InovaçãoInovação

Rohden Vidros: com DNA inovador, empresa de Taió se destaca e impulsiona crescimento através da gestão focada para novos projeto

Rohden Vidros: com DNA inovador, empresa de Taió se destaca e impulsiona crescimento através da gestão focada para novos projeto

Com soluções diversificadas em vidros temperados a Rohden Vidros se destaca no quesito inovação. A empresa com sede em Taió/SC faz parte do Grupo Rohden e beneficia vidros para o mercado de refrigeração, linha branca, indústria madeireira, construção civil, moveleira e naval.

A empresa tem no seu DNA a inovação, sendo que em pouco tempo de atuação já se reinventou no mercado. “A Rohden iniciou suas atividades fornecendo vidros temperados para as portas fabricadas pelo grupo. No decorrer de um breve período e com capacidade instalado disponível, a empresa passou a atuar no segmento de construção civil”, explica Edilene Marchi Kniess, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Suporte Técnico da Rohden Vidros.

Um ano após a fundação, a Rohden Vidros começou a fornecer vidros para área de refrigeração. Em 2014 ampliou seu portfólio com a fabricação de frame – esquadrias de alumínio e/ou PVC aplicadas em balcões de refrigeração comercial. Em paralelo, investiu-se na ampliação da estrutura fabril para atendimento do segmento de linha branca, com aquisições de centros de usinagem para lapidação e corte, linha automatizada de serigrafia e forno de tempera.

De acordo com Edilene, em 2016 a empresa introduziu nas diretrizes o valor INOVAÇÃO e passou a investir forte nisto. “Atualmente somos mais que uma empresa de beneficiamento de vidro, ampliamos nosso ramo de atuação, agregando valor aos novos produtos, impulsionando nosso crescimento”, ressalta.

Mensalmente são acompanhados os indicadores de resultados, entre eles o de inovação, tendo como meta que 7% do faturamento da empresa sejam oriundos de novos produtos. Esta meta vem sendo superada constantemente.

Novos projetos

Objetivando ampliar a cultura de inovação na empresa, provendo soluções criativas, com resultados concretos e mensuráveis, para o próximo ano a empresa tem como meta inserir um novo programa de gestão de inovação. Outra novidade é o lançamento de um kit especial para o mercado americano, que está em fase final de prototipagem.

Recentemente, a Rohden Vidros desenvolveu a nova linha Full Glass (todo o vidro), que leva essa tendência como principal inspiração e traz o que há de mais moderno em portas para expositores. Com ele, é possível proporcionar maior visibilidade ao produto do cliente. A linha ainda conta com maior eficiência energética, proporcionando redução de custos pois não tem gastos severos com energia, o que ainda auxilia na preservação do meio ambiente.

Possuímos uma equipe altamente qualificada, com engenheiros e projetistas. Além disso, o Grupo Rohden sempre incentivou a qualificação, prezando pelo crescimento dos colaboradores”, destaca Edilene. Muito mais do que vender, a empresa preocupa-se em fornecer soluções de qualidade. Por isso, possui um laboratório interno para teste, homologação e acompanhamento de eficiência dos produtos.

Investimentos

Com investimentos constantes, a empresa procura estar sempre à frente de tudo o que acontece no setor. Adquirindo novos equipamentos, investindo em treinamentos, participando de feiras e tudo o que envolve o setor.

Diante disso, uma das novidades mais inovadoras da empresa foi a aquisição de um forno para produção de vidro 3,15mm baixo emissivo (Low-E), atendendo uma nova demanda. Investir nessa tecnologia é um diferencial que pode proporcionar mais qualidade, melhorar o desempenho e garantir o melhor custo-benefício. Os vidros low-e contam com uma camada metalizada que garante melhor performance, reduzindo a transferência térmica em equipamentos refrigerados. Outro investimento está em impressoras 3D, que permitem a criação de protótipos e peças em pouco tempo, agilizando o desenvolvimento. 

Feiras

Todos os anos o grupo Rohden participa ativamente das principais feiras do mercado de portas e vidros. É através delas que a empresa atualiza os colaboradores, apresenta novidades e estreita o relacionamento com os clientes.

Mas, de acordo com Edilene, este ano a Rohden Vidros se deparou com um desafio: como estar em contato com os parceiros durante a pandemia do Coronavírus? “A Feira Itinerante Rohden foi a alternativa para levar um pouco da nossa empresa e os novos lançamentos para nossos clientes e foi um sucesso”. Durante o mês de setembro, o caminhão da Rohden percorreu os estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mostrando as novidades da empresa. “Voltamos com mais conhecimento na bagagem e muito inspirados para seguir oferecendo o melhor para nossos clientes”, finaliza.

Sobre a empresa

A Rohden Vidros é uma empresa beneficiadora de vidro temperado com sede em Taió/SC e que faz parte do Grupo Rohden. Foi criada em 2005 para suprir as demandas da própria Rohden Portas, já que alguns de seus modelos também utilizavam vidros.

Logo a equipe de administração da Rohden Vidros identificou uma oportunidade maior do que apenas o abastecimento próprio. Desta forma, em 2008 começou a expansão da empresa, fornecendo produtos para área de refrigeração, madeireiro, moveleiro, construção civil, linha branca e naval.

Desde o início prezando pela qualidade dos produtos, a Rohden Vidros foi a empresa mais jovem a obter o certificado do INMETRO e do Instituto Falcão Bauer de Qualidade com a norma NBR 14698, que regulamenta a fabricação de vidros temperados.

Informações:

Instagram: @rohdenvidros

www.rohdenvidros.com.br

Assine nossa Revista

Garanta sua assinatura e receba a revista em casa!