RIO: PESSOAS, onde a INOVAÇÃO começa

RIO: PESSOAS, onde a INOVAÇÃO começa

RIO: PESSOAS, onde a INOVAÇÃO começa

A inovação está inserida na RIO como um todo. Não apenas em processos e tecnologias, mas também no jeito de trabalhar e no mindset das pessoas. Pra RIO, inovação é de dentro para fora.

A começar pelo modelo de gestão, que é orgânica e participativa. A RIO abriu mão de uma estrutura engessada para um modelo organizacional mais leve, no qual o organograma é desenhado em forma de Avenidas e, dentro desse contexto, existem comitês multifuncionais de trabalho que apoiam o avanço da empresa através de ações.

Por acreditar que a inovação acontece em ambientes que estimulam atitudes protagonistas, a RIO sustenta projetos que incentivam as boas ideias dos colaboradores. É o caso do Grande Projeto da Virada! O foco do programa é promover e reconhecer melhorias nos processos produtivos e administrativos.

Para se ter uma ideia, em 2019 a empresa teve 317 projetos inscritos e estima-se que as implementações resultaram em ganhos financeiros da ordem de 2,5 milhões de reais. As propostas costumam ter diversos níveis de inovação, desde melhorias simples até invenções de novos dispositivos. Em 2020, a empresa aderiu ao uso da Plataforma AEVO de inovação, tornando mais ágil e organizada a inscrição do projeto.

Atualmente, o Comitê Estratégico da RIO participa do curso de Liderança e Inovação no MIT - Massachusetts Institute of Technology, um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo.

A RIO também oportunizou aos supervisores e gerentes MBI em Indústria Avançada pelo SENAI, em parceria com a FIESC, que foi a porta de entrada para o Imersão 4.0, um programa de formação gratuita em Indústria 4.0 aos colaboradores.

Foram 7 módulos sobre tecnologias e processos que estão revolucionando a manufatura para a indústria do futuro, como IoT, Cloud, Manufatura Aditiva, AGV, Robôs, Big Data, Realidade Aumentada, Machine Learning, Sensoriamento e RFID.

Preparar as pessoas para o futuro é fundamental para que acompanhem todo o avanço da empresa em tecnologia. É o caso da robótica colaborativa no setor de usinagem de guias de válvula. O cobot - como são conhecidos os robôs dessa categoria - é capaz de trabalhar lado a lado com um colaborador sem que este corra riscos; o robô possui sensores em suas articulações que, ao tocar o companheiro de trabalho, subitamente cessa seu movimento. O robô é responsável por fazer a carga e a descarga de peças da máquina. Além do aumento da eficiência da célula de trabalho, os ganhos com ergonomia foi o que mais chamou a atenção, pois trata-se de uma operação repetitiva.

Fábrica de Protótipos

Através da utilização de materiais poliméricos para alavancar a produtividade de forma competitiva - e rompendo paradigmas para uma empresa metalúrgica de mais de 70 anos de experiência -, a Fábrica de Protótipos se tornou um novo modelo de negócios da RIO.

Com as dificuldades de prototipar componentes via fundição, a RIO identificou a necessidade de trazer novas tecnologias para facilitar e reduzir custos de desenvolvimento de novos itens. Assim, surgiu a ideia de utilizar a manufatura aditiva na produção de ferramental de fundição.    

Com a aquisição de impressoras 3D para a fabricação de protótipos, o tempo de confecção de protótipos diminuiu cerca de 60%; o tempo de desenvolvimento do ferramental foi reduzido em mais de 80% e houve redução aproximada de 40% no custo de produção. Para se ter uma ideia, um protótipo feito pelo método convencional leva em torno de 25 dias úteis para ser finalizado, enquanto que com a manufatura aditiva leva 7 dias.

A inovação foi implementada em 2019 e vem gerando retornos financeiros positivos devido à agilidade e confiabilidade no processo. Tais fatores atraíram novos clientes e aumentaram a demanda de itens para o mercado de montadoras e ferroviário.

A redução de custos permitiu à RIO investir em seus processos, adquirindo máquinas para melhorar a ergonomia do ambiente fabril e oferecer condições de trabalho mais limpas e seguras.

Aquisição Wirklich

Para acelerar todo esse trabalho com protótipos e alcançar um novo patamar de inovação, a RIO encerra 2020 anunciando o investimento de 50% no capital da empresa Wirklich, de Campo Bom (RS), que é reconhecida no mercado pela atuação no desenvolvimento de polímeros de alta performance.

A parceria estratégica é uma via de mão dupla e respeita o conceito de equidade que acompanha a empresa através das escolhas do fundador João Stramosk ao longo da história. Enquanto a RIO avança no setor ferroviário, a Wirklich amplia sua participação no setor automotivo. Agora, ambas podem oferecer um portfólio mais moderno e completo.

O começo de tudo

A RIO carrega a inovação no seu DNA. Ela surgiu junto com a empresa e com o perfil empreendedor de João Stramosk. De olhar visionário e corajoso, ele ousou investir nos momentos certos e expandir mercado quando percebia a oportunidade. Estava sempre um passo à frente do seu tempo. Não é à que a inovação faz parte da cultura da RIO e é hoje um dos seis princípios que norteiam a empresa. Os ensinamentos de perseverança e fé do seu João são vividos sob o lema, que é uma célebre frase sua: “Ficar parado não é uma opção!”.

Conheça mais sobre a Rio acessando o QR Code abaixo:

WWW.RIO.EXPERT

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!