InovaçãoInovação

Rohden Portas: Inovação em produtos, gestão e tecnologias

Rohden Portas: Inovação em produtos, gestão e tecnologias

Processos de produção com tecnologia moderna conectados a pesquisas, treinamentos constantes e participação em feiras e eventos em todo o mundo faz com que a Rohden Portas se destaque no mundo inteiro.

A empresa está em constante inovação, o que pode ser percebido nos indicadores de desempenho das fábricas. De acordo com o gerente de produção, Odirlei Moratelli, as principais decisões são tomadas com base nestes dados. ““Usamos indicadores para dar direção as nossas ações, os indicadores são as nossas metas, sabemos claramente onde queremos chegar. Medimos a produtividade das linhas de produção através do volume de produção por dia por pessoa, esse é um dos principais indicadores”, afirma.

Sempre em busca das melhores tecnologias para manter os bons resultados em produtividade, qualidade e evitar problemas, a Rohden implementou melhorias constantes na produção. Com a compra de robôs, mudanças de processos e aquisição de máquinas, em oito anos a empresa reduziu o índice de portas que apresentavam problemas. “Em 2012, a cada 100 portas produzidas uma apresentava algum tipo de problema no cliente, hoje, com todas as mudanças e tecnologias implementadas, apenas uma a cada 6000 mil portas apresenta algum problema”, afirma Odirlei.

Busca por tecnologias

Além das mudanças na fábrica, a Rohden busca participar de feiras, acompanhando o que há de mais novo no setor madeireiro. Segundo o gerente de produção, um grande marco na tecnologia de nossos processos foi a aquisição de uma linha de máquinas para o setor de pré-corte, que identifica os defeitos da madeira através de um scaner antes do corte e seleciona as peças por medida e padrão de qualidade. “Antes esse trabalho era manual, demandava muito tempo e os índices de perdas eram maiores. Com essa mudança economizamos cerca 10% da matéria prima naquele estágio de processo e ganhamos aproximadamente 20% no volume de madeira clear – madeira sem defeitos”, destaca.

A automação e inovação norteia as ações da fábrica e, com isso, a produção de portas por pessoa por dia passou de 3,5 em 2008 para 9 em 2020. “Tudo isso foi possível através de melhorias de gestão, processos e tecnologias”, complementa Odirlei.

O transporte dos produtos dentro da fábrica era um dos maiores desperdícios internos. E, para ganhar em produção, a empresa melhorou a logística, aproximando as linhas de produção sempre em busca do melhor Layout das máquinas e melhorando os sistemas de transporte. Com isso as pessoas ficaram mais no ambiente de trabalho e a produção aumentou. “A gestão contribuiu muito para reduzir os índices de refugos e retrabalho. A dez anos tínhamos cerca de 10% de refugos de componentes ao longo dos processos e aproximadamente 12% de retrabalho. Hoje, após essa jornada de melhorias conseguimos reduzir os índices para 3% e 1,5% respectivamente”, aponta.

Automação

Na Rohden Portas de Salete, onde são produzidas as portas para exportação, trabalham três projetistas, cinco mecânicos e um eletricista em tempo integral voltados as melhorias e automações. Grande parte das melhorias nas máquinas são feitas na fábrica, o que gera muito mais agilidade, pois com os profissionais próximos dos processos as dúvidas são sanadas rapidamente e os resultados são mais assertivos.

Com o foco voltado para tecnologia, em 2017 a empresa adquiriu o primeiro robô, para pintura das bordas das portas, gerando uma economia de até 25% em tinta.

No ano seguinte outro robô foi adquirido para o lixamento das portas e, posteriormente um para o empilhamento. De acordo com o gerente de produção, atualmente seis robôs estão em operação, sendo que mais um entrará em funcionamento até o final deste ano e outros quatro foram adquiridos e começarão a operar ainda em 2021. ``Estamos muito satisfeitos com o resultado desses equipamentos, afirma``.

“Nenhuma melhoria é feita sem uma análise de retorno de investimento. Tem muita melhoria que precisa ser sob medida, por isso produzimos muitas delas aqui. Levamos sempre em consideração ergonomia e segurança das pessoas. Fizemos muitas melhorias e investimentos direcionados ao bem estar das pessoas, com colocação de elevadores perto das máquinas, mesas elevatórias”, ressalta.

Inovação em produtos

Constantemente são desenvolvidos novos modelos de portas, conforme a demanda do mercado. A Rohden conta com uma equipe comercial que apura as novidades e ensejos do mercado, informando a equipe de engenharia que atua no desenvolvimento.

“Falando em inovação de produtos, em 2007 desenvolvemos a porta corta fogo para o mercado da Inglaterra. É uma porta que resiste o fogo por 30 minutos, estamos certificados naquele mercado e vendendo esse produto desde então. E já fazem mais de 2 anos que conseguimos certificar as portas Corta Fogo no mercado americano também, nossas vendas tem crescido com essa inovação”, ressalta.

A Rohden Portas

No mercado há mais de 80 anos a Rohden Portas iniciou com o Sr. Samuel Rohden, que aos 18 anos começou reformar móveis antigos e fazer novos produtos.

Hoje, a empresa tem pouca semelhança com a pequena fábrica iniciada em 1938.  Lino Rohden, atual Diretor Presidente da empresa, compartilha uma visão de futuro e uma mentalidade corporativa contemporânea. Com fábrica em Salete e Pouso Redondo, a Rohden Portas é referência no mercado nacional e internacional.

A Rohden Portas de Salete conta com 850 colaboradores e produz portas para exportação, tendo como principal mercado os Estados Unidos. Mensalmente são exportados cerca de 100 contêineres de portas, o que representa a produção de aproximadamente 5 contêineres por dia. Para produção das portas são utilizadas 800 toneladas de madeira Pinus por dia.  Na fábrica de Pouso Redondo, que conta com 210 colaboradores, são fabricadas principalmente as portas para o mercado interno, é uma empresa que vem crescendo muito sua produção.

Informações:

www.rohden.com.br

Instagram: @rohdenportas

Face: Rohden Portas

Linkedin: Rohden Portas

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!