Pamplona Alimentos fecha 2024 com faturamento de R$ 2.4 bilhões e crescimento de 8,26% em relação ao período anterior

Ebitda aumentou em 352% e atingiu R$ 186.617 milhões. Resultados positivos foram impulsionados por disciplina financeira da empresa e melhora e aumento de eficiência em processos.
A Pamplona Alimentos, empresa catarinense especialista em carne suína com 77 anos de história, acaba de divulgar o seu relatório financeiro referente a 2024. Os resultados foram positivos. A companhia registrou um faturamento de R$ 2.4 bilhões, o que representa um avanço de 8,26% em relação ao ano anterior.
O EBITDA - Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização - da empresa atingiu R$ 186.617 milhões, o que representa um crescimento de 352.38% em relação ao ano anterior. O resultado se deu, em especial, pela queda no preço das commodities e pelo aprimoramento das granjas integradas de suínos, que possibilitaram redução nos custos de produção.
“O desempenho da Pamplona em 2024 foi impulsionado por ganho operacional. Focamos em otimizar os processos, nos investimentos em inovação visando torná-los mais eficientes. Tais fatores, reforçados pela ampliação do portfólio de produtos, além do valor da moeda estrangeira e redução de custos de grãos, alavancaram os resultados da companhia, que conquistou um lucro líquido em 2024 de R$ 86 milhões. Em 2023, esse valor havia sido de R$ 1 milhão”, apresenta Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da Pamplona Alimentos S/A.
Disciplina financeira
Ainda sobre o exercício de 2024, a geração de caixa operacional atingiu R$ 120 milhões, um aumento significativo de aproximadamente 93% em relação ao resultado do ano anterior. "Esse crescimento expressivo foi impulsionado pela queda nos preços das commodities e pelos aprimoramentos nas granjas integradas de suínos, fatores que possibilitaram uma redução nos custos de produção e fortaleceram a competitividade da companhia no mercado”, destaca a diretora-presidente.
Além disso, o desempenho positivo reflete o direcionamento estratégico adotado pela gestão, que focou na otimização dos processos industriais e no investimento em iniciativas voltadas para valorizar o envolvimento das pessoas em cada etapa do processo produtivo.
Análise dos mercados interno e externo
Em termos gerais, a companhia encerrou 2024 com desempenhos semelhantes nos mercados interno e externo. Combinando estratégias de diversificação, reposicionamento e expansão, a empresa conseguiu atender às demandas específicas de cada região.
No mercado interno, o Brasil demonstrou resiliência e dinamismo, impulsionado por investimentos em tecnologia, inovação e práticas sustentáveis. O setor de suínos se destacou pela diversificação do portfólio de produtos, respondendo ao aumento na procura por itens de alta qualidade, que vão desde cortes in natura até itens processados e premium.
"Diante disso, na Pamplona Alimentos, nós adotamos estratégias como o reposicionamento de preços e a expansão no mix de produtos, com lançamentos como pizzas artesanais gourmet e mantas suínas. Esses itens foram desenvolvidos para atender à crescente demanda por conveniência e qualidade", explica Irani Pamplona Peters.
Enquanto isso, no mercado externo, a companhia ampliou seu faturamento em 25,95% em relação a 2023. Para contribuir com esse crescimento, o destaque foi a ampliação da base de compradores no mercado asiático e o avanço no mercado norte-americano, que recentemente abriu suas portas à carne suína brasileira. "A estratégia de diversificação geográfica impulsionou as oportunidades de negócios e fortaleceu a nossa presença global, contribuindo diretamente para a nossa competitividade internacional", destaca a executiva.
Projeções para 2025
Para este ano, a companhia busca manter o compromisso de expansão da produção, fortalecimento da marca, ampliação de sua presença nos mercados interno e externo, bem como aperfeiçoar sua estrutura de capital. Essa estratégia de crescimento está apoiada na diversificação do portfólio, investimentos em marketing e otimização da capacidade produtiva, além da valorização de produtos de maior valor agregado.
“O cenário para 2025 é promissor, impulsionado por ganhos de eficiência e rentabilidade, além de investimentos contínuos em inovação e expansão. Esses fatores fortalecem a confiança na manutenção de um desempenho positivo ao longo do ano”, finaliza a diretora-executiva da companhia.
Sobre a Pamplona Alimentos
Com 77 anos de tradição, a Pamplona Alimentos S.A., empresa familiar catarinense, atua com a missão de produzir e fornecer alimentos práticos, saborosos, saudáveis e de qualidade para os consumidores brasileiros. Está presente em 26 estados brasileiros e exporta cortes suínos para os principais países em que o Brasil é habilitado. Seu amplo portfólio conta com 14 linhas de produtos que englobam: carne suína temperada e in natura, linguiças defumadas e frescais, defumados, salames, copas, presuntaria e derivados, fatiados, queijos, entre outros. A companhia, que também é detentora das marcas Paraná, Rio Sul e Saudável, tem em seu quadro mais de 3,6 mil colaboradores e é reconhecida pelo investimento constante em inovação direcionado à modernização do parque fabril, otimização de processos industriais e manutenção dos padrões de qualidade de seus produtos.