Resultados do projeto Governo Sem Papel de SC são reconhecidos em premiação

Softptlan venceu prêmio CERTI de Inovação por digitalização de toda a operação de processos administrativos do governo de Santa Catarina

Resultados do projeto Governo Sem Papel de SC são reconhecidos em premiação

Softptlan venceu prêmio CERTI de Inovação por digitalização de toda a operação de processos administrativos do governo de Santa Catarina

A superação do desafio de digitalizar toda a operação de processos administrativos do governo do estado de Santa Catarina, nos primeiros 100 dias da nova gestão, este ano, deu à Softplan o Prêmio Certi de Inovação 2019. A honraria foi concedida à empresa na semana passada, na categoria Projeto de Governo de Apoio à Inovação. O case premiado foi o projeto Governo Sem Papel, implementado pela Softplan na administração estadual. Por meio da sua solução Solar BPM, a empresa conseguiu, em três meses, acabar com a tramitação física de todos os documentos produzidos pelo poder executivo. Eles passaram a ser cadastrados e analisados exclusivamente em formato eletrônico. Um investimento que já tem como resultados a economia de recursos financeiros e naturais e um salto na qualidade do atendimento ao cidadão.

Os dados disponíveis até agora, referentes aos primeiros cinco meses do projeto, entre abril e setembro, mostram que a eliminação do papel já gerou uma economia de aproximadamente R$ 17 milhões aos cofres públicos e evitou o corte de mais de 1.000 árvores. Com a solução da Softplan estendida a todos os órgãos públicos, 9 mil usuários passaram a acessar o sistema diariamente pelo celular ou desktop. Em média, 92 mil assinaturas digitais são feitas, por semana. Três mil somente pelo aplicativo para celular.

"O Prêmio Certi é um reconhecimento pelas diversas conquistas de empresas e instituições no âmbito do Ecossistema de Florianópolis. Certamente, o Projeto Sem Papel foi fundamental para obtermos este prêmio. Importante destacar que o troféu é para empresa inovadora no governo, pelo conjunto da obra e por todos nossos projetos inovadores em governo. Portanto, nossa gratidão a todos", disse Moacir Marafon, sócio-fundador e um dos diretores executivos da empresa, ao subir ao palco para receber o prêmio.

A cerimônia da entrega dos troféus, em dez diferentes categorias, ocorreu no auditório da Softplan, no Sapiens Park, na última quinta-feira. O prêmio, além de reconhecer conquistas de empresas e instituições do ecossistema local, homenageia entidades, estaduais e nacionais, que contribuíram para o sucesso da região nos últimos anos. 

O projeto Governo sem Papel foi iniciado pelo governo do estado de Santa Catarina, em parceria com a Softplan, em janeiro de 2019. A meta era digitalizar todos os processos administrativos e documentos produzidos no âmbito da administração pública estadual direta e indireta nos primeiros cem dias do governo. Para superar o desafio, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) formou um grupo de trabalho para alinhar os objetivos do governo ao Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE) – nome que o produto Solar BPM, da Softplan, tem no governo de SC. O SGPE é um sistema utilizado desde 2011 pelo governo estadual para o acompanhamento dos processos administrativos. 

Além de fornecer a solução de digitalização ao estado, no projeto Governo Sem Papel a Softplan atuou como advisor, auxiliando do planejamento até a execução do projeto. Com o direcionamento estratégico, a decisão e determinação do governo, somados à experiência da Softplan - que há 29 anos atua na transformação digital do setor público -, o desafio dos cem dias foi superado. Desde o início de abril, a gestão dos processos administrativos e documentos estaduais é 100% digital. 

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!