InovaçãoInovação

Petri Engenharia e Topografia: empresa é pioneira na tecnologia BIM para execução de projetos no Alto Vale

Petri Engenharia e Topografia: empresa é pioneira na tecnologia BIM para execução de projetos no Alto Vale

A história da empresa começou quando os irmãos Marx e Gabriel Petri ainda eram crianças. Eles admiravam o pai, o topógrafo aposentado Matias Petri, que diariamente relatava sua rotina de projetista. “Acompanhamos ainda quando crianças a construção da nossa nova casa, projeto  elaborado por nosso pai”, afirmam os irmãos.

Marx, o filho mais velho, começou a trajetória na engenharia em 1999, para suprir a demanda de projetos topográfico do pai. Aprendeu a trabalhar com o AutoCAD, na época ainda na versão R14, projetos que até então ainda eram executados em prancheta com caneta nanquim. Gabriel iniciou na engenharia em 2008, aprendendo com Marx a projetar com o Software.

Os irmãos trabalharam em uma grande construtora da região, adquirindo muita experiência na área. Em 2016 os irmãos Petri, já com uma boa carga de experiência em projetos e na construção civil, decidem seguir o próprio caminho, inaugurando a Petri Serviços de Engenharia Ltda, empresa que atua desde então nos seguimentos de construção, em projetos topográficos, projetos de edificações, gerenciamento e execução de obras dos mais variados portes.

Em 2019 a empresa ganhou um novo sócio, o empresário e coach Edson Morais. Com vasta experiência em grandes empresas e multinacionais, o paulista chegou à Rio do Sul para atuar na área de consultoria e desenvolvimento pessoal. “Conheci o Gabriel e começamos a trabalhar isso na empresa. E com o tempo surgiu a ideia de uma sociedade”, comenta.

A vasta experiência do empresário – que é formado em Marketing – veio para contribuir com a Petri, que há tempos buscava se desenvolver na área comercial.

A REVOLUÇÃO BIM

Buscando o que há de melhor e mais moderno para atender os clientes com eficiência, a Petri implementou o Building Information Modeling (BIM), um novo conceito ao modelar projetos.

O BIM ainda é uma novidade no jeito de abordar o planejamento de empreendimentos, capaz de integrar todas as suas etapas. Diferente da execução dos projetos em AutoCAD, através do BIM não são feitos cortes e elevações separadas e desconectadas. “Este é um modelo que integra todas as informações relevantes. A modelagem com o conceito BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final, fornecendo informações aprofundadas sobre cada detalhe e que podem ser utilizadas por todos os profissionais envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais”, explica Marx, que é especialista na área.

O BIM permite que vários profissionais trabalhem no projeto no mesmo arquivo, adicionando dados que competem a sua especialidade e as atualizações ocorrem em tempo real. Resumindo, em um projeto apenas em 3D, tem-se uma simples versão do que foi desenhado em 2D, mas em um projeto modelado em BIM é possível ter as informações inseridas em cada objeto, ou seja, que contenha informação agregada.

Por exemplo, ao selecionar uma porta, pode-se obter informações de altura, espessura, sentido de abertura, material, cor, fabricante, custo, etc. “Outra função que o BIM oferece é detectar erros ou compatibilizar projetos”, destaca. Isso significa confrontar informações de partes diferentes de um planejamento para ver se há algum erro de projeto. “É possível identificar confrontos entre projetos arquitetônicos e elétricos, para ver se não há nenhuma tomada atrás de uma porta ou qualquer outro problema que poderia acontecer”, complementa Gabriel.

SERVIÇOS

A Petri trabalha com execução, gerenciamento e acompanhamento de obras das mais diversas. Os profissionais possuem experiencia no gerenciamento de obras de grande porte, trazendo mais segurança para os clientes. “Nós cuidamos de tudo na obra, desde as compras com eficiência e redução de custos, até os cuidados nos serviços executados pelos seus pedreiros”, afirma Marx.

A topografia é outro serviço oferecido pela empresa, que possui mais de 30 anos de experiência na área. Ideal para quem está comprando ou vendendo um terreno, querendo construir e saber se a obra está posicionada no local certo, ou com dúvidas na sua extrema. A Petri realiza desmembramento, levantamento topográfico, retificação de área, usucapião, alinhamento e nivelamento, cálculo de volume, projeto de loteamento e condomínios, locação de obras, georreferenciamento e geoprocessamento, terraplanagem, avaliações e perícias.

Na área de projetos, a Petri busca a melhor solução para realizar o seu sonho. Atua na área de projetos arquitetônicos, estruturais, hidrossanitários, elétricos, preventivos e topográficos.

INFORMAÇÕES:

Rua Prefeito Raulino Rosar, 140 - sala 06, Jardim América, Rio do Sul/SC

Telefones: (47) 98804-5555 e

(47) 3300-1056

E-mail: contato@petriengenharia.com

www.petriengenharia.com

Facebook: Petri Engenharia e Topografia

Instagram: @petriengenharia

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!