIDIA

O grupo BMW selecionou a nova plataforma de robótica Isaac™ da NVIDIA para aprimorar suas fábricas automotivas, usando robôs de logística desenvolvidos com tecnologias avançadas de computação de IA e visualização.

O foco da colaboração é implementar um sistema completo desenvolvido com as tecnologias da NVIDIA - desde o treinamento e os testes até a implantação - e robôs criados com uma única arquitetura de software, executada na plataforma aberta de robótica Isaac da NVIDIA. O objetivo do grupo BMW é melhorar o fluxo de logística das fábricas para produzir carros personalizados com mais rapidez e eficiência. Depois de desenvolvido, o sistema será implantado em todas as fábricas do grupo ao redor do mundo.

“O uso da plataforma de robótica Isaac da NVIDIA pelo grupo BMW para reimaginar sua fábrica é revolucionário”, conta Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “O grupo BMW está liderando o caminho para a era das fábricas automatizadas, aproveitando as inovações nas tecnologias de IA e robótica para criar o próximo nível de fabricação altamente personalizável, na hora certa, na sequência.”

“A BMW tem o compromisso de oferecer a nossos clientes o poder da escolha — personalização de vários recursos em diversos veículos para clientes diversificados”, afirma Jürgen Maidl, vice-presidente sênior de logística do grupo BMW. “Para produzir um volume maior de carros de alta qualidade, altamente personalizados e disponíveis em vários modelos em uma linha de produção, é preciso usar soluções de computação avançadas em todo o processo. Nossa parceria com a NVIDIA, permite criar hoje o futuro da logística das fábricas e ainda encantar os clientes do grupo BMW ao redor do mundo.”

“A inteligência artificial já tem se provado como a principal tendência para o futuro. Aliada à robótica, conseguimos gerar soluções ainda melhores para todos os envolvidos, como no caso das fábricas da BMW”, comenta Marcio Aguiar, gerente sênior da NVIDIA Enterprise para América Latina.

Na colaboração, serão usados os sistemas NVIDIA DGX™ de IA e a tecnologia de simulação Isaac para treinar e testar os robôs; as GPUs de ray tracing NVIDIA Quadro® para renderizar peças de máquinas sintéticas para aprimorar o treinamento; e uma nova linha de robôs com IA desenvolvidos com o kit de desenvolvimento de software Isaac, com a tecnologia dos computadores edge de alto desempenho NVIDIA Jetson™ e EGX™.

A cadeia de suprimentos do grupo BMW processa, na mesma fábrica, milhões de peças de mais de 4,5 mil fornecedores, resultando em 230 mil números de peças exclusivas. Esse volume dobrou nos últimos 10 anos: um total de 2,5 milhões veículos do grupo foram vendidos. Além disso, os veículos são oferecidos aos clientes em uma média de 100 opções diferentes, o que faz com que 99% dos pedidos dos clientes sejam únicos. Esse cenário cria um grande desafio para a logística da fábrica.

Para diminuir a complexidade desse fluxo de material, são usados robôs de logística autônomos com IA para auxiliar o processo de produção atual e montar veículos altamente personalizados na mesma linha de produção.

“Basicamente, o grande volume de possíveis configurações criou um desafio em três áreas principais na produção da BMW: computação, planejamento de logística e análise de dados”, explica Maidl.

Nessa situação, o grupo passou a usar a plataforma de robótica Isaac da NVIDIA para desenvolver cinco robôs com IA a fim de melhorar o fluxo de logística, com a tecnologia de vários computadores edge NVIDIA Jetson AGX Xavier™ e EGX. Foram desenvolvidos robôs de navegação para transportar materiais de maneira autônoma e robôs de manipulação para selecionar e organizar peças.

Desenvolvidos com o SDK Isaac da NVIDIA, os robôs usam várias redes neurais avançadas, recorrendo à percepção, segmentação, estimativa de pose e estimativa de pose humana para perceber o ambiente, detectar objetos, navegar de maneira autônoma e mover objetos. Os robôs são treinados com dados reais e GPUs NVIDIA para renderizar peças de máquinas com ray tracing em diversas condições de iluminação e obstrução para aumentar os dados reais.

Depois, os dados reais e sintéticos são usados para treinar redes neurais profundas nos sistemas NVIDIA DGX. Os robôs são praticamente treinados e testados nos simuladores Isaac da NVIDIA para verificar sua navegação e manipulação e operados na plataforma Omniverse da NVIDIA, que oferece um ambiente simulado onde funcionários da BMW de diferentes regiões podem trabalhar.

Sobre a NVIDIA

Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/

Facebook: @NVIDIABrasil

Twitter: @NVIDIABrasil

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!