Dekor Design de Interiores: projetos com afetividade, essência e propósito
A Ramarim, indústria calçadista de Nova Hartz/RS com unidades em Sapiranga/RS e Jequié/BA (2), recebeu a recertificação no Origem Sustentável no seu nível máximo, o Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos). A entrega ocorreu no dia 6 de fevereiro, na matriz da empresa, e contou com as presenças da diretoria e equipe da Ramarim e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.
Destacando o engajamento de uma equipe multidisciplinar no processo de recertificação, o CEO da empresa, Marçal Müller, ressaltou a importância da chancela do Origem Sustentável para o grupo. Atualmente, quase toda a matéria-prima utilizada pela indústria, que tem capacidade produtiva diária para 55 mil pares de calçados, é reaproveitada. Segundo o supervisor de SESMT da empresa, Gerson Luis Wirth, as matérias são recicladas ou enviadas para coprocessamento, onde são transformadas em cimento. “Hoje, 100% da borracha, da espuma e do EVA utilizados na produção retornam para o parque fabril e dão origem a componentes para montagem de novos calçados”, explicou Wirth, destacando que o grande desafio atual é a reciclagem de laminados sintéticos, que fica em torno de 20%. “O nosso objetivo é aumentar esse índice nos próximos anos”, acrescentou.
Além do reaproveitamento de matéria-prima, a Ramarim tem como destaques a gestão de recursos hídricos, com adaptações nas unidades visando a economia de água e uma estação de tratamento de esgoto na unidade de Nova Hartz, e o uso de energia limpa adquirida no Mercado Livre em todas as suas plantas.
Diferencial de competitividade
Na oportunidade, Ferreira ressaltou que o Origem Sustentável, além de ser importante para a preservação ambiental e dos direitos humanos, é um diferencial competitivo para as empresas em função dos ganhos de imagem perante um consumidor mais atento e exigente. “A certificação pelo programa, como todos sabem, é uma ferramenta importante para competir internacionalmente, principalmente diante da produção asiática, que não conta com práticas de ESG”, destacou.
Origem Sustentável
O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.