FashionModa

Os impactos do coronavírus na indústria da moda

Os impactos do coronavírus na indústria da moda

indústria da moda foi um dos 3 setores mais impactados pela pandemia do coronavírus no Brasil, ao lado da aviação e do turismo. O motivo é o fechamento do comércio e o distanciamento social, que fez com que as pessoas não comprassem mais roupas para sair.

Por isso, toda a relação de consumo mudou. Mesmo quando com o início da vacinação,  as incertezas são muitas – assim como as transformações profundas ocorridas na sociedade.

Repensar a indústria da moda, portanto, é inevitável. Já estão ocorrendo transformações em várias esferas, mas muitas ainda são sutis. Identificá-las e adaptar o seu negócio hoje é uma questão de sobrevivência.

Eventos presenciais cancelados: a indústria da moda na era digital

Em março de 2020 o mundo ainda entendia e se assustava com a pandemia e a indústria da moda teve que tomar uma decisão drástica. O cancelamento de diversos eventos, entre eles as tradicionais semanas de moda, causou alvoroço – e uma corrida por alternativas.

Afinal, a indústria da moda não pode parar e a criatividade sempre foi o ponto alto. Logo, tendências que rondavam discretas deram um salto em desenvolvimento e surpreenderam o mercado.

Desfiles virtuais, inteligência artificial, ambientes 3D, videoconferências e provadores virtuais logo conquistaram a área, criando novos modelos de interação. Foi a indústria da moda se reinventando mais uma vez.

Foco na saúde e no conforto – em casa

No entanto, não basta ser virtual. O foco na saúde não trouxe apenas a tecnologia como forma de aproximação à distância, mas a valorização do ambiente residencial.

A casa passou a ser o porto seguro, o lugar de lazer e de trabalho. O home office criou novas oportunidades, resgatou valores e ajudou a dar mais humanismo à vida cooperativa.

Surge então uma nova forma de ver a moda, o sentido das roupas e o conforto para ficar mais tempo em casa. O reflexo dessa transformação de valores na forma de consumo é claro.

O vestuário passa a refletir o aconchego, a roupa de trabalho ganha menos formalidade, há um desejo maior por peças duráveis, multifuncionais, básicas.

Os acessórios começam a ser gradualmente banidos por conta da dificuldade de higienização, como brincos, anéis, pulseiras, etc.

Junto com a pandemia, aumenta cada vez mais a preocupação com o meio ambiente e com os impactos da indústria da moda na saúde do planeta.

Faturamento despenca em todo o mundo

O fechamento de lojas, o lockdown imposto em vários países e a proibição de aglomeração fez o faturamento da indústria da moda despencar no mundo inteiro, assim como o da maioria dos setores.

Várias empresas físicas começaram a migrar para o ambiente online e uma infinidade de marcas digitais nativas surgiram, dando novo gás à economia.

Paralelamente, iniciativas de sustentabilidade ganharam mais força, assim como atitudes solidárias e humanitárias, gerando uma forma de comércio humanizada, transparente e eco-friendly.

As redes sociais aumentam o status de integradoras e se tornam o principal meio de divulgação, vendas e consolidação da imagem no mercado, corroborando a identificação de marca das peças.

O discurso de uma indústria da moda menos poluidora, mais sustentável e amiga do planeta sai dos pequenos nichos de avant-garde e começa a se popularizar para atender os novos hábitos de consumo da população.

Novos modelos de relacionamento com o cliente são criados

Após um período de surpresa e estagnação, a indústria da moda começa lentamente uma transformação que caminha para técnicas menos poluentes, maior responsabilidade na utilização dos recursos, mais transparência nos processos produtivos, humanização das relações de trabalho e sustentabilidade.

Estes novos caminhos ainda estão sendo traçados, mas se abrem cada vez mais com atitudes inovadoras de marcas que alavancam a moda circular para sustentar uma economia justa e criativa.

Em um momento em que o contexto global ainda é cheio de incertezas por conta de uma pandemia que não chega ao fim, longa é a estrada para a indústria da moda consciente. No entanto, os primeiros passos já estão sendo dados.

Fonte: www.haco.com.br/blog  e www.haco.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!