NegóciosVeículos

Posto do Encontro é EletroPosto: estabelecimento de Rio do Sul é pioneiro na instalação de recarga rápida para carros elétricos

Posto do Encontro é EletroPosto: estabelecimento de Rio do Sul é pioneiro na instalação de recarga rápida para carros elétricos

Eles não são novidade no mercado, mas só agora estão em alta: os carros híbridos e elétricos. E, pensando em facilitar a vida dos proprietários destes veículos, o Posto do Encontro, de Rio do Sul/SC, se tornou o primeiro EletroPosto do Alto Vale, instalando a tecnologia necessária para o abastecimento destes veículos.

Mas, você sabe a diferença entre eles? Cada motor tem funções diferentes, sendo que no híbrido convencional o sistema carrega uma bateria enquanto o carro anda. Quando a bateria carrega o sistema elétrico é acionado e o carro para de consumir combustível. Apesar de poluírem menos, esses veículos não são incluídos na categoria dos elétricos pela Agência Internacional de Energia. As baterias são de curta autonomia e podem permitir uma condição em modo totalmente elétrico até um máximo, por norma, de 2 km, mediante o nosso estilo de condução, como no tipo de aceleração e velocidade de circulação (geralmente não mais de 50 km/h).

Já os carros híbridos plug-in fazem parte do grupo de elétricos. Eles giram com combustível e energia. Estes veículos permitem que a bateria seja recarregada até mesmo em uma tomada convencional como a de casa, com um pouco mais de tempo. O carro só gasta gasolina quando está de bateria zerada.

Com baterias de maior capacidade, os híbridos já permitem circular distâncias significativas de forma totalmente elétrica. Mas isto depende de marca para marca e varia também consoante os modelos, mas, por exemplo, já existem veículos que anunciam uma autonomia elétrica de 25/30 km, chegando aos 50/60 km. Neste caso, os veículos possuem tomada de carregamento para as baterias.

Existem ainda os carros totalmente elétricos. Sendo que os que estão à venda atualmente conseguem andar em média 90 e 300 km até precisarem de novas recargas. Existem ainda os carros com motores elétricos movidos a células de hidrogênio. Se essas células vierem de uma fonte renovável o carro é praticamente de emissão zero. Mas essa tecnologia ainda é bem restrita e disponível apenas em algumas localidades.

De acordo com o empresário Sérgio Medeiros, proprietário do Posto do Encontro, é necessário adaptar-se a essas mudanças tecnológicas. “Isso está acontecendo no mundo. E resolvemos agir mais rápido, já que este é o caminho. Os carros elétricos estão chegando rapidamente e praticamente todas as montadoras têm um veículo híbrido e até totalmente elétrico”.

Diante dessa necessidade do mercado, o empresário apostou no novo espaço, ampliando assim a capacidade de abastecimento. “Hoje nosso estabelecimento dispõe de sete opções para abastecer veículos: GNV, Diesel S-500, Diesel S-10, gasolina original, gasolina Dt-Clean, gasolina Octapró e energia para carros híbridos e elétricos com rapidez”.

Agora, motoristas de Rio do Sul e região, e viajantes que trafegam por aqui, contam com mais essa facilidade e com um preço bem atrativo. “O custo para carregar um veículo híbrido vai a média de R$ 5 a R$ 10”, afirma o empresário.

Para saber mais, acesse as redes sociais do Posto do Encontro (Facebook/ Posto do Encontro e Instagram @postodoencontro), ou visite e confira de perto essa novidade. O Posto do Encontro está localizado às margens da BR 470, no Km 141, nº 6867, no trevo de Rio do Sul.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!