Grupo ENM acelera expansão e reforça posição de destaque no mercado
Grupo Madero encerra 2024 com Receita Bruta Anual de R$ 2,2 bilhões e Lucro Líquido de R$ 219,1 milhões
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O Grupo Madero, um dos maiores grupos de restaurantes do Brasil, com um portfólio de 275 restaurantes multimarcas, encerrou o ano de 2024 com receita líquida superior a R$ 2 bilhões, sendo um total de R$ 578,8 milhões no 4T24, um aumento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2023. O EBITDA Ajustado Anual foi de R$ 621,8 milhões, o que representa um crescimento de 45,9% em comparação com 2023. A margem EBITDA Ajustada anual alcançou o patamar de 30,4%.
A Companhia finalizou o quarto trimestre de 2024 registrando Lucro Líquido de R$ 144,8 milhões e Lucro Líquido Anual de R$ 219,1 milhões. O EBITDA Ajustado do trimestre foi de R$ 178,8 milhões (+34,5%), como consequência, houve expansão da Margem EBITDA Ajustada, atingindo 30,9% no trimestre (+3,1 p.p.).
No último trimestre, a Companhia seguiu testando mais uma iniciativa inovadora, com a introdução de mais quatro operações híbridas, sendo três em São Paulo e uma em Curitiba. Nestes restaurantes, Jeronimo e Madero Container ocupam o mesmo espaço, proporcionando maior amplitude de escolhas ao cliente e aumentando significativamente a área de abrangência para o delivery.
As receitas de canais digitais, compostas pelos totens de autoatendimento nos restaurantes e no drive-thru, pelos marketplaces e aplicativo próprio de delivery representaram 55,2% da receita dos restaurantes no trimestre. A participação total do delivery na receita aumentou para 18,8%.
O crescimento gradativo do tráfego e do ticket médio foram fatores relevantes de melhora e, no quatro trimestre, o benefício do PERSE acrescentou R$ 34,7 milhões à Receita Líquida da Companhia.
A dívida financeira líquida da Companhia totalizou R$ 563,5 milhões em 31/12/2024, uma melhoria de R$ 33,3 milhões em relação a 30/09/2024, devido à geração operacional de caixa da Companhia. A melhoria no índice de endividamento ao longo dos últimos períodos se deve tanto ao crescimento de EBITDA da Companhia, como à rigorosa gestão do caixa.
“Em 2025, seguiremos focados na execução da estratégia, acelerando gradativamente o plano de expansão, sempre mantendo a receita na qual acreditamos: busca contínua por ganhos de eficiência, gestão cautelosa do caixa e foco absoluto em qualidade e na satisfação de nossos clientes e colaboradores”, comenta o chef Junior Durski, CEO e fundador do Grupo Madero.
Sobre o Grupo Madero
O Grupo Madero foi fundado em 2005 e atualmente possui uma das maiores redes de restaurantes do país, com um portfólio de 275 restaurantes multimarcas, construídos sobre uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada. Mantém rigorosos processos de produção, priorizando alimentos orgânicos e sem conservantes, elevando o padrão de qualidade do que é servido a aproximadamente 3 milhões de clientes por mês.