Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Município levou o segundo lugar estadual na categoria Sala do Empreendedor e o primeiro lugar na categoria Cidade Empreendedora, sendo o município mais premiado na edição de 2022 da iniciativa. A cerimônia foi realizada ontem (14) em Florianópolis e reuniu mais de 70 prefeitos catarinenses
O Sebrae/SC anunciou na noite desta quarta-feira, 13 de abril, os vencedores da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia foi realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis, e reuniu mais de 70 prefeitos de todas as regiões do Estado, entre outras autoridades. E Rio do Sul foi o município com maior êxito na iniciativa, vencendo em duas categorias.
A cidade conquistou o segundo lugar na categoria Sala do Empreendedor, como projeto da Casa do Empreendedor, e foi a grande vencedora na categoria Cidade Empreendedora, com o projeto Capital de Oportunidades.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.
Foram conhecidos, durante a cerimônia, os gestores públicos municipais que se destacaram em oito categorias: desburocratização, compras governamentais, sala do empreendedor, marketing territorial e setores econômicos, empreendedorismo na escola, governança regional e cooperação, inovação e sustentabilidade e cidade empreendedora.
Nesta edição, Sebrae/SC recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, destaca a importância da iniciativa: “Um projeto não traz resultados de uma hora para outra no município. É importante ter planejamento, execução e controle das ações. É muito esforço. E por isso o reconhecimento nesta noite é tão importante”, comentou Luc.
O 1º lugar estadual em cada categoria – que é o caso de Rio do Sul, na Cidade Empreendedora - concorre na etapa nacional do Prêmio, que vai ser realizada em Brasília, no dia 24 de maio. Além dos vencedores estaduais, foram reconhecidos com um selo de Prefeito Empreendedor todos os gestores públicos que inscreveram projetos que cumpriram todos os requisitos pré-estabelecidos em regulamento.
Sobre os projetos riossulenses premiados
A Casa do Empreendedor já é um marco no município. No espaço, cidadãos podem abrir ou formalizar empresas, tirar dúvidas e realizar diversos serviços relacionados ao seu negócio, além de treinamentos, workshops e palestras. No último mês o espaço liderou o ranking estadual de atendimentos, apoiando 2.345 pessoas.
Já o grande vencedor da categoria Cidade Empreendedora, o projeto Capital de Oportunidades nasceu com o objetivo de potencializar o desenvolvimento econômico local. Dessa iniciativa surgiram uma série de boas práticas e projetos, como a própria Casa do Empreendedor. A desburocratização de processos impulsionou a criação de novos negócios na cidade e o número de empresas quase dobrou desde o início da iniciativa: de 5,2 mil em 2016 para 9,8 mil CNPJs ativos até julho de 2021.
Conheça todos os vencedores da 11ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Desburocratização
1º lugar - Mario Afonso Woitexem, de Pinhalzinho, com o projeto Pinhalzinho + Livre.
2º lugar - Gean Marques Loureiro, de Florianópolis – com o projeto Floripa Mais Simples.
Inovação e sustentabilidade
1º lugar - Dorival Carlos Borga, de Videira, com o projeto Centro de Inovação Videira - Dante Martorano
2º lugar – Volnei José Morastoni, de Itajaí, com o projeto Mov Itajaí
3º lugar – João Rodrigues, de Chapecó, com o projeto Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável.
Sala do empreendedor
1º lugar – André Luiz Moser, de Indaial, com o projeto Sala do Empreendedor – Criando Oportunidades.
2º lugar – José Eduardo Rothbarth Thomé, de Rio do Sul, com o Projeto Casa do Empreendedor Osni Sens.
3º lugar – Robson Jean Back, de São Martinho, com o projeto A Sala do Empreendedor como Agente de Desenvolvimento Socioeconômico
Marketing territorial e setores econômicos
1º lugar – Adriano Bornschein Silva, de Joinville, com o projeto Joinville para as Pessoas
2º lugar – Paulo Henrique Dalago Muller, prefeito e Bombinhas, com o projeto TPA - Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas.
3º lugar – Ricardo Lauro da Costa, de Santo Amaro da Imperatriz, com o projeto Termalismo de Saúde
Empreendedorismo na escola
1º lugar – Clésio Salvaro, de Criciúma, com o projeto Educando para o Futuro
2º lugar – Diogo Francisco Alves Maciel, de Canelinha, com o projeto Formação de Jovens Empreendedores.
3º lugar – Arão Josino da Silva, de Ascurra, com o projeto Ascurra de Oportunidades
Cidade Empreendedora
1º lugar – José Eduardo Rothbarth Thomé, de Rio do Sul, com o projeto Rio do Sul - Capital de Oportunidades
2º lugar – Mário Hildebrandt, de Blumenau, com o projeto Plano de Retomada Econômica
3º lugar – Jorge Augusto Kruger, de Timbó, com o projeto Simplifica Timbó
Compras Governamentais
Nesta categoria, os prefeitos foram reconhecidos apenas com o Selo Prefeito Empreendedor.
Governança Regional e cooperação intermunicipal
Nesta categoria, os prefeitos foram reconhecidos apenas com o Selo Prefeito Empreendedor.