InovaçãoInovação

Rede catarinense aposta em marketplace para atender a demanda do varejo, no final do ano

Rede catarinense aposta em marketplace para atender a demanda do varejo, no final do ano

Às vésperas da Black Friday, ações inovadoras ganham espaço na mídia e no olhar do consumidor brasileiro. Uma pesquisa realizada pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) constatou que 52% dos brasileiros devem comprar produtos na Black Friday. Por conta disso, a associação acredita que há uma oportunidade para o varejo, principalmente do e-commerce, que consegue atender a demanda de quem prefere mais comodidade.

De olho neste movimento, a companhia catarinense Almeida Junior, líder na indústria de shopping centers no Sul do Brasil, acaba de lançar o AJPlace, uma plataforma que reúne mais de 2.000 lojistas dos seis shoppings da rede em Santa Catarina, além de outros de marcas nacionais e internacionais que ainda não estão presentes nos shoppings da rede e no Estado.

“Com a chegada da pandemia vimos a importância do varejo se posicionar nos meios digitais para alcançar venda. Quem estava preparado em março, continuou vendendo produtos, quando o comércio precisou ficar fechado, garantindo emprego para os funcionários. Para o final de 2020 e início de 2021, o consumidor brasileiro passou a valorizar a praticidade e passou a comprar online. O mercado já mudou, agora é preciso se adaptar para garantir as melhores oportunidades.”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

Para atender a demanda dos pedidos, a rede catarinense construiu delivery hubs e drive thrus nas garagens de todos os shoppings, além de pick up points (pontos de retirada) nos empreendimentos. Os clientes têm a opção de retirar ou receber os produtos em casa em embalagens personalizadas em até 24 horas para as regiões norte e sul de Santa Catarina, e até 3 dias para outros estados.

“Colocamos o pé no acelerador e em menos de seis meses concluímos o projeto do AJPlace. Para isso, contratamos pessoas com experiência comprovada e nos cercamos das melhores empresas nacionais fornecedoras de serviços de tecnologia e logística. Estamos fazendo o “go live” na agenda mais importante do varejo - Black Friday e Natal - com uma plataforma de vendas pioneira no Brasil na indústria de shopping centers, inaugurando um ecossistema corporativo único com a digitalização dos nossos lojistas.”, diz o CEO da rede de shoppings, Jaimes Almeida Junior.

O AJPlace faz toda gestão do processo da venda dos produtos: catálogo e estoque, gerenciamento de pedidos, logística, contrato com adquirente com parcelamento em até 12 vezes aos consumidores e desconto de recebíveis aos lojistas com baixos custos, seguro anti-fraude e outros serviços essenciais completando todo o ciclo da operação on-line.

Os shopping centers da rede Almeida Junior recebem em média 6 milhões de pessoas ao mês e apostam forte na jornada omnichannel do consumidor. Para o cliente, a facilidade está na compra a um clique, seja através do site ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS com entrega rápida e o acesso a produtos de qualquer um dos shoppings, independente da cidade onde esteja. 

“Ao longo de 2020, com a chegada da pandemia, pudemos ver o sucesso de empresas que já estavam consolidadas no meio digital e uma oportunidade de acelerar os processos de quem ainda não estava preparado. Estes avanços serão fundamentais para a construção do futuro do varejo que tanto discutimos nos nossos eventos. Desejo muito sucesso ao grupo Almeida Junior!”, finaliza Nabil.

Sobre a ALSHOP

A ALSHOP integra o movimento lançado pelo Instituto Unidos Pelo Brasil que incentiva a reativação responsável da economia do país, bem como a geração de emprego e renda. O Unidos Pelo Brasil tem apoio de mais de 30 entidades ligadas ao comércio e ao setor produtivo, além de 60 empresários. Site www.institutounidospelobrasil.com.br e @institutounidospelobrasil.

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!