Rio do Sul é a cidade mais rápida do Brasil para se abrir empresas

Rio do Sul é a cidade mais rápida do Brasil para se abrir empresas

Rio do Sul é a cidade mais rápida do Brasil para se abrir empresas

Dados do governo federal mostram que, no terceiro quadrimestre do ano passado, apenas 21 minutos eram necessários para conseguir um novo CNPJ

Rio do Sul é a cidade brasileira onde se abrem empresas mais rapidamente em todo o país. É o que indica levantamento divulgado pelo Mapa de Empresas, ferramenta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do governo federal, com bases do terceiro quadrimestre de 2022.

Segundo o levantamento, na capital do Alto Vale, leva-se em média 21 minutos para se abrir uma empresa, sendo a mais rápida no Brasil. A segunda colocada é a cidade baiana de Mata de São João, onde um novo negócio é aberto em 39 minutos. O tempo para abertura de empresas no país é, em média, de um dia.

A evolução da agilidade para que o empresário consiga um CNPJ em Rio do Sul é notória nos últimos anos. O mesmo levantamento do Painel Mapa de Empresas em 2019 mostrava que o tempo de espera era de 14 dias. Já no primeiro semestre do ano passado, quando algumas novas ferramentas de sistema foram implantadas pela prefeitura, o prazo ficou menor do que 14 horas.

“Implementamos ferramentas de gestão e tecnologia, além de políticas públicas de desburocratização, atendimento e melhorias para o ambiente de negócios. Nossa Casa do Empreendedor hoje é uma referência nacional de atendimentos e possui muita agilidade. Com certeza é um trabalho de equipe, com amplo estudo e aperfeiçoamento, e que sabíamos que seria questão de tempo até chegarmos a um tempo recorde”, diz o prefeito José Thomé.

Tempo de abertura de empresas

Terceiro quadrimestre de 2022 – Dados: Mapa Empresas

1º - Rio do Sul/SC: 21 minutos

2º - Mata de São João/BA: 39 minutos

3º - Aracaju/SE: 47 minutos

4º - Dias D'Ávila/BA: 2 horas

5º - Nossa Senhora do Socorro/SE: 3 horas e 44 minutos

6º - Foz do Iguaçu/PR: 4 horas e 38 minutos

7º - São José/SC: 4 horas e 39 minutos

8º - Florianópolis/SC: 4 horas e 42 minutos

9º - Criciúma/SC: 4 horas e 44 minutos

10º - Colombo/PR: 4 horas e 58 minutos

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!