InovaçãoInovação

NFTs conquistam novos colecionadores pela paixão a temas como artes e esportes

NFTs conquistam novos colecionadores pela paixão a temas como artes e esportes

Do registro original de minutos marcantes em competições esportivas, a peças de arte e memes, os NFTs são a inovação para velhos e novos investidores em todo o mundo

Na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira fria na capital do Rio de Janeiro, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, desfilava mais uma vez seu futebol real, vestindo a camisa do Santos Futebol Clube, dessa vez rumo ao milésimo gol da carreira, colaborando para a vitória de 2 x 1 sobre o Vasco da Gama, em um dos dias mais importantes para o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. 

O tento registrado em áudio e vídeo como uma “obra de arte” da história dos esportes, poderia ter sua versão digital original e intransferível, assim como quadros expostos fisicamente no Louvre, em Paris, adquirida e armazenada como um Token Não Fungível (NFT). Um conjunto único e com selo de autenticidade, que representa um prato cheio para amantes do esporte, colecionadores e investidores de criptomoedas, e que pode garantir uma valorização do ativo de seu possuidor.  

Está cada vez mais comum a compra de NFTs relacionados a momentos ímpares da história da humanidade capturados artisticamente, ou até mesmo a aquisição de músicas, desenhos, animações, memes e outros produtos que compõem o mainstream das produções culturais e daqueles que também circulam pelo “underground” - o que interessa é o simbolismo e a importância do item virtual para gerações inteiras. 

Não à toa, o mercado de compra de NFTs desse tipo cresceu quase 50% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021, circulando cerca de US$ 755 milhões, valor 36 vezes maior do que o movimentado entre abril e maio de 2020. Os dados são do site NonFungible.com, que reúne informações do setor. O desempenho foi puxado justamente pelas negociações de obras de arte digitais.

Outro número expressivo desse mercado vem do CryptoSlam!, um agregador de dados da indústria NFT, o volume de vendas de todos os tempos já ultrapassou US$ 10 bilhões em 2021, enquanto seu volume de vendas foi de apenas US$ 97 milhões em 2020. Além disso, o interesse em comprar NFTs continua a aumentar globalmente, de acordo com dados do Google Trend.

Atlético Mineiro utiliza NFTs como bilhete para experiências dos fãs

Em comemoração a vitória do campeonato brasileiro de futebol, o Atlético Mineiro lançou na Crypto.com/NFT uma coleção de 50 NFTs em que todos os tokens dão acesso a produtos e experiências exclusivas, incluindo visitas à Cidade do Galo, assistir a um jogo no gramado do Mineirão e até a participação em um bate bola com os atletas. 

Algumas dessas NFTs vendidas permitiram aos torcedores recompensas como camisas oficiais e produtos licenciados. Em outras, pacotes maiores foram criados visando o relacionamento com os fãs, como visitas ao centro de treinamento, um bate bola com os jogadores, um ano no plano de torcedor oficial do time, camisa oficial e outros produtos. Este tipo de NFT não foi colocado à venda. Os mais de 20.000 interessados tiveram que se inscrever online para ter a chance de ganhar essa NFT.

“As NFTs estão abrindo caminho para experiências e produtos no mundo real. Ter um item colecionável digital de um clube de futebol é bom, mas se esse item dá a possibilidade de uma camisa assinada pelos jogadores, um ingresso VIP, torna a experiência incrível e inesquecível”, comentou Felipe Ribbe, gerente executivo do Atlético Mineiro.

Obras de Arte dos CryptoAngels vendidas em menos de 10 segundos

Os projetos de NFTs também têm sido utilizados como uma mídia em si. Uma tendência observada nas redes sociais e comunidades digitais é a imagem para perfil, também conhecida como PFP (foto para perfil). Os artistas estão criando peças digitais únicas que têm sido utilizadas como imagens de perfil por eles e pelos usuários das redes sociais. Deste modo, os proprietários dessas NFTs mostram a que comunidade pertencem.

Esse fenômeno digital é a força motriz da coleção de NFTs CryptoAngels na Crypto.com/NFT. Acrescentando referências históricas e artísticas, a coleção bem sucedida é inspirada pelos anjos da pintura da Madonna, de Raphael. Esse foi o primeiro projeto PFP da América Latina lançado em uma plataforma global de NFTs.

Doma, grupo de artistas formado em 1998 em Buenos Aires, Argentina, em colaboração com Marcsparkss, artista cripto baseado no Brasil, desenvolveu a coleção CryptoAngels. “Do ponto de vista artístico, existem novas fronteiras visuais a explorar enquanto contamos a história do nascimento da criptocultura nas nossas representações. A exploração naquilo que será considerado como os primeiros dias das coleções de NFT é fascinante, há muita coisa para fazer”, disse Orilo do grupo de artistas Doma. A coleção se transformou em um movimento que visa trazer diversidade, fluidez e criatividade, como uma nova forma de esperança. “ Tenho trabalhado no mercado da arte tradicional nos últimos 20 anos. Encontrei no mundo do NFT um espaço mais amplo e diversificado, não tem limites para a criatividade. Eu celebro a chegada do mercado NFT à América Latina, em conjunto com todos os conceitos propostos pela tecnologia  blockchain”, completou Orilo.

A primeira coleção de 100 NFTs das CryptoAngels lançada no marketplace Crypto.com/NFT se esgotou em menos de 10 segundos no último mês de dezembro. Uma segunda coleção já está planejada para ser lançada em abril deste ano. Você pode ver mais sobre as CryptoAngels, uma coleção Trixel NFT em www.cryptoangels.live/.

“Capacitar artistas na América Latina em nossa plataforma NFT é muito gratificante, mas, ao mesmo tempo, benéfico para a indústria de cripto. NFTs de arte, esporte e música permitem a milhares de pessoas descobrir, interagir e fazer crescer a blockchain como nenhum outro ativo digital”, comentou Valentina Pachon, gerente de aquisição de NFT e responsável pela curadoria na América Latina e no Brasil na Crypto.com/NFT.

Uma plataforma para encontrar obras de arte digitais famosas e renomadas

Os números são impressionantes, pois o mercado está florescendo. A imagem "Everydayss: the First 5000 Days”, por exemplo, em que o autor fez uma colagem de fotos diárias tiradas durante 13 anos e postadas no Instagram, foi leiloada na Christie's por US$ 70 milhões, tornando-se uma das obras de arte mais caras da história.

Atualmente, é possível comprar obras famosas e renomadas por meio de leilões, que acumulam quantias milionárias, ou também podem ser adquiridas na Crypto.com/NFT, plataforma especializada com milhares de produtos artísticos digitais acessíveis com criptomoeda. É importante destacar que o NFT também é um investimento e, como tal, possui uma trajetória de rentabilidade, conforme o sistema de avaliação do produto.

Em pesquisa realizada pela Crypto.com no Brasil com mais de duas mil pessoas, foi identificado que um em cada três brasileiros (37%) espera comprar ou receber de presente uma NFT.

Sobre a Crypto.com:

Fundada em 2016, a Crypto.com atende hoje mais de 10 milhões de clientes com o aplicativo de criptomoedas de mais rápido crescimento do mundo, em conjunto com o cartão Crypto.com Visa. A Crypto.com NFT é a principal plataforma para coletar e trocar NFTs cuidadosamente selecionadas nos mundos da arte, design, entretenimento e esportes.

A Crypto.com é construída sobre uma base sólida de segurança, privacidade e conformidade e é a primeira empresa de criptomoeda do mundo a ter ISO/IEC 27701:2019, Nível 3 de CCSS, ISO/IEC 27001:2013 e PCI: DSS 3.2.1, Nível 1 de conformidade e independentemente avaliada no Nível 4, o mais alto nível para estruturas de privacidade e segurança cibernética da NIST.

Com mais de 3.000 pessoas em escritórios nas Américas, Europa e Ásia, a Crypto.com está acelerando a transição global para as criptomoedas. Mais informações: https://crypto.com

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!