Luis Fernando Carvalho: Empresário vende casa, carro e o seu próprio negócio para criar rede de estética e saúde para homens

Dono de uma produtora que fazia campanhas publicitárias e com histórico de outros negócios na área de construção e eventos, Luis Fernando Carvalho teve a ideia que transformaria sua vida enquanto esperava, na recepção de uma clínica de estética, sua vez para fazer um tratamento. Mais atento à saúde e disposto a cuidar do corpo após enfrentar uma doença, o mineiro de Uberaba percebeu que, assim como ele, outros homens tinham receio de dizer que faziam procedimentos estéticos. A solução, então, era criar o mesmo espaço, só que exclusivo para homens. Durante todo fim de semana, Luis estudou as oportunidades e descobriu com a irmã, que é esteticista, que havia público e nenhum concorrente. Na segunda-feira, alugou um imóvel. Em três meses, a Homenz abriu às portas e, desde maio de 2019, vem conquistando o público masculino. A marca fechou em 2024 com o faturamento de R$ 100 milhões e hoje conta com 82 unidades no Brasil e mais de 150 implantações.
Os carros-chefes são o implante capilar e a depilação a LED, mas outros serviços se somam ao catálogo, como tratamento faciais e corporais. Acreditando que a Homenz tinha todo o potencial de dar certo, devido à alta demanda na busca pelos serviços, Luis percebeu a oportunidade de negócio e vendeu a produtora de vídeo que tinha criado há 20 anos, fez um empréstimo de R$ 100 mil e aportou o dinheiro no novo negócio. Investiu em equipamentos usados e, numa sala num prédio comercial, que ainda nem tinha sido inaugurado, começou a atender os primeiros clientes. No caso, os amigos. Como Luis também tinha experiência com a realização de eventos, ele possuía uma vasta rede de contatos, que o ajudou indicando para outros.
Embora vivendo as dificuldades do negócio próprio, que neste caso ainda incluía entender o que fazia ou não sentido em relação à estética masculina, Luis ousou novamente. Vendeu a casa e o carro e, em 2020, abriu a segunda unidade em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, em sociedade com um amigo. Aprendendo a fazer a gestão à distância, se deparou com mais um desafio. Desta vez, a pandemia. Já determinado desde o início a fazer dar certo e sonhando também em ter uma rede de franquia, o empresário aproveitou o período em que as lojas estavam fechadas para estudar o franchising. Destemido, resolveu procurar quem entende do negócio e chegou em um franqueador do segmento de saúde e beleza, que se dispôs a ensiná-lo sobre o segmento.
Luis foi então para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e fez uma imersão por um ano no negócio do novo amigo. Formatou a Homenz para o sistema de franchising e, em 2021, abriu a primeira franquia em Itajaí, cidade vizinha, e outra em Joinville, a 100 km de Balneário. Em todas as aberturas, até ao 15º, em 2023, Luis não poupou esforços para dar vida a cada clínica. Escolhia os pontos, negociava diretamente com o arquiteto, fazia os serviços de limpeza e organização; e, de noite, vendia mais unidades. O crescimento chamou atenção do cantor e ator Lucas Lucco e dos sócios Leonardo e Leandro Castelo, proprietários da Ecossistema 300 Franchising, que em 2023, se tornaram sócios do empreendimento, que conta com um plano de assinatura de serviços de R$ 99,90 mensais, adotado por cerca de 3 mil clientes atualmente, está avaliado em R$ 129 milhões, unindo forças para escalar a expansão da marca.
EXCELÊNCIA RECONHECIDA: HOMENZ É ELEITA UMA DAS MELHORES FRANQUIAS DO BRASIL EM 2025
A rede Homenz foi destaque no prêmio As Melhores Franquias do Brasil 2025, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A premiação é baseada em uma pesquisa conduzida pela Serasa Experian, com metodologia exclusiva e avaliação feita pelos próprios franqueados. Os critérios analisados incluem qualidade da rede, desempenho e satisfação dos franqueados, pontos fundamentais para garantir a solidez e o crescimento sustentável de uma marca.
DO VENDEDOR DE PICOLÉ AO EMPRESÁRIO DE SUCESSO
A persistência de Luis não é recente. O adolescente que vendia picolé na rua, mas que acabava devendo mais do que faturando por tomar os sorvetes que deveria vender, deu vez ao jovem empreendedor. Aos 17 anos, começou a ajudar o tio, que realizava eventos em Uberaba. Aos 18, foi trabalhar numa produtora de vídeos de casamento e, sem nenhum conhecimento, passou oito meses atuando de graça para aprender o ofício. Aprendeu tanto que, com o tempo, passou a ser a referência dos clientes, que o procuravam diretamente. Negociou o salário, que era suficiente apenas para a parcela do carro que queria comprar e, sem dinheiro para gasolina, passou a oferecer carona para os vizinhos em troca de combustível.
Em 2008, com a mesma idade, criou a própria produtora, focada em comerciais de TV. Com o sócio, pediu emprestado os equipamentos para os concorrentes e começou a editar. Com amplo conhecimento e muitos contatos que fez, atraiu os clientes. E não só clientes: atraiu também um segundo sócio, para quem já tinha feito um serviço, e com ele se desenvolveu como empresário. Atuando principalmente como diretor de cena, o novato empreendedor do interior de Minas Gerais fez campanhas para o Brasil inteiro. Resolveu diversificar e, enquanto mantinha a produtora, atuou também na área de construção, levou apresentações de stand-up comedy para Uberaba e construiu um espaço que alugava para eventos. Focado em negócios e conquistar cada vez mais, assim como muitos homens, Luis negligenciou a saúde. Comia mal, não se exercitava ou praticava esportes. Até o ano de 2017, quando um câncer o fez olhar mais para si.
E foi nesse processo, de cuidar de si, que o então empresário teve a brilhante ideia que mudaria o seu destino. Disposto a facilitar o acesso aos procedimentos de estética e cuidados com a saúde, Luis percebeu que um ambiente destinado aos homens poderia estimulá-los mais a procurar por esses tratamentos. Vivendo intensamente a vida, o mineiro não hesitou: deu vida à Homenz, promovendo o conceito de que o autocuidado não fere a masculinidade de ninguém. Sentindo-se mais jovem do que cinco anos atrás, o CEO da rede de franquias não deixa dúvidas de que espaço e força de vontade para expandir não faltam.
ESPAÇO PENSANDO PARA SEU PÚBLICO
O ambiente é projetado para que o homem se sinta à vontade, cada detalhe, desde a decoração, o aroma e até o atendimento personalizado, foi pensado para criar uma experiência sensorial completa. Mais do que oferecer serviços estéticos, a proposta é transformar a maneira como os homens enxergam o autocuidado.
Muitos clientes chegam à clínica em um momento de mudança, seja por desafios pessoais, insatisfação com a própria imagem ou até mesmo questões profissionais. A baixa autoestima pode afetar diversas áreas da vida, e é nesse ponto que a transformação acontece. Com tratamentos que vão além da estética, trabalhamos para restaurar a confiança, promover o bem-estar e transformação.
Os serviços mais procurados refletem as principais preocupações do público masculino, são 'dores' que impactam diretamente a segurança no dia a dia. Ao investir nesses cuidados, resgatam sua autoconfiança, se sentem mais motivados e preparados para encarar novos desafios.
LUIS FERNANDO CARVALHO E O NOVO ECOSSISTEMA DE MENTORIA QUE PROMETE REVOLUCIONAR NEGÓCIOS NA SAÚDE
Em um bate-papo exclusivo para nossa revista, conversamos com Luis Fernando Carvalho, empresário reconhecido por sua atuação à frente da Homenz, que agora dá um novo passo na jornada empreendedora: a criação de um ecossistema de mentoria e treinamento voltado à gestão e expansão de franquias e negócios na área da saúde.
O projeto funciona por meio de sessões de treinamento individual e em grupo, com foco em resultados concretos. “A maior dor desses empreendedores está na gestão, que impacta diretamente no faturamento e na dificuldade de escalar o negócio. A saúde ainda é um setor carente quando se fala em crescimento financeiro sustentável”, afirma Luis.
Sua experiência com a Homenz, rede que vem se destacando pela performance e modelo de expansão bem estruturado, é a base da metodologia aplicada. Segundo ele, os aprendizados acumulados em diferentes formatos de franquia e modelos de negócio são traduzidos em mentorias práticas, personalizadas e voltadas à execução.
Além do ecossistema, Luis tem se dedicado a palestrar em eventos pelo Brasil. Sua mensagem tem uma linha clara: provocar reflexões profundas sobre atitudes e decisões — das menores às mais estratégicas — que impulsionam o crescimento empresarial. “Recebo muitos relatos de pessoas que tiveram verdadeiros insights nas minhas palestras. Isso mostra que estou no caminho certo, ajudando a despertar o potencial de quem quer mais”, compartilha.
A iniciativa é mais do que uma mentoria: é uma jornada de transformação. Luis Fernando está criando um espaço onde o empreendedor da saúde aprende, aplica e cresce — com método, propósito e visão de futuro.
SERVIÇOS:
Instagram: @luisfernando.homenz
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