NÍKOLAS OLEGÁRIO: O empreendedorismo jovem que ajuda o Gerente Geral do Grupo Olegário no processo de sucessão

NÍKOLAS OLEGÁRIO: O empreendedorismo jovem que ajuda o Gerente Geral do Grupo Olegário no processo de sucessão

NÍKOLAS OLEGÁRIO: O empreendedorismo jovem que ajuda o Gerente Geral do Grupo Olegário no processo de sucessão

Aos 25 anos, Níkolas Olegário assume uma posição desafiadora dentro da empresa familiar fundada pelo pai, Ivanor Olegário. Como gerente geral do grupo Olegário, o qual comporta seis empresas, ele acredita que um dos maiores obstáculos das empresas familiares no Brasil é a sucessão.

Em nosso país, empresas gerenciadas por famílias são considerados um dos pilares da economia. Apesar disso, pesquisas apontam que de cada 100 empresas familiares abertas e ativas, apenas 30 sobrevivem à primeira sucessão. Este é um dado que o jovem empreendedor vem buscando mudar. Fundado em 1989, o Grupo Olegário é constituído por empresas envolvidas com o ramo automotivo. Sediado em Joinville/SC, o Grupo dispõe de Soluções na área de mecânica, funilaria, pintura, vendas de automóveis, pós-venda, rastreamento via satélite e combustíveis.

No Alto Vale o grupo possui a concessionária Caoa Chery em Rio do Sul e um posto de combustíveis em Ituporanga. Em breve, será inaugurado outro posto em Rio do Sul, com diferencias como vila gastronômica, cafeteria gourmet e serviços diferenciados.

INÍCIO DA VIDA PROFISSIONAL

“O grande desafio das empresas familiares é a sucessão. E eu fui introduzido naturalmente pela minha idade. Aos 16 anos iniciei na empresa, era um desejo do meu pai”, relembra o jovem, que iniciou pela base na lavação de veículos. A metodologia do Sr. Ivanor Olegário é de que para gerenciar é preciso conhecer todos os departamentos e, com isso, o filho aprenderia a administrar como um todo.

A paixão por carros incentivou Níkolas a enfrentar o desafio. “Quando criança meu parque de diversões era a mecânica do meu pai”. Criado em meio a área automotiva, começou a trabalhar aos 16 anos na lavação, tornou-se auxiliar mecânico e depois mecânico – função que ocupou durante três anos. Neste período ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina, para cursar Engenharia Automotiva. Em 2015 teve a oportunidade de estudar o 3º ano do curso na universidade do estado de Minnesota/EUA, e ao retornar ao Brasil em 2016 enfrentou a primeira crise econômica. “Era o início da crise, estava ruim de serviço, e a mão de obra operacional estava saturada. Foi então que ingressei no administrativo do Grupo Olegário”, relembra.

Trabalhando como garantista por um período, logo Níkolas se tornou gerente da unidade mecânica e, posteriormente, gerente geral do Grupo Olegário. Atualmente, o jovem empresário coordena gerentes de todo o grupo e divide seu tempo entre Joinville, Rio do Sul e Ituporanga. “Nosso grupo é composto por seis CNPJs, e isso demanda uma visão macro de tudo”.

DESAFIOS

Muitos desafios apareceram na carreira do jovem empreendedor, que sempre se questionou sobre a decisão. “Eu me perguntava se para ser empreendedor eu precisaria abrir minha própria empresa. E, se eu aceitasse a sucessão, se eu ficaria a sombra do meu pai. Mas, hoje entendo que este é o meu lugar e posso empreender aqui. Se não fosse assim, todo o trabalho e esforço que a família fez até agora, não faria sentido”, afirma.

Diante dos desafios, Níkolas buscou especializar-se em gestão de pessoas, por acreditar que mesmo na empresa mais automatizada, as pessoas ainda são o problema e a solução. “Hoje vejo que a nossa empresa é uma grande faculdade e me tornei um professor. Essa metodologia já era aplicada na Olegário e aprendi que não realizamos um trabalho engessado, tradicional, mas que estamos em constante transformação. E pela gestão participativa que aplicamos, nossos colaboradores são estimulados a fazer parte dessa evolução de maneira ativa e tornando-se um empreendedor dentro da sua função. Acreditamos que cada pessoa tem algo para agregar. Ninguém é um robô aqui. Todos realizam as suas tarefas entendendo o motivo e objetivo delas”, complementa.

Essa gestão, segundo Níkolas, faz parte da sua geração. “Antigamente era uma hierarquia, tudo verticalizado. Hoje as empresas buscam a horizontalidade, com um sentimento de igualdade. Isso é uma transformação das empresas que precisei introduzir no nosso grupo com o intuito de alinhar a metodologia da empresa com os novos comportamentos da geração atual”.

Níkolas acredita que outro desafio seja provar que está no cargo por mérito, não por ser filho do fundador. “As pessoas querem deixar um legado na terra. Eu não quero deixar o legado da minha família acabar, ou terceirizar isso, não faria sentido. Porém, provar que não estou aqui por ter uma posição privilegiada é difícil. Diariamente preciso provar minha capacidade e competências aos outros e a mim mesmo”.

Mas, o maior desafio para o jovem é saber separar assuntos da empresa com os familiares. “Desafios da sucessão são naturais, pois não existe distinção clara entre família e trabalho. Os assuntos se misturam e por mais que tentamos fazer essa separação é muito difícil. Tenho aprendido isso, é um desafio grande saber o momento de cada coisa. Estamos sempre pensando no trabalho e o assunto acaba surgindo mesmo nos momentos de lazer.'’

VIDA PESSOAL

Por ser tão dedicado e viver diariamente essa paixão, Níkolas não sabe se desligar totalmente do trabalho. Por isso, diferente do pai, o jovem empreendedor tenta não trabalhar aos finais de semana, pois acredita que a pausa deve existir. “Eu preciso de um tempo para um descanso mental. É saudável e faz eu arejar as ideias, deixando espaço para novas. Às vezes acontece, mas sei administrar isso como exceção”.

Nos momentos de lazer gosta de praticar esporte e também reunir os amigos para momentos de descontração. “Inconscientemente estou sempre ligado ao meu negócio. Quando reúno amigos sempre pergunto quais carros eles têm, por que escolheram aqueles, se estão satisfeitos. São assuntos pertinentes e que sempre tem relação com o meu negócio pois trabalho com o que eu amo e gosto”, finaliza.

E-mail: nikolas@olegario.com.br

Fone: 47 3437-2322

www.olegario.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!