Nova pesquisa mostra as 20 marcas mais lembradas pelos brasileiros na Pandemia COVID-19

Atualização mostra a importância das marcas frente a sociedade e as ações sociais realizadas para a comunidade

Nova pesquisa mostra as 20 marcas mais lembradas pelos brasileiros na Pandemia COVID-19

Atualização mostra a importância das marcas frente a sociedade e as ações sociais realizadas para a comunidade

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, entrevistou 7076 pessoas divididas em sete ondas no período de 15 de fevereiro a 20 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. A metodologia usada foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo Grupo Croma 1*. Padrões comportamentais e a grande preocupação frente a pandemia são os destaques desta nova onda, bem como o surgimento de novas marcas lembradas pelos brasileiros.

Aparente estabilidade diante do caos. Embora a população esteja ainda muito preocupada (72%) com o Covid-19, nota-se uma tendência de queda nesse sentimento, bem como na expectativa de que a pandemia afete negativamente a economia mundial. A nova rotina imposta pela pandemia abre brechas para uma redução em sua intensidade. Houve queda no percentual daqueles que lavam tudo o que entra em suas casas (de 72% para 65%) e também na prática de home office (de 56% para 47%).

Boa parte da população dispensou também os serviços realizados pelas empregadas domésticas (36%) assumindo as atividades. O serviço de entrega de comida continua para pouco mais de 1/3 dos entrevistados. Viagens (79%) e investimentos (51%) estão sendo muito impactados pela pandemia,obrigando empresas do setor a tomar medidas para amenizar os efeitos em seus negócios. 

A máscara facial torna-se mais presente e mais da metade dos entrevistados afirma que passou a utilizá-la, enquanto o álcool em gel passou a fazer parte da rotina de quase todos os entrevistados (96%). Destaque para a força que os mercados de bairro vêm adquirindo nesse momento, com 52% dizendo que passaram a fazer compras nesse formato após o início do isolamento social. Compras de alimentos e medicamentos on-line ou por telefone estão contribuindo para o isolamento social. 

Os canais de streaming vídeo (76%) e áudio (46%) continuam em crescimento durante a pandemia, visto que as empresas continuam a oferecer benefícios e programação exclusiva especialmente para as crianças. Os aplicativos de transporte tiveram pequeno aumento de (10%) para (12%), nos últimos 15 dias. 

Entre as marcas citadas positivamente pelo posicionamento frente à pandemia, Ambev continua como o principal destaque por suas ações de produção de álcool em gel e máscaras faciais em pet, mas Magalu ganhou relevância com suas ações junto à sociedade com doações de equipamentos, ações junto aos colaboradores como manutenção de emprego e reforço no auxílio-creche, e também pela atuação de seu marketplace oferecendo portfólio diversificado, inclusive com itens alimentares e entrega rápida, suprindo o aumento da demanda ocasionada sobre outros varejistas do setor.

A lista de marcas mais lembradas nesta nova onda de pesquisa realizada pelo Grupo Croma sofreu alteração. Segue a lista das 20 marcas mais lembradas:

 

POSIÇÃO

BASE RESPONDENTES (1002 CASOS)

%

Ambev

12%

Magalu

9%

Itaú

6%

Ypê

5%

Americanas

4%

Natura

4%

Santander

4%

Carrefour

3%

O Boticário

3%

10º

iFood

3%

11º

Bradesco

3%

12º

Globo

3%

13º

Nestlé

3%

14º

Renner

2%

15º

Cacau Show

2%

16º

Banco do Brasil

2%

17º

Caixa

2%

18º

Claro-NET

2%

19º

McDonald´s

2%

20º

Netflix

2%

1* Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights.

Onda 1: 19/02/2020 (n = 1.013)

Onda 2: 04/03/2020 (n = 995)

Onda 3: 18/03/2020 (n = 965)

Onda 4: 23/04/2020 (1005)

Onda 5: 30/03/2020 (1014)

Onda 6: 05/04/2020 (1082)

Onda 7: 12/04/2020 (1002)

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