Manoel Marchetti: empresa completa 65 anos com um legado de liderança e empreendedorismo

Manoel Marchetti: empresa completa 65 anos com um legado de liderança e empreendedorismo

Manoel Marchetti: empresa completa 65 anos com um legado de liderança e empreendedorismo

Fundada em 1956 pelo Sr. Manoel Marchetti, que geriu a empresa até 1980, quando o Sr. Genésio Ayres Marchetti e o Sr. Danilo Marchetti assumiram a administração da empresa até 1990. Desse ano até 2020 a empresa passou a ser administrada pelo Sr. Genésio Ayres e seu filho, Sr. Fábio Ayres Marchetti.

Em 2020, após o falecimento do Sr. Genésio Ayres Marchetti, a terceira geração da família assumiu a gestão da empresa integralmente, através do Sr. Fábio Ayres Marchetti, que hoje é o atual Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração.

A empresa recebeu originalmente o nome de Manoel Marchetti S.A. – Indústria e Comércio de Madeiras de 1956 a 1992, quando mudou para Manoel Marchetti Ind. e Com. Ltda, e a partir de 2020 se apresenta como Manoel Marchetti S.A.

A empresa desenvolve produtos de base florestal, utilizando matérias-primas ecologicamente corretas, renováveis, certificadas e participa ativamente do desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

Opera o ciclo completo no ramo madeireiro em sistema integrado: reflorestamento, colheita, industrialização, comercialização e transporte de seus produtos.

Apresentando um portfólio muito versátil e moderno, sua linha de produção é composta por Portas Maciças de pinus e eucalipto, Portas Lisas e Decorativas, Kit Porta Pronta, Rodapés e Componentes para portas, Carretéis para cabos elétricos industriais, Pellets, Edificações Pré-fabricadas e Biomassa.

O parque fabril é composto por seis unidades. Quatro em Ibirama/SC: Escritório Central com unidade Administrativa, Financeira e Comercial; Unidade 1, dedicada à fabricação de Portas, Carretéis e acessórios para portas para os mercados interno e externo; Unidade 2, com fabricação de Portas, Kit Porta Pronta e Edificações Pré-fabricadas para canteiros de obras, para ambos os mercados; e Unidade 3, dedicada à fabricação de Pellets para o mercado externo e mercado interno. Conta ainda com dois Centros de Distribuição, sendo um em Sorocaba/SP e outro em Poços de Caldas/MG, ambos para recebimento, montagem e distribuição de Carretéis e Pellets para o mercado doméstico.

A Manoel Marchetti S.A está entre os 5 maiores fabricantes de portas da América Latina, é a maior produtora de edificações pré-fabricadas em madeira do Brasil, e a segunda maior fábrica de carretéis de madeira para cabos elétricos industriais do país.

NOVA FASE

Em 2020 algumas mudanças ocorreram na gestão da empresa. Foi criado o Conselho de Administração, formado até então pelo Sr. Genésio Ayres Marchetti, Sr. Fábio Marchetti e dois conselheiros independentes: Sr. Alidor Lueders e Sr. César Zabot.

Paralelamente a isto foi também nomeada a Diretoria Executiva, substituindo a antiga administração familiar por uma profissional, por Gestores que já compunham o quadro administrativo da antiga gestão. A atual diretoria é composta por: Sr. Roberto Nejm Junior - Diretor Comercial e Marketing, Sr. Joel Wippel - Diretor Administrativo e Financeiro-, e Sr. Alex Wellington dos Santos – Diretor de Operações.

De acordo com o Diretor Comercial e de Marketing, Sr. Roberto, a Marchetti passou a constituir-se como uma empresa realmente 100% verticalizada recentemente, quando iniciou a produção de pellets de madeira com a utilização dos resíduos industriais próprios. “Este produto é feito através de micropartículas de madeira que passam por um processo de extrusão automatizada e podem ser usados como biocombustível industrial, para aquecimento de granjas e aviários, para aquecimento de ambientes e água (casas, hotéis, clínicas, piscinas, clubes), e também como material sanitário para pets, pois é um produto biodegradável, com alta absorção de umidade, o que possibilita o seu uso e descarte consciente”, afirma. É um produto de altíssima demanda na Europa, que é atualmente o principal mercado comprador da empresa, mas está sendo inserido aos poucos no mercado brasileiro.

A curto prazo, o Diretor afirma que a empresa pretende montar uma estrutura de distribuição na América do Norte, não apenas de Carretéis, mas dos demais produtos. “Hoje exportamos todos os produtos, atendendo 5 continentes e mais de 50 países”, ressalta. “Com isso, nosso market share está dividido em 45% para o mercado doméstico e 55% para a exportação, em todos os produtos e segmentos”, afirma o Sr. Roberto.

Atualmente a empresa conta com aproximadamente 1.000 colaboradores, e em crescimento, visto o aumento das demandas e produtos no Plano de Expansão da empresa para os próximos anos, já em execução.

PARTICIPAÇÕES

A Manoel Marchetti é membro do Conselho Gestor do Comitê de Portas da Associação Brasileira da Indústria da Madeira (ABIMCI), que conta com 21 empresas associadas no segmento de fabricação de portas de madeira no Brasil. De acordo com Sr. Roberto, a Marchetti é uma das empresas fundadoras do PSQPME (Programa Setorial da Qualidade para Portas de Madeira para Edificações), que foi criado para desenvolver a Norma de Desempenho específica para certificação de portas de madeiras (NBR 15.930) para empreendimentos da Construção Civil no Brasil. “Hoje somos a empresa brasileira que possui o maior número de família de portas já  certificadas pelo PSQPME na ABIMCI”, complementa o Diretor.

Sempre preparada para o mercado e as novidades do setor, a Manoel Marchetti já executa grandes investimentos para o presente e para o futuro. Segundo o Sr. Roberto, com esses investimentos, aumento de estrutura e percepção de mercado, a projeção do Conselho e da Diretoria é de duplicar o faturamento em até 2 anos. “Queremos crescer junto com Ibirama e região”, destaca.

O LEGADO

Falar da empresa Manoel Marchetti S.A. é relembrar a história do empresário Genésio Ayres Marchetti, que dedicou 60 anos à empresa. “Ele foi um líder nato e extremamente admirado por todos. Uma pessoa que conduziu todos os setores da empresa com maestria. Tinha um pulso firme, era dedicado a atingir os objetivos da empresa e encorajava a todos, diariamente, a seguirem com os seus objetivos e dedicarem-se às atividades propostas”, afirma o Sr. Roberto.

Mas, o Sr. Genésio Ayres Marchetti era muito mais que uma liderança exemplar. Ele foi um empresário visionário e preocupado com o desenvolvimento pleno de toda a comunidade. Foi prefeito em Ibirama/SC por 2 mandatos e desde 2014 era suplente de Senador da República. Ele presidiu o Conselho de Administração da Manoel Marchetti S.A. e da Rede Vale Norte de Comunicação, de Ibirama, e em 2015 se tornou Comendador da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, o principal reconhecimento da indústria catarinense, conferido pela FIESC a personalidades que contribuem com o desenvolvimento do setor.

Sempre foi um grande incentivador do esporte, tendo inclusive jogado futebol profissionalmente. Foi presidente, principal articulador e patrocinador do Clube Atlético Hermann Aichinger de Ibirama desde o ano de 1991. Mas, não foi só o futebol que ele apoiou. Manteve uma equipe de motovelocidade no período de 1987 a 1991 nas Categorias 125cc, 350cc e Força Livre, conquistando quatro títulos estaduais. Participou do Automobilismo com uma equipe de StockCar nos campeonatos estaduais na década de 80. E patrocinou atletas da região no ciclismo internacional.

Como o Sr. Genésio Ayres Marchetti  sempre dizia, ‘’Vamos seguindo em frente” , é com esse legado que a Manoel Marchetti se inspira diariamente.

Informações:

Rua 3 de Maio, 61, Centro, Ibirama/SC

Fone (47) 3357-8180 

www.marchetti.ind.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!