NegóciosMulheres Inspiradoras

MARIEL TAMBOSI: Arquiteta e empresária conquistou espaço com muito trabalho e dedicação

MARIEL TAMBOSI: Arquiteta e empresária conquistou espaço com muito trabalho e dedicação

Conciliar projetos do escritório de arquitetura e a rotina na loja de móveis e decorações não é uma tarefa tão difícil para a arquiteta Mariel Tambosi. Com 20 anos de experiência, a empresária é referência na área e envolvida em projetos sociais.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FURB, a taioense de nascimento, atua no escritório de arquitetura que leva o seu nome e também na loja Tendenza. “Tenho uma equipe sensacional, que me ajuda muito. No escritório tenho sociedade com o arquiteto Rafael Wolf e com a arquiteta Joice Warmling. E, na Tendenza, hoje tenho sociedade com a Gabriela Nardelli. Isso faz com que eu tenha tempo para me dedicar a ambas”, explica.

Mariel está como coordenadora da Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul (Codensul), e ocupa uma cadeira na diretoria da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Em meio a tantas atribuições e compromissos, ainda organiza o tempo para se dedicar aos dois filhos, casa, cachorros e a sua família que reside na cidade.

Filha do saudoso secretário executivo da AMAVI, Eládio Tambosi, hoje aposentado, e de Mariana Tambosi. Ainda, orgulhosa, é irmã de Otávio Tambosi.

ARQUITETURA

Começou a trabalhar na prefeitura de Rio do Sul como estagiária e após um ano foi contratada pelo na época prefeito, Nódgi Pelizetti. “Eu sempre fui apaixonada por urbanismo e desenho das cidades, no qual fiz meu mestrado. Queria atuar nesta área de uma forma que impactasse positivamente no ir e vir, na qualidade de vida e bem-estar das pessoas”, relembra. Após dois anos, Mariel saiu da prefeitura para abrir seu escritório em sociedade com o Engenheiro Alexandre Melchioretto e seu irmão, também engenheiro, Marcos Melchioretto. Sociedade que trouxe grandes e gloriosos projetos, como a atual rodoviária de Rio do Sul e alguns edifícios.

Com escritório próprio, passou a assumir todos os tipos de demandas de mercado com projetos, administração e assessoria. O crescimento do escritório fez com que a empresária sentisse necessidade de agregar novos profissionais, para que pudessem atender todas as  áreas que a arquitetura abrange, como projeto de arquitetura de interiores, projetos industriais e corporativos. “Hoje continuamos atendendo edifícios, residências, construções novas e reformas, e a decoração de interiores”, explica.

No escritório Mariel Tambosi Arquitetura, todos os projetos são feitos a quatro mãos. “Sempre trabalhamos com dois profissionais atendendo o mesmo cliente, pois assim conseguimos atender melhor e temos sempre um arquiteto a disposição”, ressalta a empresária.

TENDENZA

Há aproximadamente 10 anos, já com o escritório consolidado, Mariel vislumbrou uma oportunidade de expandir os negócios. Ela adquiriu, com a ajuda da sua família, uma loja em Rio do Sul e fundou a Tendenza Móveis e Decorações. Uma loja com os melhores produtos de grandes marcas do setor, que está localizada na BR 470, em Rio do Sul/SC. Em um espaço amplo de mais de 2.000 m² de área, moderno e aconchegante, Mariel e a sócia Gabriela Nardelli apostam em peças que atendem todo os estilos, todos os preços e principalmente, todos os públicos.

“Hoje na Tendenza, sou responsável pelas compras de produtos, organização da loja e atendimento especial ao cliente. Atendo representantes, participo de feiras do setor moveleiro e de decoração, procuro tendências e novidades. É um processo cansativo, que demanda muito tempo, pois precisamos ser assertivos, agradar todos os públicos”, destaca. Com uma rotina bem organizada, Mariel concilia todas as funções, levando o escritório em paralelo.

Sempre disposta a aprender e ensinar, Mariel realiza mensalmente o Café com Arquitetos. Reunidos na loja, eles trocam experiências, falam sobre os desafios da profissão e estreitam laços. “Não temos concorrentes, penso que o conhecimento precisa ser compartilhado. Acho importantíssima essa troca de informações, ouvir pessoas mais experientes e oportunizar que outras pessoas absorvam esse conhecimento”.

DESAFIOS

Atuar na loja, na arquitetura e em projetos sociais que visam o bem comum, não é o grande desafio da empresária. “Meu maior desafio e cobrança vai muito além de entender a característica principal do cliente, o produto, ou criar o melhor projeto. Meu maior entrave, obstáculo, é tentar ser a melhor mãe”, afirma.

Aos 44 anos, Mariel é mãe da Valentina, de 11 anos, e do Samuel, de 8. “No trabalho, tento resolver da melhor forma possível os entraves e desafios, estudando muito e me dedicando. Mas, ser uma boa mãe, exercer essa função com esmero, ainda é o que eu mais me cobro”. Por isso, todos os dias a empresária gosta de estar com os filhos. “Ainda prezo muito por poder levar eles para o colégio, fazer as refeições juntos, viajar e brincar. E quando não faço isso, por algum motivo, sinto um vazio enorme”.

Informações: 47 3525 3906

 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!