Pietra Confecções: a menina que busca ser excelente em tudo que faz

Crédito: Tiago Metzger

Pietra Confecções: a menina que busca ser excelente em tudo que faz

A Pietra Confecções nasceu em 2006 de um sonho da empresária Lilian G. Koslowski Luiz, de ser independente. E, com muita determinação, acreditando na busca constante por aprendizado e melhorias, a empresa se consolidou no Alto Vale.

A escolha do nome Pietra se deu por ser “a menina” da empresária. “Este era meu sonho. E como tal, merecia todo cuidado, dedicação e amor”, ressalta. De uma garagem pequena em Agrolândia/SC e com cinco colaboradores, a Pietra passou para um galpão de 550 m², com 54 colaboradores. “Nosso início trouxe uma soma de desafios e aprendizado imediato, lidando com clientes de São Paulo na costura do jeans e na produção de materiais diferenciados”, explica Lilian.

Com mais segurança nas mãos, a empresa passou a produzir para a Malwee. Em pouco tempo, passou do jeans para o tecido plano, pensando em peças infantis. “Compartilhamos alguns sonhos, entre eles, costurar para marcas reconhecidas no Brasil”.

Trabalhar para grandes marcas trouxe novos desafios. O principal deles, foi manter o profissionalismo e aprender um pouco mais a cada novo trabalho. E isso, criou o jeito de ser da Pietra.

Atualmente  a empresa produz peças diferenciadas para as marcas Hering e Dzarm, onde se desenvolveu muito através dos treinamentos dos profissionais disponibilizados pela Cia. Hering, metodologias e cursos específicos  oferecidos  pela Fundação Hermann Hering.

Um dos programas que estimulou a inovação foi o Encadeamento Produtivo, realizado pela Fundação Hermann Hering e SEBRAE Nacional, que incentivou a Pietra a olhar para dentro. “O programa ajudou a nos desenvolvermos, melhorando a produtividade, qualidade e gestão sustentável, e isto com pouco investimento financeiro. Estes programas exigem a dedicação do empresário e a colaboração da equipe”, afirma Lilian.

Na trajetória de inovação da empresa, com o apoio do IEL/SC, entidade pertencente à FIESC participou do programa Inova Mais Indústria e também do Programa Embarque Imediato do SESI e FIESC Alto Vale do Itajaí investindo na  inovação  organizacional, por meio do desenvolvimento das lideranças.

O lema “juntos vamos mais longe”, se aplica na gestão da Pietra, com parceiros em projetos de treinamentos, elaboração de laudos e cumprimentos do Compliance, citando o SESI e o SEBRAETEC, que viabilizam e facilitam os processos, assim, alcançamos a certificação da ABVTEX mais uma vez este ano.

A Pietra Confecções também foi agraciada com o Prêmio Abra, uma ação da Fundação Hermann Hering de reconhecimento pela implementação das melhores práticas de qualidade, Compliance e gestão do negócio.

Em 2018, a cadeia de confecções nacional de fornecedores da Cia Hering, participou do ranking desta iniciativa, e a Pietra foi reconhecida como fornecedor Ouro Master da região Sul.

RECONHECIMENTOS

Um grande marco para a Pietra foi o reconhecimento através do Programa Global de Certificação GPTW (Great Place to Work – Ótimo Lugar Para Trabalhar). A porcentagem mínima da pesquisa de favorabilidade exigida pelo prêmio é 70% e a Pietra alcançou 90%.

“Nós já tínhamos conquistado o Prêmio Abra, da Fundação Hermann Hering. Então, decidimos buscar uma avaliação externa e colocamos como visão para 2022 sermos a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina”, contou Lilian.

Os resultados já começaram a aparecer. “Foram várias ações, durante anos, para fazer diferente com poucos recursos. Não sou costureira, mas ouvia as queixas da equipe, e procurava fazer algo para melhorar. Temos a ginástica laboral, comemorações festivas, ações sociais para a comunidade e colaboradores, entre outras atividades. Há um engajamento e valores morais, que transformam a equipe numa família e torna o trabalho mais humanizado. A direção é enxuta, o que facilita a transparência e agilidade na gestão do negócio”, acrescentou a empresária.

O GPTW permite, por meio de pesquisa e diagnóstico do clima organizacional, a medição de forma prática da percepção dos funcionários em relação à empresa. A participação no programa garante a entrega do resultado da pesquisa para trabalhar ações internas. A empresa também tem seus esforços reconhecidos, com a visibilidade do selo digital de certificação.

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

A empresária não cansa de buscar conhecimento – tanto pessoal quanto para a equipe – e frequentemente participa e promove cursos e treinamentos. Tudo isso gera muito mais do que produtividade, gera valores e faz da Pietra uma referência em toda a região.

Há cerca de um ano a empresária abriu outra unidade, a Hellena Confecções, em Atalanta/SC, e dá continuidade ao excelente trabalho que tem feito em Agrolândia.

Essa é a Pietra, a menina que busca ser excelente em tudo que faz: produtos, relacionamentos, carreira e sonhos.

Informações:

Instagram: pietraconfeccoes

Facebook: Pietra Confecções

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!