FashionModa

Indústria têxtil europeia dá sinais de recuperação

Indústria têxtil europeia dá sinais de recuperação

A pandemia do novo coronavírus segue afetando a indústria têxtil mundial, porém, há sinais de melhoras em alguns países europeus. A região apontou um crescimento na produção em maio, dando alguma esperança ao setor.

A produção industrial na zona euro, apesar de continuar a registar uma severa contração motivada pelo impacto do vírus, subiu no mês de maio, segundo o índice de produção industrial (PMI, na sigla em inglês), de acordo com o IHS Markit.

O PMI chegou à marca dos 39,4 depois de, em abril, ter registado os 33,4 pontos, ainda assim muito abaixo dos 50, o que demonstra uma clara quebra na atividade.

“Ao mesmo tempo que nos preparamos para enfrentar quebras sem precedentes na produção industrial e no produto interno bruto do segundo trimestre, os dados trazem esperança que o setor da produção de bens poderá, pelo menos, ver uma estabilização e, até potencialmente, retornar a uma trajetória de crescimento no terceiro trimestre”, afirma Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

O setor têxtil europeu sofreu uma contração severa, primeiro devido a problemas na cadeia de aprovisionamento, principalmente provenientes da China, onde o surto do novo coronavírus teve origem, e depois devido às restrições impostos no funcionamento das fábricas.

O intervalo não foi, contudo, tão violento quanto o sofrido pelo setor dos serviços, que praticamente ficou paralisado durante o mês de abril. Estes dados europeus estão alinhados com os números chineses, que demonstram uma expansão em maio, o que diminui o pessimismo na indústria em relação ao futuro.

Ainda assim, o setor têxtil continuou reduzindo o número de colaboradores e os preços baixaram, devido à quebra da procura.

Dentro da Europa, a grande surpresa vem de Itália. Depois de a produção ter contraído 5,3% no primeiro trimestre do ano, significativamente mais do que era esperado, mais de um terço das empresas inquiridas pela IHS Markit reportou um aumento da produção no último mês. O PMI italiano é de 45,4 pontos.

Já a Alemanha verificou a menor leitura do PMI de todos os países, com o índice nos 36,6 pontos, duas décimas abaixo da estimativa. Na França, o índice de produção é de 40,6, um valor que superar as expectativas iniciais.

Fonte: Guia JeansWear | Foto: Reprodução

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!