Carolina Pavão: uma trajetória visionária na advocacia e no empreendedorismo
Os dados consideram áreas como saúde, educação, segurança pública, gestão fiscal, entre outros
O Índice de Governança Municipal, elaborado pelo Conselho Federal de Administração, mostra que Rio do Sul é a sétima cidade do Brasil em levantamento nacional que analisa a finanças, gestão e desempenho dos municípios. A classificação da capital do Alto Vale leva em conta dados de diversas áreas e é comparado a dos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e PIB Per Capita acima de R$ 21.650.00. No total, 175 cidades foram incluídas nesta seleção.
Chamado de IGM/CFA, foi lançado em 2016 com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.
De acordo com o prefeito José Thomé, a classificação reflete o momento em que Rio do Sul vive e o esforço da gestão em oferecer melhores serviços para a população. “Temos uma série de atividades voltadas à gestão pública, redução de custos e também a busca constante por mais eficiência. Desta forma, o atendimento do setor público melhora e, consequentemente, a cidade está entre as melhores do país em diversas áreas”, explica.
Os dados do índice consideram áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras. A partir de banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.
Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.
Mais informações em: https://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-6/reset:true