Saúde & BelezaEstética

Rinoplastia Conservadora: uma técnica inovadora que preserva as estruturas do nariz, buscando resultado mais natural e discreto

 Rinoplastia Conservadora: uma técnica inovadora que preserva as estruturas do nariz, buscando resultado mais natural e discreto

A Rinoplastia Conservadora (Preservation Rhinoplasty) é assunto nos maiores eventos especializados da atualidade e está mudando de maneira significativa, para melhor, os resultados estéticos e funcionais da cirurgia plástica de nariz.

Por quase um século a cirurgia plástica do nariz foi realizada de maneira muito agressiva, baseada na retirada de grande quantidade de tecido ósseo e cartilaginoso, o que causava uma recuperação longa, dolorosa, e o aspecto final era artificial e visivelmente identificável. Complicações eram muito comuns e os resultados pouco precisos pois as estruturas eram removidas sem se fixar as cartilagens restantes. Então a ponta poderia rodar muito para cima ou até cair em poucos meses, a válvula nasal entrava em colapso com consequente perda da função do nariz ao ponto da pessoa parecer sempre gripada.

Mas um grande salto de qualidade se deu na última década com a Rinoplastia Estruturada ou “aberta”. Ela veio para dar um resultado mais previsível junto com a melhora importante da função respiratória. E ao se ver diretamente as cartilagens, o cirurgião começou a abordar melhor as regiões como a ponta do nariz.

O que se viu com o tempo foi que o trauma excessivo das estruturas cartilaginosas do nariz com o “montar e desmontar” traria uma perda das suas propriedades e modificando áreas que não precisariam mudanças.

Uma solicitação comum das pessoas que aventam em realizar a Rinoplastia é parecer natural sem chamar atenção para a região. E claro, uma breve recuperação. Trocar o “cortar e retirar” por “manipular e preservar” dá ainda mais previsibilidade e naturalidade para o resultado final.

Quando menor for a agressão as estruturas, menor será o inchaço, menor serão as áreas roxas (muitas vezes nem as terá!), menor o tempo de afastamento (downtime) e menor o tempo de recuperação.

Dimitri Cardoso Dimatos

Médico CRM/SC 13001 RQE 9972

Cirurgião Plástico, especialista em cirurgia plástica de nariz.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Membro Internacional da American Society of Plastic Surgery.

Atende em Florianópolis e em Ituporanga, Santa Catarina.

www.dimitricirurgiaplastica.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!