CEO's Club expande fronteiras com lançamento de embaixada em Salvador
Atualização mostra a importância das marcas frente a sociedade e as ações sociais realizadas para a comunidade
Nova pesquisa mostra as 20 marcas mais lembradas pelos brasileiros na Pandemia COVID-19
Atualização mostra a importância das marcas frente a sociedade e as ações sociais realizadas para a comunidade
O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, entrevistou 7076 pessoas divididas em sete ondas no período de 15 de fevereiro a 20 de abril de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. A metodologia usada foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo Grupo Croma 1*. Padrões comportamentais e a grande preocupação frente a pandemia são os destaques desta nova onda, bem como o surgimento de novas marcas lembradas pelos brasileiros.
Aparente estabilidade diante do caos. Embora a população esteja ainda muito preocupada (72%) com o Covid-19, nota-se uma tendência de queda nesse sentimento, bem como na expectativa de que a pandemia afete negativamente a economia mundial. A nova rotina imposta pela pandemia abre brechas para uma redução em sua intensidade. Houve queda no percentual daqueles que lavam tudo o que entra em suas casas (de 72% para 65%) e também na prática de home office (de 56% para 47%).
Boa parte da população dispensou também os serviços realizados pelas empregadas domésticas (36%) assumindo as atividades. O serviço de entrega de comida continua para pouco mais de 1/3 dos entrevistados. Viagens (79%) e investimentos (51%) estão sendo muito impactados pela pandemia,obrigando empresas do setor a tomar medidas para amenizar os efeitos em seus negócios.
A máscara facial torna-se mais presente e mais da metade dos entrevistados afirma que passou a utilizá-la, enquanto o álcool em gel passou a fazer parte da rotina de quase todos os entrevistados (96%). Destaque para a força que os mercados de bairro vêm adquirindo nesse momento, com 52% dizendo que passaram a fazer compras nesse formato após o início do isolamento social. Compras de alimentos e medicamentos on-line ou por telefone estão contribuindo para o isolamento social.
Os canais de streaming vídeo (76%) e áudio (46%) continuam em crescimento durante a pandemia, visto que as empresas continuam a oferecer benefícios e programação exclusiva especialmente para as crianças. Os aplicativos de transporte tiveram pequeno aumento de (10%) para (12%), nos últimos 15 dias.
Entre as marcas citadas positivamente pelo posicionamento frente à pandemia, Ambev continua como o principal destaque por suas ações de produção de álcool em gel e máscaras faciais em pet, mas Magalu ganhou relevância com suas ações junto à sociedade com doações de equipamentos, ações junto aos colaboradores como manutenção de emprego e reforço no auxílio-creche, e também pela atuação de seu marketplace oferecendo portfólio diversificado, inclusive com itens alimentares e entrega rápida, suprindo o aumento da demanda ocasionada sobre outros varejistas do setor.
A lista de marcas mais lembradas nesta nova onda de pesquisa realizada pelo Grupo Croma sofreu alteração. Segue a lista das 20 marcas mais lembradas:
|
||
POSIÇÃO |
BASE RESPONDENTES (1002 CASOS) |
% |
1º |
Ambev |
12% |
2º |
Magalu |
9% |
3º |
Itaú |
6% |
4º |
Ypê |
5% |
5º |
Americanas |
4% |
6º |
Natura |
4% |
7º |
Santander |
4% |
8º |
Carrefour |
3% |
9º |
O Boticário |
3% |
10º |
iFood |
3% |
11º |
Bradesco |
3% |
12º |
Globo |
3% |
13º |
Nestlé |
3% |
14º |
Renner |
2% |
15º |
Cacau Show |
2% |
16º |
Banco do Brasil |
2% |
17º |
Caixa |
2% |
18º |
Claro-NET |
2% |
19º |
McDonald´s |
2% |
20º |
Netflix |
2% |
1* Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights.
Onda 1: 19/02/2020 (n = 1.013)
Onda 2: 04/03/2020 (n = 995)
Onda 3: 18/03/2020 (n = 965)
Onda 4: 23/04/2020 (1005)
Onda 5: 30/03/2020 (1014)
Onda 6: 05/04/2020 (1082)
Onda 7: 12/04/2020 (1002)