NegóciosMunicípios

Rio do Sul se destaca em ranking criado pelo Conselho Federal de Administração

Rio do Sul se destaca em ranking criado pelo Conselho Federal de Administração

Os dados consideram áreas como saúde, educação, segurança pública, gestão fiscal, entre outros

O Índice de Governança Municipal, elaborado pelo Conselho Federal de Administração, mostra que Rio do Sul é a sétima cidade do Brasil em levantamento nacional que analisa a finanças, gestão e desempenho dos municípios. A classificação da capital do Alto Vale leva em conta dados de diversas áreas e é comparado a dos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e PIB Per Capita acima de R$ 21.650.00. No total, 175 cidades foram incluídas nesta seleção.

Chamado de IGM/CFA, foi lançado em 2016 com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.

De acordo com o prefeito José Thomé, a classificação reflete o momento em que Rio do Sul vive e o esforço da gestão em oferecer melhores serviços para a população. “Temos uma série de atividades voltadas à gestão pública, redução de custos e também a busca constante por mais eficiência. Desta forma, o atendimento do setor público melhora e, consequentemente, a cidade está entre as melhores do país em diversas áreas”, explica.

Os dados do índice consideram áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras. A partir de banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

Mais informações em: https://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-6/reset:true

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!