InovaçãoInovação

Moss do Brasil: tecnologia a favor da segurança nas estradas

Moss do Brasil: tecnologia a favor da segurança nas estradas

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking entre os países com mais mortes em acidentes de trânsito no mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostra que em 2018 o país atingiu a triste marca de 23,4 mortes por 100 mil habitantes – uma morte a cada 15 minutos.

Apesar destes dados, o Brasil registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito no período entre 2015 e 2019. Os dados são do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Esta redução é reflexo, também, de ações que visam aumentar a segurança dos motoristas.

Um exemplo disto é a Moss do Brasil Equipamentos. Uma empresa de Rio do Sul/SC, fundada por Dalton Alexandre da Silva em 2010 com o objetivo de atender o mercado no segmento da Metrologia Legal, através de ensaios metrológicos. “Em 1997 meu irmão faleceu vítima de um acidente de trânsito. Até hoje não sabemos o que causou sua morte, mas neste dia eu fiz um juramento de que iria contribuir para que vários pais e irmãos não passassem por essa dor”, afirma o empresário.

Com uma promessa em mente, Dalton estudou engenharia elétrica e mecânica e viu na fabricação de simuladores de pistas a oportunidade de contribuir para um trânsito menos perigoso.

A empresa, que em pouco tempo virou líder de mercado e principal fabricante dos equipamentos simuladores de pista para cronotacógrafos, estreitou o contato com o órgão regulador do setor metrológico no Brasil, o INMETRO, para desenvolver, inovar e aprimorar processos de ensaios metrológicos no ramo automotivo.

Com isso, a Moss do Brasil tem seus equipamentos 100% homologados pelo INMETRO e possui equipe de profissionais devidamente capacitada e habilitada para atender os clientes. Em sua trajetória já possui mais de 300 equipamentos auditados pelo INMETRO com pleno funcionamento em todo o Brasil, o que comprova sua idoneidade.

Simulador de Pista para Cronotacógrafo

O cronotacógrafo é o instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho; período de parada e de direção. Seu uso é obrigatório nos veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas e nos veículos de transporte de cargas perigosas.

Um dos produtos da Moss é o Simulador de Pista, voltado para testagem deste equipamento, que tem a verificação obrigatória prevista na Resolução Contran nº 92, de 4 de maio de 1999. O objetivo é assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro.

Diante disso, a Moss criou um simulador totalmente digital com banco de rolos e com sistema de roletes auxiliares, compatível com todo tipo de veículo, do pequeno utilitário aos grandes caminhões e ônibus.

O equipamento é operado através de um tablet, que gera agilidade e facilidade. Com sistema de rolos auxiliares para veículos traçados, também não possui restrições de aros. A estrutura é reforçada, possui sistema hidráulico com levantamento automático e sistema de segurança que inibe o acionamento das plataformas durante o ensaio. O software é atualizado remotamente e os relatórios são enviados online para o órgão regulamentador.

Simulador de Pista para Taxímetro

A aferição do taxímetro é obrigatória, e as empresas ou taxistas que deixarem de fazer o procedimento estão sujeitos a multas. Algumas aferições são feitas em pistas comuns, com a presença de um fiscal. Um produto totalmente novo, operando de forma confiável e idônea que garante resultados mais precisos, minimiza riscos humanos, aumentando a produtividade do metrologista, zelando por sua segurança e do taxista durante o procedimento de aferição do taxímetro. O equipamento é certificado pela Portaria do INMETRO nº 256/2007.

Com o simulador criado pela Moss, a aferição ficou mais ágil, sendo que o procedimento dura em média até 15 minutos, com realização de três ensaios no taxímetro, bandeira um, bandeira dois e a hora parada. Com o novo equipamento tudo é registrado através de câmeras instaladas dentro e fora do veículo, gerando um relatório automático para dizer se o valor de tarifação informado no taxímetro está correto.

Este equipamento traz agilidade na realização da verificação do taxímetro, reduzindo em até quatro vezes o tempo de verificação metrológica. Além disso, garante segurança para o metrologista e taxista, evitando a alta periculosidade do procedimento realizado em pista real.

Com isso, gera mais credibilidade e confiança na relação de consumo entre o prestador de serviço (taxista) e o consumidor, através da qualidade e precisão que o equipamento proporciona. A transparência no processo de verificação do taxímetro entre o metrologista e o taxista é outro ponto importante, pois gera um relatório de forma idônea e segura.

Inovação tecnológica

A Moss do Brasil também disponibiliza o implemento para transporte de Simulador de Pista para Taxímetro. Se trata de uma estrutura móvel completa para realizar as aferições dos taxímetros. Tem por finalidade, criar estrutura funcional e dinâmica de carrocerias para o transporte e logística de simuladores de pista, além de a própria estrutura de transporte servir de apoio ao metrologista para o atendimento nos processos de verificação e fiscalização em regiões onde a demanda não justifica o investimento em estrutura física.

Já consolidada, hoje a marca Moss do Brasil alcança o patamar conquistado com cerca de 70% do mercado de simuladores de pista comercializados, a empresa ainda conta com estoque de peças originais para reposição, proporcionando a seus clientes a melhor performance, conforto e estabilidade do equipamento.

Estabelecida em Rio do Sul e com atuação em todo território nacional, busca expansão para outros mercados, proporciona atendimento personalizado com serviços diferenciados, primando pela transparência e segurança em todos os atos, o que possibilita destacar-se em sua área de atuação.

CONTATOS:

Endereço: Rua Expedicionário Aleandro Stedile, n° 3029

Telefones: (47) 3523-1128 / (47) 3522.6036

Instagram: @mossdobrasiloficial

Facebook: Moss do Brasil Equipamentos Ltda

Site www.mossdobrasil.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!